Leia o poema de Pedro Bandeira.
Enunciado:
No poema Meu desenho um material escolar foi citado. Esse material foi usado nas escolas antigas e, até hoje, está presente nas listas de materiais escolares. Nos dias de hoje, outros objetos têm a mesma função dos citados no poema que são as
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do TextoTexto IChão de esmeraldaMe sinto pisandoUm chão de esmeraldasQuando levo meu coraçãoÀ mangueiraSob uma chuva de rosasMeu sangue jorra das veiasE tinge um tapetePra ele sambarÉ a realeza dos bambasQue quer se mostrarSoberba, garbosaMinha escola é um catavento a girarÉ verde, é rosaOh, abre alas pra Mangueira passar
BUARQUE, C.; CARVALHO, H. B. Chico Buarque de Mangueira. Marola Edições Musicais Ltda. BMG. 1997. Disponível em: www.chicobuarque.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010.Texto IIQuando a escola de samba entra na Marquês de Sapucaí, a plateia delira, o coração dos componentes bate mais forte e o que vale é a emoção. Mas, para que esse verdadeiro espetáculo entre em cena, por trás da cortina de fumaça dos fogos de artifício, existe um verdadeiro batalhão de alegria: são costureiras, aderecistas, diretores de ala e de harmonia, pesquisador de enredo e uma infinidade de profissionais que garantem que tudo esteja perfeito na hora do desfile.AMORIM, M.; MACEDO, G. O espetáculo dos bastidores. Revista de Carnaval 2010: Mangueira. Rio de Janeiro: Estação Primeira de Mangueira, 2010.
Ambos os textos exaltam o brilho, a beleza, a tradição e o compromisso dos dirigentes e de todos os componentes com a escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Uma das diferenças que se estabelece entre os textos é que: - Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
(FUVEST 2012 1ª FASE) Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano se ajusta a essa situação. Se a pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Internet: <www.paulettemirandacavernicola.blogdiario.com>.
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con la viñeta precedente.
El vocablo "descabelladas" en el comentario de la parte inferior direcha de la viñeta significa lo mismo que deshilvanadas.
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UEFS)
O gráfico representa o gasto de energia de uma pessoa durante a marcha (andando) e a corrida, em três inclinações diferentes: +5% (aclive); 0% (plano); -5% (declive). Com base nas informações do gráfico e no conhecimento referente à fisiologia humana associada ao metabolismo energético, é possível afirmar:I. Com o aumento da velocidade, apenas a marcha passa apresentar um maior gasto energético por tempo decorrido.II. Quando a velocidade da caminhada excede o valor de 12,5 Km h-1, a curva para a marcha cruza e excede a curva da corrida.
III. A partir do ponto de intersecção das duas curvas (marcha e corrida) e com o aumento da velocidade, torna-se mais desgastante andar do que correr.
IV. Conforme o gráfico, é mais desgastante mover-se em aclives do que mover-se em declives.
Dessas afirmativas, estão corretas as indicadas em:
- Física | 1. Introdução à Física
Pela teoria Newtoniana
(Ita) Pela teoria Newtoniana da gravitação, o potencial gravitacional devido ao Sol, assumindo simetria esférica, é dado por –V = GM/r, em que r e a distância média do corpo ao centro do Sol. Segundo a teoria da relatividade de Einstein, essa equação de Newton deve ser corrigida para –V = GM/r + A/r2, em que A depende somente de G, de M e da velocidade da luz, c. Com base na análise dimensional e considerando k uma constante adimensional, assinale a opção que apresenta a expressão da constante A, seguida da ordem de grandeza da razão entre o termo de correção, A/r2, obtido por Einstein, e o termo GM/r da equação de Newton, na posição da Terra, sabendo a priori que k = 1.