PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. a) Professor, peça aos alunos que observem as imagens.
b) Escrevam acima das fotos os sentimentos que devem prevalecer na convivência com o outro no fazer empreendedor, referentes a elas: fidelidade, amizade, solidariedade, amor, vínculos familiares.
Disponível em:<http://www.guia.heu.nom.br/images/solidariedade2.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://ucanr.org/blogs/LatinoBriefs/blogfiles/11951.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://www.blogdovelhinho.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Amizade-crian%C3%A7as.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Quais foram os dois sentimentos que não foram representados nas fotos?
b) Vocês acham que amor e fidelidade podem estar junto com qual ou quais fotos? Por quê?
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia e comente com a turma o texto de Padre Fábio de Melo.
3.2. Peça aos alunos que marquem no texto todas as frases que têm a palavra oportunidade.
Solicite aos alunos que, em grupos, escolham uma dessas frases e faça uma dramatização. Depois, apresentem para os colegas.
A gente não pode perder as oportunidades de interferir de maneira positiva na vida do outro. É nossa missão como pessoas! Você tem a oportunidade de ser caminho.
Agora se você é um caminho que chega a um lugar bom, muita gente vai querer passar por você. Mas se você tem fama e já se transformou, fez questão de ser um caminho onde só passam coisas ruins, é bem provável que você irá ficar sozinho e vazio ao longo de sua vida. Seja um caminho bom! Muita gente vai querer passar por ele. E você deve deixar essas pessoas passarem de maneira respeitosa.
[...] As pessoas vão passar pela nossa vida e à medida que você tiver a oportunidade de ser este lugar por onde elas passam, seja o melhor caminho que você puder ser. [...] Se ele veio até você é porque ele descobriu o seu valor. [...] É quando se descobre que há um jeito interessante de você transformar o mundo...
Disponível em:<https://www.pensador.com/frase/NTc1MzQw/> Acesso em: 03 jan. 2018.