(UECE) Um gás que possa ter sua temperatura, seu volume e sua pressão relacionados por P.V = n.R.T apresenta as seguintes características:
Questões relacionadas
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UNIT) Grandes quantidades de água, como lagos ou oceanos, tendem a moderar as flutuações da temperatura do ar ao redor, porque podem absorver ou liberar grandes quantidades de energia térmica com variações muito pequenas de temperatura. Com base nos conhecimentos sobre Calorimetria e Termodinâmica, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A temperatura de ebulição de uma substância permanece constante durante a ebulição, independentemente da variação da pressão ambiente.
( ) O trabalho realizado em um processo termodinâmico só depende dos estados inicial e final.
( ) A variação total de energia interna é nula para qualquer processo cíclico.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- História | 3.2 Era Vargas
A partir de 1942 e estendendo-se até o final do Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio de Getúlio Vargas falou aos ouvintes da Rádio Nacional semanalmente, por dez minutos, no programa “Hora do Brasil”. O objetivo declarado do governo era esclarecer os trabalhadores acerca das inovações na legislação de proteção ao trabalho.
GOMES, A. C. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro:IUPERJ / Vértice. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988 (adaptado).
Os programas “Hora do Brasil” contribuíram para
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UNIFACS) Um estudo da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, indica que o chá verde pode proteger o cérebro de doenças, como o Mal de Alzheimer e outros tipos de demência. A pesquisa, divulgada na publicação especializada “Phytomedicine”, também sugere que o antigo remédio chinês que tem se popularizado no mundo todo também pode ter um papel muito importante na proteção do corpo contra o câncer. No estudo, os cientistas investigaram se as propriedades benéficas do chá verde,que já tinham sido comprovadas no chá recém-preparado e não digerido, ainda se mantinham ativas, após a ingestão da bebida.De acordo com a Universidade de Newcastle a digestão é um processo vital para o organismo conseguir nutrientes necessários, entretanto nem sempre os compostos mais saudáveis nos alimentos serão absorvidos pelo corpo, podendo se perder ou se modificar no processo. “O que foi realmente animador nesse estudo é que quando o chá verde é digerido pelas enzimas do intestino, os compostos químicos resultantes são até mais eficazes contra gatilhos importantes do Alzheimer do que os da forma não digerida do chá. Além disso, os compostos digeridos do chá verde tinham propriedades contra o câncer, desacelerando de forma significativa o crescimento de células de tumores.”
(UM ESTUDO da Universidade... , 2011.)
As células da parede do intestino delgado secretam o suco entérico ou intestinal e, em sua composição, estão enzimas que completam a digestão dos alimentos.
De acordo com o texto, analise as afirmativas relacionadas às enzimas do intestino.
I. A maltose e a lactose atuam sobre dipeptídeos, transformando-os em aminoácidos.
II. As enzimas nucleases agem sobre os ácidos nucleicos convertendo-os em nucleotídeos.
III. Espécies bacterianas são eliminadas no intestino delgado em virtude do pH menor que sete.
IV. Os movimentos peristálticos contribuem para expor os alimentos à ação das enzimas, favorecendo a sua digestão.
A análise dessas afirmativas permite concluir que a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a:
- Língua Portuguesa | F. Colocação Pronominal
(EPCAR) Em 1855, o cacique Seattle, da tribo Suquamish, do Estado de Washington, enviou esta carta ao presidente dos Estados Unidos (Francis Pierce), depois de o Governo haver dado a entender que pretendia comprar o território ocupado por aqueles índios. Faz mais de um século e meio. Mas o desabafo do cacique tem uma incrível atualidade.
“(...) De uma coisa sabemos, que o homem branco 1talvez venha a um dia descobrir: 2o nosso Deus é o mesmo Deus. 3Julga, talvez, que pode ser dono Dele da mesma maneira como deseja possuir a nossa terra. Mas não pode. Ele é Deus de todos. E quer bem da mesma maneira ao homem vermelho como ao branco. A terra é amada por Ele. Causar dano à terra é demonstrar desprezo pelo Criador. O homem branco também vai desaparecer, 4talvez mais depressa do que as outras raças. 5Continua sujando a sua própria cama e há de morrer, uma noite, sufocado nos seus próprios dejetos. Depois de abatido o último bisão e domados todos os cavalos selvagens, 6quando as matas misteriosas federem à gente, quando as colinas escarpadas se encherem de fios que falam, onde ficarão então os sertões? Terão acabado. E as águias? Terão ido embora. Restará dar adeus à andorinha da torre e à caça; 7o fim da vida e o começo da luta pela sobrevivência. (...)
8Talvez compreendêssemos com que sonha o homem branco se soubéssemos quais as esperanças transmite a seus filhos nas longas noites de inverno, quais visões do futuro oferecem para que possam ser formados os desejos do dia de amanhã. Mas nós somos selvagens. Os sonhos do homem branco são ocultos para nós. E por serem ocultos temos que escolher o nosso próprio caminho. Se consentirmos na venda é para garantir as reservas que nos prometeste. Lá talvez possamos viver os nossos últimos dias como desejamos. Depois que o último homem vermelho tiver partido e a sua lembrança não passar da sombra de uma nuvem a pairar acima das pradarias, a alma do meu povo continuará a viver nestas florestas e praias, 9porque nós as amamos como um recém-nascido ama o bater do coração de sua mãe. Se te vendermos a nossa terra, ama-a como nós a amávamos. 10Protege-a como nós a protegíamos. Nunca esqueça como era a terra quando dela tomou posse. E com toda a sua força, o seu poder, e todo o seu coração, 11conserva-a para os seus filhos, e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Esta terra é querida por Ele. Nem mesmo o homem branco pode evitar o nosso destino comum.”
www.culturabrasil.pro.br/seattle1.htm. Acesso em 16/04/2016.
Assinale a alternativa cuja análise está correta:
- História - Fundamental | 13. Mercantilismo: Uma economia de Transição
Veja os dois diagramas a seguir.
Cada um desses diagramas apresenta características de um uma diferente organização socioeconômica. Esses diagramas referem-se, RESPECTIVAMENTE