Para escrever essa história em quadrinhos, Maurício de Sousa precisou consultar fontes históricas.
a) Dê um exemplo de fonte histórica poderia ter sido consultada para escrever uma história como essa.
b) Que tipo de fonte histórica você citou na letra a?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Estas cartelas vão ser usadas por um grupo de alunos em um bingo de números. Antes da brincadeira, cada aluno deve preencher sua cartela com os números que faltam em sequência, mantendo o mesmo intervalo que há entre os números que já estão anotados na cartela.
Enunciado:
Observe os números de cada cartela e complete cada uma delas com os números que faltam.
- Matemática | 4.1 Sequência e Progressão Aritmética
No gráfico seguinte está representado o aumento progressivo do número de horas de treino diário de um atleta ao longo dos 20 primeiros dias do mês de setembro, quando iniciou o treinamento.
Se for mantida essa tendência de crescimento, no último dia de setembro, o atleta deverá treinar, diariamente:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Gelert House Overview
The house has a hallway that runs through to the back door.
On either side of the hall are two living rooms. Both are equipped with televisions and the larger room has a working fireplace.
At the rear of the ground floor is dining room with large table and seating for 8 people.
There is a large kitchen that has been fully modernised, complete with electric hob and oven, microwave, kettle, fridge/ freezer, washing machine and dishwasher.
Upstairs there are four bedrooms. Three are equipped with double beds and the fourth has two single beds.
There is a separate toilet and bathroom. The toilet is also equipped with a washbasin and the bathroom has a bath with electric shower.
Available at: http://www.users.totalise.co.uk/~rene_taylor/housedescription.html. Accessed on: Sep. 28th 2011.
double bed – cama de casal
single bed – cama de solteiro
How many rooms are there in this house?
- História | 3.4 Ditadura Militar
São Paulo, 10 de janeiro de 1979.
Exmo. Sr. Presidente Ernesto Geisel.Considerando as instruções dadas por V. S. de que sejam negados os passaportes aos senhores Francisco Julião, Miguel Arraes, Leonel Brizola, Luis Prestes, Paulo Schilling, Gregório Bezerra, Márcio Moreira Alves e Paulo Freire.Considerando que, desde que nasci, me identifico plenamente com a pele, a cor dos cabelos, a cultura, o sorriso, as aspirações, a história e o sangue destes oito senhores. Considerando tudo isto, por imperativo de minha consciência, venho por meio desta devolver o passaporte que, negado a eles, me foi concedido pelos órgãos competentes de seu governo.Carta do cartunista Henrique de Souza Filho, conhecido como Henfil. In: HENFIL. Cartas da mãe.
Rio de Janeiro: Codecri, 1981 (adaptado).
No referido contexto histórico, a manifestação do cartunista Henfil expressava uma crítica ao(à)
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
“Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando à missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou Dona Plácida. É de crer que Dona Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: – Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: – Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
(FUVEST 2005 1ª FASE) No trecho acima, Brás Cubas reflete sobre a história de Dona Plácida, reconhecendo a extrema dureza de sua vida. No contexto do livro, esse reconhecimento revela que Brás Cubas, embora perceba com precisão o desamparo dos pobres, não faz mais que