Look at the picture and answer the questions: Available at < https://br.pinterest.com/pin/556264991447680440/> accesses on 4 April, 2018.
A) Which of these sports can you play?
B) Can you play baseball in your school?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Texto para a questão Todo mundo tem sotaque Sou um imigrante que passou quase tanto tempo nos EUA quanto na minha terra natal, a Espanha. [...] Vivendo a minha rotina, profundamente envolvido no trabalho do ensino e aprendizado de segundas línguas, foi divertido assistir a um seriado de TV no qual a aptidão [linguística] dos personagens principais era tão importante para a trama; apesar disso, a premissa de que você pode falar uma língua sem absolutamente nenhum sotaque é exagerada. Na verdade, não é nem possível. Pior ainda, o fetiche com alguns sotaques e o desprezo por outros pode levar a uma discriminação real em entrevistas de emprego, avaliações de desempenho e acesso a moradia, para citar apenas algumas áreas nas quais exibir ou não determinada pronúncia tem consequências profundas. Frequentemente, no hospital ou no banco, no escritório ou em um restaurante – e até na sala de aula – assumimos a ideia de que nossas palavras têm de soar de maneira correta e que o sotaque perfeito não é só inaudível, mas também invisível. Se você analisar a questão do ponto de vista sociolinguístico, a ausência de sotaque é simplesmente impossível. A pronúncia é meramente uma forma de falar moldada por uma combinação de geografia, classe social, nível de escolaridade, etnia e língua-mãe. Eu tenho, você tem, todo mundo tem. Não existe essa coisa de inglês perfeito, neutro e sem sotaque – ou espanhol, ou qualquer outra língua. Dizer que alguém não tem sotaque é tão crível quanto dizer que alguém não tem feições. Sabemos bem disso, mas, mesmo assim, em um momento em que a porcentagem de habitantes estrangeiros nos EUA alcançou o ponto mais alto do século, a diferença entre “nativo” e “não nativo” tornou-se cruel, e é por isso que vale a pena ter em mente o tempo todo que ninguém fala sem sotaque. [...] A discriminação baseada no sotaque não é apenas um conceito acadêmico; experimentos mostram que as pessoas tendem a fazer presunções estereotipadas sobre os falantes com sotaque não nativo, cujo efeito acaba se estendendo aos nativos cujos nomes e/ou etnias parecem estrangeiros. Os estudos mostram que quando um anglofalante não nativo responde a um anúncio de moradia, seu diálogo com o proprietário, em média, tem maiores chances de não dar em nada do que daqueles “que não têm sotaque”. Só espero então que vocês gostem do meu sotaque tanto quanto eu gosto do seu. AGUDO, Roberto Rey. Todo mundo tem sotaque. Disponível em: <www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/
todo-mundo-tem-sotaque-4en5vgto9005ssiznxh8269w7>. Acesso em: 20 jul. 2018. Adaptado.
A ordem dos momentos que compõem a estrutura do texto escrito por Agudo é:
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Os ângulos externos de um polígono regular medem 20º. Marque a opção que apresenta o número correto de diagonais desse polígono.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
Texto base: A questão refere-se à canção É preciso saber viver da banda Titãs – estilo Pop/Rock. Canção composta pelos cantores Roberto Carlos e Erasmo Carlos, que comandaram o movimento Jovem Guarda iniciado nos anos 60. Leia-a e observe-a com atenção. É preciso saber viver (Composição: Erasmo Carlos e Roberto Carlos) Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver Toda pedra do caminho
Você pode retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher É preciso saber viver É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver Saber viver, saber viver! Fonte: http://www.kboing.com.br/script/radioonline/busca_artista.php?artista=titas&cat=music – 2/11/2009 – adaptada.
Enunciado:
Explique, em relação à vida de cada ser humano, os sentidos de interpretação determinados na canção, conforme os versos
Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão...
- Geografia - Fundamental | 5.02 Canadá
Observe a imagem a seguir
Disponível em: <http://historia-do-brasil-e-do-mundo.hi7.co/>.
Em outubro de 1995, um plebiscito realizado no Canadá não aprovou o separatismo da rica província de Quebec. Porém, o resultado foi bem apertado, sendo que 49,6% dos eleitores apoiaram o movimento. O que diferencia historicamente a província de Quebec do restante do Canadá é o(a):
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
I — Para consolidar-se como governo, a República precisava eliminar as arestas, conciliar-se com o passado monarquista, incorporar distintas vertentes do republicanismo. Tiradentes não deveria ser visto como herói republicano radical, mas sim como herói cívico-religioso, como mártir, integrador, portador da imagem do povo inteiro.
CARVALHO, J. M. C. A formação das almas: O imaginário da República no Brasil.
São Paulo: Companhia das Letras, 1990
I — Ei-lo, o gigante da praça, / O Cristo da multidão!
É Tiradentes quem passa / Deixem passar o Titão.
ALVES, C. Gonzaga ou a revolução de Minas. In: CARVALHO, J. M. C. A formação das almas. O imaginário da República no Brasil.
São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
A 1ª República brasileira, nos seus primórdios, precisava constituir uma figura heroica capaz de congregar diferenças e sustentar simbolicamente o novo regime. Optando pela figura de Tiradentes, deixou de lado figuras como Frei Caneca ou Bento Gonçalves. A transformação do inconfidente em herói nacional evidencia que o esforço de construção de um simbolismo por parte da República estava relacionado: