Leia o texto a seguir:
Ao longo da história, os relógios foram se desenvolvendo e se tornando cada vez mais precisos. Na Idade Média, surgiram os relógios mecânicos, que usavam engrenagens para medir o tempo. Já na Idade Moderna, os relógios de pêndulo foram criados, tornando-se os mais precisos da época. Hoje em dia, usamos principalmente relógios digitais e de pulso.
Qual a principal diferença entre os relógios mecânicos e os de pêndulo?
Questões relacionadas
- História | 5.9 Colonização da América
Devem ser bons serviçais e habilidosos, pois noto que repetem logo o que a gente diz e creio que depressa se fariam cristãos; me pareceu que não tinham nenhuma religião. Eu, comprazendo a Nosso Senhor, levarei daqui, por ocasião de minha partida, seis deles para Vossas Majestades, para que aprendam a falar.
COLOMBO, C. Diários da descoberta da América: as quatro viagens e o testamento.Porto Alegre: L&PM, 1984.
O documento destaca um aspecto cultural relevante em torno da conquista da América, que se encontra expresso em:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Texto base: Leia o trecho a seguir. A preocupação com os direitos do cidadão é claramente uma resposta ao período histórico diretamente anterior ao da promulgação da constituição, a chamada ‘ditadura militar’. Durante vinte anos o povo foi repetidamente privado de várias garantias. O presidente da república devia ser necessariamente membro das forças armadas (exemplo disso foi o que ocorreu com Pedro Aleixo, o vice-presidente civil de Artur da Costa e Silva, que foi sumariamente impedido de assumir a presidência quando da morte deste). Somado às restrições e proibições, tínhamos ainda graves casos de tortura e perseguição política. Disponível em: <http://www.infoescola.com/direito/constituicao-de-1988/>. Acesso em: 17 mar. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
Explique porque a Constituição de 1988 é considerada uma resposta ao período da Ditadura Militar.
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(IFSP) Um professor de Física mostra aos seus alunos 3 barras de metal AB, CD e EF que podem ou não estar magnetizadas. Com elas faz três experiências que consistem em aproximá-las e observar o efeito de atração e/ou repulsão, registrando-o na tabela a seguir.
Após o experimento e admitindo que cada letra pode corresponder a um único polo magnético, seus alunos concluíram que
- Física
Um fluido se expande do estado A para o estado B como indicado no diagrama da figura.
Analisando-se essas informações, é correto afirmar que o trabalho realizado nessa expansão, em kJ é igual a:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(UEG) OS HUMANOS SÃO UMA PARTE IMPORTANTE DA BIOSFERA
As maravilhas do mundo natural atraem a nossa curiosidade sobre a vida e tudo que nos cerca. Para muitos de nós, nossa curiosidade sobre a Natureza e os desafios de seu estudo são razões suficientes. 1Além disso, contudo, nossa necessidade de compreender a Natureza está se tornando mais e mais urgente, 2à medida que o crescimento da população humana estressa a capacidade dos sistemas naturais em manter sua estrutura e funcionamento.
Os ambientes que as atividades humanas dominam ou criaram – incluindo nossas áreas de vida urbanas e suburbanas, nossas terras cultivadas, nossas áreas de recreação, plantações de árvore e pesqueiros – são também ecossistemas. O bem-estar da humanidade depende de manter o funcionamento desses sistemas, sejam eles naturais ou artificiais. Virtualmente toda a superfície da Terra é, ou em breve será, fortemente influenciada por pessoas, se não completamente sob seu controle. 3Os humanos já usurpam quase metade da produtividade biológica da biosfera. Não podemos assumir essa responsabilidade de forma negligente.
4A população humana se aproxima da marca de 7 bilhões, e consome energia e recursos, e produz rejeitos muito além do necessário ditado pelo metabolismo biológico. Essas atividades causaram dois problemas relacionados de dimensões globais. O primeiro é o seu impacto nos sistemas naturais, incluindo a interrupção de processos ecológicos e a exterminação de espécies. O segundo é a firme e constante deterioração do próprio ambiente da espécie humana à medida que pressionamos os limites dentro dos quais os ecossistemas podem se sustentar. 5Compreender os princípios ecológicos é um passo necessário para lidar com esses problemas.
RICKLEFS, Robert E. A economia da natureza. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. p. 15. (Adaptado).
A expressão “Além disso” (ref. 1) tem, no texto, a função de: