Explicaê

01

 Texto base: Maria, 9 anos, pastora ; João, 10 anos, aprendiz de sapateiro." Assim eram registradas as crianças escravas nos inventários e testamentos do Brasil do século XIX, sempre com uma profissão associada ao nome.

E não eram apenas as escravas que precisavam trabalhar antigamente. Na Idade Média e mesmo nos séculos XVIII e XIX, logo que começavam a andar e a falar, os pequenos já aprendiam algum ofício, mesmo que doméstico. "As crianças eram encaminhadas para o mundo do trabalho realmente muito cedo”.   A substituição do trabalho pela escola começou a acontecer no final do século XIX e no começo do XX. No Brasil, a grande maioria das crianças ficava longe da escola. "As escolas públicas só vão ganhar a característica de ser um local para um amplo número de crianças no século XX, e isso por conta da luta de imigrantes. No início, as escolas eram proibidas para crianças negras ou filhos de escravos", explica Mary Del Priori, historiadora e autora de "A História da Criança no Brasil" (Ed. Contexto). 

Enunciado:

Compare a situação das crianças do século XIX (século dezenove) com a vida das crianças de sua cidade. Identifique duas mudanças que ocorreram até os dias de hoje.