Os seres vivos estão constantemente trocando materiais com o meio ambiente.
A) IDENTIFIQUE dois materiais que o corpo humano recebe do ambiente.
B) DESCREVA quatro formas diferentes que o corpo humano possui de liberar o material ingerido para o ambiente.
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 01. Evolução dos seres vivos
A origem do ser humano constitui uma grande curiosidade para a humanidade. Desde os mais remotos tempos, as pessoas buscam formas de se explicar quando, como e onde o ser humano surgiu.
Uma forma de explicar a origem do ser humano é a que considera que ele tenha surgido pela ação de um ser criador, Deus, denominada:
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(PUCRJ) A seguir está representada a estrutura da dihidrocapsaicina, uma substância comumente encontrada em pimentas e pimentões.
Na dihidrocapsaicina, está presente, entre outras, a função orgânica
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
Diariamente somos inundados por inúmeras promessas de curas milagrosas, métodos de leitura ultra rápidos, dietas infalíveis, riqueza sem esforço.Basta abrir o jornal, ver televisão, escutar o rádio, ou simplesmente abrir a caixa de correio eletrônico. A grande maioria desses milagres cotidianos é vestida com alguma roupagem científica:linguagem um pouco mais rebuscada, aparente comprovação experimental, depoimentos de “renomados” pesquisadores, utilização em grandes universidades. São casos típicos do que se costuma definir como “pseudociência”.
KNOBEL,M. Ciência e pseudociência. In: Físicana escola ,vol. 9, nº 1, 2008.
Pode-se elaborar a crítica filosófica aos conhecimentos pseudo científicos por meio
- Física
No interior de uma caixa de massa M, apoiada num piso horizontal, encontra-se fixada uma mola de constante elástica k presa a um corpo de massa m, em equilíbrio na vertical. Conforme a figura, este corpo também se encontra preso a um fio tracionado, de massa desprezível, fixado à caixa, de modo que resulte uma deformação b da mola. Considere que a mola e o fio se encontram no eixo vertical de simetria da caixa. Após o rompimento do fio, a caixa vai perder contato com o piso se
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Maria, 9 anos, pastora ; João, 10 anos, aprendiz de sapateiro." Assim eram registradas as crianças escravas nos inventários e testamentos do Brasil do século XIX, sempre com uma profissão associada ao nome.
E não eram apenas as escravas que precisavam trabalhar antigamente. Na Idade Média e mesmo nos séculos XVIII e XIX, logo que começavam a andar e a falar, os pequenos já aprendiam algum ofício, mesmo que doméstico. "As crianças eram encaminhadas para o mundo do trabalho realmente muito cedo”. A substituição do trabalho pela escola começou a acontecer no final do século XIX e no começo do XX. No Brasil, a grande maioria das crianças ficava longe da escola. "As escolas públicas só vão ganhar a característica de ser um local para um amplo número de crianças no século XX, e isso por conta da luta de imigrantes. No início, as escolas eram proibidas para crianças negras ou filhos de escravos", explica Mary Del Priori, historiadora e autora de "A História da Criança no Brasil" (Ed. Contexto).
Enunciado:
Compare a situação das crianças do século XIX (século dezenove) com a vida das crianças de sua cidade. Identifique duas mudanças que ocorreram até os dias de hoje.