As crianças da reportagem divertem-se jogando bola. No mundo, muitas crianças que não têm a mesma oportunidade que as crianças da reportagem, elas trabalham quase 8 a 12 horas por dia em diversas áreas.
O que levam as crianças a trabalharem ao invés de brincarem e estudarem?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão
Um apólogo
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo?
— Deixe-me, senhora.
— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
— Mas você é orgulhosa.
— Decerto que sou.
— Mas por quê?
— É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?
— Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu, e muito eu?
— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...
— Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás, obedecendo ao que eu faço e mando...
— Também os batedores vão adiante do imperador.
— Você é imperador?
— Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto... [...]
ASSIS, Machado de. Obra Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar 1994. v. II.
O fato que gerou a discussão entre a agulha e o novelo foi
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.12 Gêneros Digitais: Mensagem Instantânea, Post e Chat
Para responder à questão, leia as mensagens de leitores enviadas para a Revista São Paulo, comentando uma notícia referente a projetos para a avenida Paulista – um novo vão-livre, uma ciclovia, um shopping e mais centros culturais.
Mensagem I
A nova avenida Paulista terá um enorme shopping, além de outros imponentes prédios. Só acho que a prefeitura, que aprovou todos esses novos monumentos, deveria ter se preocupado com o verde e com o trânsito. Afinal, quantos veículos terão acesso à já saturada Paulista?
MARQUES, Antonio Jose G., 64, corretor de imóveis. Folha de S.Paulo. 21 dez. 2014. Revista São Paulo.
Mensagem II
Apesar dos novos espaços, o que vemos naquela importante via é o descaso das autoridades; das 82 lixeiras, apenas duas estão em estado de utilização; mendigos abrem sacos de lixo, que deveriam ser depositados em caixas subterrâneas; calçadas em péssimas condições; canteiros sem flores; ambulantes com mercadorias espalhadas. Enfim, o caos.
SANTOS, Antonio Clarét Maciel, 63, advogado. Folha de S.Paulo.
21 dez. 2014. Revista São Paulo.
Considerando o tema e as colocações de cada leitor, podemos afirmar que as mensagens I e II são
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Constituição Federal, 1988.
Título VIII – Da Ordem Social, Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desportos, Seção I – Da Educação.
Art. 205 – A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Ciência sem Fronteiras prevê 100 mil bolsas
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. […]
Disponível em: <https://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa>. Acesso em 19 abr. 2014.
A partir da leitura do Artigo 205 da Constituição Federal e do programa Ciência sem Fronteiras, fica claro que o principal objetivo do Governo é:
- Matemática
(ENEM 2016 1º APLICAÇÃO) A London Eye é urna enorme roda-gigante na capital inglesa. Por ser um dos monumentos construídos para celebrar a entrada do terceiro milênio, ela também é conhecida como Roda do Milênio. Um turista brasileiro, em visita à Inglaterra, perguntou a um londrino o diâmetro (destacado na imagem) da Roda do Milênio e ele respondeu que ele tem 443 pés.
Não habituado com a unidade pé, e querendo satisfazer sua curiosidade, esse turista consultou um manual de unidades de medidas e constatou que 1 pé equivale a 12 polegadas, e que 1 polegada equivale a 2,54 cm. Após alguns cálculos de conversão, o turista ficou surpreendido com o resultado obtido em metros.
Qual a medida que mais se aproxima do diâmetro da Roda do Milênio, em metro?
- Física
Duas cargas pontuais Q1 e Q2 são colocadas a uma distância R entre si. Nesta situação, observa-se uma força de módulo Fo sobre a carga Q2.Se agora a carga Q2 for reduzida à metade e a distância entre as cargas for reduzida para R/4 qual será o módulo da força atuando em Q1: