Observe e analise a lista com a refeição de quatro alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e a pirâmide alimentar representada abaixo para responder a questão.
Um grupo alimentar muito importante para a prática de nossas atividades esportivas é o dos alimentos energéticos. A pessoa que ingeriu a maior quantidade de alimentos desse grupo foi
Questões relacionadas
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
O albinismo é condicionado por um alelo recessivo a. Um casal normal heterozigoto para o albinismo quer saber, aproximadamente, qual a probabilidade de, se tiverem 5 filhos, serem os dois primeiros filhos albinos, o terceiro normal heterozigoto e os dois últimos normais homozigotos.
- Arte - Fundamental | 04.1. Obras
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, explique aos alunos o significado de: Conceitos: Consumidor, Fornecedor, Produto e Serviço de acordo com o Código de defesa do consumidor.
Art. 2°: Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.
Art. 3°: Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
§ 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
§ 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito.
Disponível em: <http://www.processeaqui.com.br/index.php/codigo-de-defesa-do-consumidor/226-1-conceitos-consumidor-fornecedor-produto-e-servico>. Acesso em: 26 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, solicite aos alunos que, utilizando as palavras: Consumidor, Fornecedor, Produto e Serviço, complete o quadro de acordo com as imagens.
Disponível em: <https://static.ilocal.com.br//uploads/title_template_photo/Url/55039/size_241x180_photo.png>. Acesso em: 26 abr. 2018.
Disponível em: <http://pediutai.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Prestadores-de-Servi%C3%A7o-335x267.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018.
Disponível em: <http://www.acessa.com/negocios/arquivo/noticias/2011/04/30-maes/30-maes.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018.
Disponível em: <http://www2.uol.com.br/JC/_ne10/cotidiano/foto/cinturao2_470.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, reflita com os alunos os dados do quadro.
3.2. Peça aos alunos que marquem, no quadro, com um (X) as frases que correspondem ao modo como eles escolhem seus produtos.
3.3. Peça aos alunos que socializem suas respostas. Faça um breve comentário a respeito das respostas da turma.
A maioria dos produtos consumidos por uma família são escolhidos pelas crianças:
( ) 83% são influenciados pela publicidade.
( ) 72% por produtos associados a personagens famosos.
( ) 42% por influência de amigos.
( ) 38% por produtos que oferecem brindes e jogos.
( ) 35% por embalagens coloridas e atrativas.
Disponível em: <http://portaleliomar.opovo.com.br/wp-content/uploads/2012/06/consumismo-infantil-e1339081530349.jpeg>. Acesso em: 26 abr. 2018. [Fragmento]
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
Época. 06 jun. 2011.
O pronome “ele”, no texto, refere-se
- Geografia - Fundamental | 01.3. A paisagem rural
COMPLETE a frase sobre a formação dos solos com as palavras encontradas na caixa.
O processo de formação dos _______________ contam com diversos fatores como a variação da _________________ e a água da ______________. Os microorganismos ao se decomporem formam o ______________ que é muito importante na __________________ das plantas.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos a seguir para responder à questão.
Texto I Vitamina banana
Tempo de preparo: 5 min
Cozimento: 5 min
Serve: 4 taças Ingredientes
2 bananas
225 mL de leite
4 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de açúcar
8 cubos de gelo Modo de preparo
1. Em um liquidificador, junte as bananas e o leite. Bata até as bananas ficarem picadas.
2. Despeje a água e o açúcar. Bata até misturar tudo completamente.
3. Acrescente os cubos de gelo. Volte a bater até misturar tudo novamente.
4. Depois, coloque-a em taças. Sirva imediatamente. Disponível em: <http://allrecipes.com.br/receita/702/vitamina-de-banana.aspx>.
Acesso em: 9 fev. 2013. Adaptado. Texto II Vitamina de banana 1 Ana disse para Mariana:
— Esta banana está passada.
Não sei se faço bananada
ou banana amassada
5 ou se coloco canela
e faço banana amassada na baixela.
Mariana disse para Ana:
— Faça uma boa vitamina.
Coloque por cima muita rima:
10 caramelo com marmelo,
tangerinas com nectarinas,
mangas com pitangas.
Bata tudo no liquidificador
e pronto, Ana.
15 Ninguém perceberá no sabor
o gostinho passado da banana. Jonas Ribeiro. Poesias de dar água na boca. São Paulo: Ave Maria, 1999. p. 10.
Para que os ingredientes do texto I se transformem em vitamina, é preciso que o leitor