Observe o infograma a seguir para responder à questão.
Disponível em: <http://www.meioambiente.ufrn.br/wp-content/gallery/curiosidades/aquecimento_global.jpg>. Acesso em: 21 nov. 2012 (adaptação).
Relacione as mudanças na emissão de CO2 (gás carbônico) na atmosfera ao longo do tempo com as mudanças na temperatura do planeta, indicando suas principais causas.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3.4 Emprego de "MAU" E "MAL"
Leia o texto abaixo e responda à questão.
O ANEL ASTRAL Judy Moody comeu uma, duas, três tigelas de cereais. Nada de prêmios. Sacudiu a caixa e despejou mais cereais: quatro, cinco, seis tigelas. Nada. Sete tigelas. Daí caiu o Prêmio Misterioso. Ela rasgou o envelopinho. Um anel! Um anel de prata com uma espécie de almofadinha mole no centro. Um Anel Astral! E um quadradinho e cartolina com as instruções, perguntando: “QUAL É O SEU ASTRAL AGORA?” Judy colocou o anel no dedo. Apertou com o polegar o centro do anel, que era todo mole, como uma geleia colorida. Fechou bem os olhos. Um milésimo, dois milésimos, três milésimos. Sua esperança era que o anel ficasse roxo. Roxo era o melhor. Roxo significava Alegre, Dona do Mundo. Por fim, teve coragem de olhar. Ah — essa não! Não dava para acreditar — o anel ficou preto! Ela sabia o que isso significava, mesmo sem ler as instruções. Anel preto era mau humor. Péssimo humor! “Quem sabe eu contei errado”, pensou Judy. Ela fechou os olhos e apertou o anel outra vez. Ficou pensando só em coisas boas. Coisas felizes.
(...) Judy abriu os olhos. Reprovada! O anel continuava preto. Seria um erro do Anel Astral? Judy achava que um anel não é capaz de mentir. Muito menos um anel que vem com instruções.
Esfregou bem o polegar num cubo de gelo e apertou de novo o centro do anel. Negro.
Botou o polegar debaixo da água quente da torneira e apertou de novo. Negro, supernegro, mais negro do que a palavra negro. Nem uma sombra de roxo. “Acho que estou de mau humor e nem percebi”, pensou Judy. “Mas que motivo eu tenho para estar de baixo astral?”
Judy saiu à procura do mau humor.
(...) Judy precisava encontrar o irmão. Se havia alguém capaz de deixá-la de mau humor era o Chiclete. O pior humor do mundo.
Judy subiu e entrou de repente no quarto dele, sem bater.
— Ei, Chi! Cadê as minhas coisas de médica?
— Que coisas? Não peguei nada.
— Mas você sempre pega as coisas da minha maleta de médica.
— Você falou pra eu não pegar mais.
— E você tem que escutar tudo o que eu falo? Judy olhou feio para o anel. “Esse anel astral só sabe mentir!”, pensou ela, depois arrancou o anel e jogou no cesto de papéis. Chiclete foi pescar o anel no cesto.
— Anel Astral? Que legal! – colocou o anel no dedo. O anel ficou preto. Preto como uma asa de morcego.
— Está vendo? — disse Judy. — Não vale nada! Chiclete apertou o polegar contra aquela espécie de geleia no centro, toda mole. O anel ficou verde! Verde como o pescoço de uma tartaruga. Verde como a barriga de um sapo.
Judy não queria acreditar. — Deixe ver! — estava verde mesmo. — Chiclete, devolva meu anel neste instante!
— Você jogou no lixo! — disse ele, abanando a mão com o anel bem na cara dela. — Agora é meu!
(...) — Vamos, Chiclete, colabora! Tive que comer sete tigelas de cereal por causa desse anel. Desisti de ir a Pelos & Penas por causa desse anel. Congelei um dedo e queimei o outro por causa desse anel!
— Mesmo assim é meu.
— GRRRRRR! MCDONALD, Megan. Judy Moody adivinha o futuro. São Paulo: Salamandra, 2005. p 11-23.
Marque a alternativa que indica como deveriam ser preenchidas as lacunas das frases a seguir.
Judy _______ achou o anel e já o colocou no dedo. Fez tudo o que indicavam as instruções do anel e o resultado foi a cor preta. Isso, com certeza, era um _________ sinal.
- Matemática - Fundamental | 4.1 Expressões Algébricas
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um método simples que permite a uma pessoa fazer o controle de seu peso, verificando se está abaixo do peso, no peso ideal, acima do peso ou obeso.
Para calcular o Índice de Massa Corporal, basta aplicar a fórmula a seguir, na qual o peso é medido em quilogramas e a altura, em metros.
Depois, é só verificar, na tabela a seguir, em que categoria se encaixa.
Um jogador de basquete que tem 2 metros de altura está pesando 88 quilos. Esse jogador se enquadra na categoria
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
O dono de uma empresa produtora de água mineral explora uma fonte de onde extrai 20 000 litros diários, os quais são armazenados em um reservatório com volume interno de 30 m3, para serem colocados, ao final do dia, em garrafas plásticas. Para aumentar a produção, o empresário decide explorar também uma fonte vizinha, de onde passa a extrair outros 25 000 litros. O reservatório que se encontra em uso possui uma capacidade ociosa que deve ser aproveitada.
Avaliando a capacidade do reservatório existente e o novo volume de água extraído, qual o volume interno mínimo de um novo reservatório que o empresário deve adquirir?
- Geografia - Fundamental | 05. Composição e Diversidade da Sociedade Local
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão.
GOVERNO INVESTE EM ESCOLA RURAL
As primeiras diferenças estão logo ali. Pés que teimam em ficar descalços na sala de aula, a professora que recebe goiabas de presente, a terra vermelha do lado de fora. Dos 55 milhões de estudantes brasileiros, 7,6 milhões estão em escolas rurais. Estão sendo mudados currículos, formas de ensinar e o calendário escolar, levando em conta as características da vida no campo. Metade das escolas brasileiras está em áreas rurais e metade das escolas do campo tem só uma sala de aula. Em muitas escolas do campo, alunos com várias idades, de séries diferentes, estudam juntas na mesma turma. Nas escolas rurais, já são reconhecidos com dias de aula o período em que estudantes ficam em casa desenvolvendo projetos agrícolas com suas famílias, com o apoio das escolas. Os jovens da zona rural não poderem cumprir o calendário escolar das cidades porque trabalham nas suas propriedades. Em uma escola rural, os projetos trabalhados foram a visita e o estudo de um apiário (local para a criação de abelhas) e de um criadouro de avestruzes. Nas novas escolas rurais, a quantidade de crianças que abandona a escola é nula. Disponível em < http://aprendiz.uol.com.br/content/cilehofros.mmp> Acesso em 10/11/2009 - Adaptação
Enunciado:
Explique por que as escolas da cidade e as escolas rurais não devem ser iguais.
- Biologia
(UNESP) Devido à sua composição química * a membrana é formada por lipídios e proteínas * ela é permeável a muitas substâncias de natureza semelhante. Alguns íons também entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho... No entanto, certas moléculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na célula. Essa ajudinha envolve uma espécie de porteiro, que examina o que está fora e o ajuda a entrar.
(Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Médio. 2.ª série, volume 1, SEE/SP, 2009.)
No texto, e na ordem em que aparecem, a autora se refere