Leia o texto.
Se essa rua fosse minha
Se essa rua fosse minha,
Seria toda colorida.
Teria casa amarela,
Casa vermelha,
Lilás, azul e laranja.
Só não teria casa cinza,
Porque cinza é a cor da sombra.
Mas teria casa verde,
Porque o verde é a cor da esperança.
Teria também algumas casas malucas.
Uma de bolinhas,
Outra cheia de listras
Uma pintada de rabiscos,
Outra toda xadrezinha.
Tudo teria cor.[...]
AMOS, Eduardo. Se essa rua fosse min
Um outro título adequado para o texto é:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Bilingüismo en la Educación Media Continuidad, no continuismo
Aun sin escuela e incluso a pesar de la escuela, paraguayos y paraguayas se están comunicando en guaraní. La comunidad paraguaya ha encontrado en la lengua guaraní una funcionalidad real que asegura su reproducción y continuidad. Esto, sin embargo, no basta. La inclusión de la lengua guaraní en el proceso de educación escolar fue sin duda un avance de la Reforma Educativa.
Gracias precisamente a los programas escolares, aun en contextos urbanos, el bilingüismo ha sido potenciado. Los guaraníhablantes se han acercado con mayor fuerza a la adquisición del castellano, y algunos castellanohablantes perdieron el miedo al guaraní y superaron los prejuicios en contra de él. Dejar fuera de la Educación Media al guaraní sería echar por la borda tanto trabajo realizado, tanta esperanza acumulada.
Cualquier intento de marginación del guaraní en la educación paraguaya merece la más viva y decidida protesta, pero esta postura ética no puede encubrir el continuismo de una forma de enseñanza del guaraní que ya ha causado demasiados estragos contra la lengua, contra la cultura y aun contra la lealtad que las paraguayas y paraguayos sienten por su querida lengua. El guaraní, lengua de comunicación sí y mil veces sí; lengua de imposición, no.
MELIÀ, B. Disponível em: http://www.staff.uni-mainz.de. Acesso em: 27 abr. 2010 (adaptado).
Em alguns países bilíngues, o uso de uma língua pode se sobrepor à outra, gerando uma mobilização social em prol da valorização da menos proeminente. De acordo com o texto, no caso do Paraguai, esse processo se deu pelo (a)
- Matemática - Fundamental | 05. Interpretando tabelas e gráficos
Ana Carolina trabalha em um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
O setor em que ela trabalha registra, todos os dias, o número de atendimentos realizados, anotando numa tabela como esta:
Nessa semana, o dia em que ocorreu o maior número de registros foi
- Inglês - Fundamental | 09. Numbers and Time (Números e Horas)
Look the objects and choose the correct answer.
How much is the lamp?
- Matemática - Fundamental | 04. Expressões Algébricas
Fonte da Imagem: Site: wwwfisica2u.wordpress.com
Acesso: 17/12/2011
Com um pêndulo simples, podemos medir o tempo, uma vez que ele leva certo período para realizar uma oscilação completa, isto é, para sair de um ponto e voltar a ele.
Esse período ( T), em segundos, depende do comprimento do fio ( L),
em centímetros, e seu valor aproximado pode ser calculado pela fórmula a
seguir.
O período, em segundos, de um pêndulo de 24 cm de comprimento é um
número compreendido entre
- Matemática | 05. Matrizes
(UNESP) Um ponto P de coordenadas (x,y) do plano cartesiano ortogonal, é representado pela matriz coluna
assim como a matriz coluna
representa, no plano cartesiano ortogonal, o ponto P de coordenadas (x, y). Sendo assim, o resultado da multiplicação matricial
é uma matriz coluna que, no plano cartesiano ortogonal, necessariamente representa um ponto que é: