. Texto base: A imagem a seguir representa diferentes fases da vida. Sentimos o tempo passar de diversas maneiras. Disponível em: <http://mdemulher.abril.com.br>. Acesso em: 20 nov. 2012.
Enunciado:
Descreva como podemos sentir o tempo passar em nossas vidas em relação aos seguintes aspectos:
Aspectos físicos
Atitudes diárias (comportamento)
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UEFS) Determinou-se recentemente aqui, no Brasil, a retenção de receitas médicas para a aquisição de antibióticos como uma forma de controle do uso desses medicamentos. Um aspecto que justifica essa normatização médica é o problema da “resistência bacteriana” ao antibiótico, como a reemergência de doenças, a exemplo da tuberculose.
Nesse contexto, uma afirmação correta é:
- História | 6.06 EUA no Século XIX
(FATEC) No caso da história americana, um dos eventos mais retratados pela memória social é, sem dúvida, a chamada Marcha para o Oeste. Mesmo antes do surgimento do cinema, esses temas já faziam parte das imagens da história americana. A fronteira foi um tema constante dos pintores do século XIX. A imagem das caravanas de colonos e peregrinos, da corrida do ouro, dos cowboys, das estradas de ferro cruzando os desertos, dos ataques dos índios marcam a arte, a fotografia e também a cinematografia americana.
(CARVALHO, Mariza Soares de. In: http://www.historia.uff.br/primeirosescritos/files/pe02-2.pdf, acessado em 29.08.2009)
Entre os fatores que motivaram e favoreceram a Marcha para o Oeste está
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(FUVEST 2015 1ª FASE) A energia entra na biosfera majoritariamente pela fotossíntese. Por esse processo,
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Famigerado
Com arranco, [o sertanejo] calou-se. Como arrependido de ter começado assim, de evidente. Contra que aí estava com o fígado em más margens; pensava, pensava. Cabismeditado. Do que, se resolveu. Levantou as feições. Se é que se riu: aquela crueldade de dentes. Encarar, não me encarava, só se fito à meia esguelha. Latejava-lhe um orgulho indeciso. Redigiu seu monologar.
O que frouxo falava: de outras, diversas pessoas e coisas, da Serra, do São Ão, travados assuntos, insequentes, como dificultação. A conversa era para teias de aranha. Eu tinha de entender-lhe as mínimas entonações, seguir seus propósitos e silêncios. Assim no fechar-se com o jogo, sonso, no me iludir, ele enigmava. E, pá:
— Vosmecê agora me faça a boa obra de querer me ensinar o que é mesmo que é: fasmisgerado... faz-me-gerado... falmisgeraldo... familhas-gerado...?
ROSA, J. G. Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988
A linguagem peculiar é um dos aspectos que conferem a Guimarães Rosa um lugar de destaque na literatura brasileira. No fragmento lido, a tensão entre a personagem e o narrador se estabelece porque:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O pai de Ana Paula é carroceiro. Recolhe madeira, papelão, alumínio, latas que as pessoas jogam fora e vende para depósitos. Dizem que é um dos primeiros moradores da favela; chegou há seis anos. O pai de Fernanda é técnico em eletricidade. Ele trabalha fazendo manutenção das redes elétricas da cidade. Mora num condomínio fechado, recém construído.
FOLHA DE SÃO PAULO, São Paulo, 24 maio 1997. Adaptado.
Diante das duas realidades apresentadas no texto, pode-se afirmar que os dois personagens