Leia a tirinha de Calvin e Haroldo para responder a questão.
Disponível em: http://depositodocalvin.blogspot.com/. Acesso em 02 nov. 2011.
A expressão “balão d’água”, que aparece no segundo e no último quadros da tirinha, significa que o balão utilizado pelas personagens está cheio de água. Nesse termo foi utilizada a preposição de, de forma contraída. Observe: Balão d’água = balão de água. A relação de sentido que pode ser atribuída a essa expressão por meio do uso da preposição é
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- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(UCS) Em um experimento hipotético, um pesquisador identificou que uma borboleta apresentava três diferentes fenótipos: borboleta vermelha, borboleta branca e borboleta rosa. As borboletas vermelhas e brancas são homozigotas e as rosas são heterozigotas. Com o intuito de entender o tipo de herança, o pesquisador cruzou as borboletas __________ com as borboletas __________ e obteve uma prole com 50% de borboletas vermelhas. Esse tipo de herança é chamada de __________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas acima.
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
Texto 1
CINEMA
[1] Entre os meios de comunicação que
padronizam o comportamento de milhões, e
são por isso chamados de massa, o cinema é
o mais antigo, entre nós. A imprensa o
[5] antecedeu, certamente, mas o problema
cronológico não é o essencial no caso.
Exigindo a alfabetização, a imprensa, ainda
que exercendo enorme influência, não teve,
particularmente no passado, característica de
[10] meio de comunicação de massa. A
antecedência do cinema, assim, parece ser
indiscutível. E cinema pode ser apresentado,
e deve, sob o aspecto cultural e sob o
aspecto econômico, material. Nos dois,
[15] fomos, por longos decênios, aqui,
protagonistas de papel passivo: consumimos
influências culturais estranhas, sofremos de
sua penetração e domínio, ao mesmo passo
que constituímos mercado consumidor de
[20] proporções crescentes para a produção
estrangeira de filmes. [...]
Há que pensar, também, na deformação
cultural: há mais de meio século, o cinema
norte-americano trabalha o espírito de
[25] massas brasileiras apresentando o seu way
of life, isto é, o cowboy, o gangster, a
violência desenfreada, e as suas glórias, os
seus mitos, os seus heróis — a sua cultura,
em suma. Que isso tenha sido assim, e
[30] continue a ser assim, constitui, por si só,
anomalia indiscutível, das mais graves e
profundas a que foi já submetida a cultura,
em qualquer época, em qualquer país; mas
que, além disso, essa gigantesca deformação
[35] tenha sido financiada pelas próprias vítimas
— como se aos condenados coubesse pagar
o serviço dos carrascos — constitui um dos
problemas da singular época histórica em
que vivemos. A deformação se apresenta
[40] com dimensões tão extraordinárias e com
duração tão longa que chegou ao cúmulo de
ganhar foros de naturalidade, como se o
contrário é que fosse absurdo.
Por longos e longos decênios, foram
[45] familiares aos brasileiros padrões de
comportamento inteiramente diversos dos
aqui vigentes, e hábitos, e normas, e regras.
Por longos e longos decênios, nossas
crianças adoraram heróis estrangeiros,
[50] sentiram-se fascinadas por seus feitos,
incorporaram impressões e sentimentos
deles derivados à sua cultura. Por longos e
longos decênios, as massas brasileiras
aprenderam histórias norte-americanas,
[55] cultuando feitos norte-americanos, adotando
posições norte-americanas. E, por tudo isso,
há longos e longos decênios, vêm pagando,
e pagando caro [...]. Nossos jovens
assimilam padrões culturais de uma
[60] civilização em crise, angustiada entre o sexo
e a violência. Esse tem sido o papel de
descaracterização cultural que o cinema
norte-americano vem desenvolvendo, há
mais de meio século, no Brasil. Não há
[65] talvez, em toda a história, exemplo tão
gigantesco de alienação cultural.
Nélson Werneck Sodré. Síntese de História da Cultura Brasileira. Extraído da 15ª edição, de 1988. p. 79-80; 91-92. Texto adaptado.
Releia o que o enunciador diz sobre a imprensa no Brasil e marque com 1 as informações explícitas no texto e com 2 o que se pode inferir delas.
( ) A imprensa brasileira, no passado, não teve características de meio de comunicação de massa porque exigia pessoas que soubessem ler.
( ) No Brasil da época, o índice de analfabetismo era muito alto.
( ) A influência cultural da imprensa sobre as massas brasileiras é mais recente que a do cinema.
( ) Os jovens brasileiros assimilaram a cultura norte-americana como se fosse nacional.
( ) Para o enunciador, o prolongado tempo de ação do cinema americano sobre os valores nacionais brasileiros constitui uma anomalia.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Texto base: Leia o texto a seguir. Decorei o quintal com flores de ipê, violetas e pétalas de rosa feitas de papel crepom. Vesti minha roupa azul de passear e calcei as sandálias que ganhei no Natal. Para comer, peguei doce de leite na geladeira e uma fatia de broa de fubá. Para beber foi só água mesmo. Tá bom demais. Minha mãe chegou do serviço e foi logo perguntando que bagunça toda era aquela. - Sabe o que é, mãe, estou celebrando o casamento da Tita com o Pepe. Não é legal? Ela fez uma cara de interrogação e começou a dar o maior chilique: - E desde quando uma tartaruga anda podendo se casar com um peixe? - Ué, mãe, parece boba! Os dois vivem na água, não é? Pois, então, nada mais lógico. A gente pega a casinha da Tita, põe no aquário e está tudo resolvido. Minha mãe refletiu um pouco, colocou a mão no queixo e perguntou: - E você acha que os dois vão se dar bem só porque vão morar juntos? - Ih, mãe, você não sabe nada mesmo... Já ouviu falar que “quem casa quer casa’’? Pois é isso, pronto. - Eu, hein! De onde você tira essas ideias, menina? - Mãe, presta atenção: ninguém pode ser sozinho, nem mesmo os bichos. Eu tô só dando um empurrãozinho. [...] MARQUES, Ângela. Um menino... uma menina. Belo Horizonte: Lê, 2006. p. 7
Enunciado:
- De acordo com a história que você acabou de ler crie um título com base nas principais ideias.
- O que a menina quis dizer quando falou “quem casa quer casa”?
- Qual foi a intenção da menina ao querer casar uma tartaruga com um peixe?
- A ideia que a menina teve tem sentido? Explique.
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