Usando pressões extremamente altas, equivalentes às encontradas nas profundezas da Terra ou em um planeta gigante, cientistas criaram um novo cristal capaz de armazenar quantidades enormes de energia. Utilizando-se um aparato chamado bigorna de diamante, um cristal de difluoreto de xenônio(XeF2) foi pressionado, gerando um novo cristal com estrutura supercompacta e enorme quantidade de energia acumulada.
Inovação Tecnológica. Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br.
Acesso em: 07 jul. 2010 (adaptado).
Embora as condições citadas sejam diferentes do cotidiano, o processo de acumulação de energia descrito é análogo ao da energia
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Uma força horizontal, constante e de intensidade 20 N, atua sobre um corpo de 10 kg de massa, inicialmente em repouso, que desliza sem atrito sobre uma superfície horizontal. A potência média transmitida ao corpo, ao longo dos primeiros 100 m, é
- Química | 2.5 Oxirredução
(UNEO) O mundo não se pode dar ao luxo de abrir mão da mineração, que é um dos motores da economia global e que está na base do sistema industrial. Mas talvez possa ser possível fazê-la de uma forma mais eficiente. É nessa direção que caminham os esforços de cientistas que pretendem substituir os métodos tradicionais da atividade mineradora por outros, que se aproveitam do trabalho silencioso e invisível dos micro-organismos, particularmente bactérias em um processo de biomineração. Bactérias naturalmente encontradas junto a grandes depósitos de minérios de cobre, de níquel, e de ouro vêm sendo estudadas por cientistas, que buscam uma forma economicamente viável de extrair esses minerais da natureza, por meio de um processo conhecido como biolixiviação ou bio-hidrometalurgia. A grande vantagem, é que, na biomineração, a liberação do material de interesse não exige queima, como nos métodos tradicionais, o que elimina a emissão de gases poluentes, como o monóxido de carbono e o dióxido de enxofre. Os micro-organismos mineradores consomem substâncias conhecidas como sulfetos, e os convertem em ácido sulfúrico, que acaba tornando solúveis os minérios de interesse econômico.
Estes, por sua vez, são recuperados posteriormente, na forma sólida. Cerca de 20% do cobre produzido no mundo já é extraído por biomineração e boa parte dele vem do Chile, onde o processo está mais desenvolvido, graças ao trabalho de cientistas com a calcopirita, CuFeS2, o minério bruto de onde é extraído o cobre.
(BIOMINERAÇÂO..., 2012).
Considerando-se o processo de biomineração do cobre a partir de calcopirita, CuFeS2, por ação de micróbios mineradores 2 mencionados no texto, é correto afirmar:
- História | 6.02 Era Napoleônica
(UNESP) Durante o império de Napoleão Bonaparte (1804-1814), foi instituído um Catecismo, que orientava a relação dos indivíduos com o Estado.
O cristão deve aos príncipes que o governam, e nós devemos particularmente a Napoleão 1o, nosso imperador, amor, respeito, obediência, fidelidade, serviço militar, os impostos exigidos para a conservação e defesa do império e de seu trono; nós lhe devemos ainda orações fervorosas pela sua salvação, e pela prosperidade espiritual e material do Estado.
(Catecismo Imperial de 1806.)
O conteúdo do Catecismo contradiz o princípio político da cidadania estabelecido pela Revolução de 1789, porque
- Literatura | 5.2 Modernismo
Disponível em http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/augusto_de_campos2.html
“O poema “Código” de Augusto de Campos é um bom exemplo da utilização de efeitos de sentido plásticos na construção do texto, por causa do/da
- Química | 2.8 Radioatividade
(UNIPÊ)
6027Co → x + 6028Ni* (instável)
6028Ni* → 6028Ni y
A Bahia tem um novo tratamento no setor de radioterapia para pacientes portadores de diagnóstico precoce de câncer de mama, segundo tipo de tumor mais frequente no mundo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, INCA. O equipamento intrabeam permite que a irradiação seja aplicada diretamente no local da remoção, no momento da cirurgia, em uma única aplicação. A área tumoral é irradiada de dentro para fora, ao substituir a radioterapia convencional, que requer de 25 a 30 aplicações. A aplicação dura apenas 20 minutos, a mesma que o paciente recebia em seis semanas. A exposição à radiação pode destruir células cancerosas caracterizadas por crescimento descontrolado, mais susceptíveis aos danos em relação à células saudáveis. Muitos radionuclídeos são usados no tratamento de tumores em Medicina Nuclear, a exemplo do cobalto 60, meia-vida de 5,26 anos, emissor de radiação gama, γ, apresentado no conjunto de equações nucleares.
Considerando-se as propriedades das emissões radioativas e as consequências sobre o corpo humano, é correto afirmar que a: