Renato montou o trapézio ABCD usando palitos de fósforo de mesmo comprimento.
Considere o paralelogramo PQRS como unidade de medida de área.
Nessa unidade de medida, a área do trapézio ABCD é igual a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise as imagens a seguir.
A partir da análise, compare um zigurate (figura 1) e uma pirâmide egípcia (figura 2) quanto ao seu uso e às características físicas:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Maria, 9 anos, pastora ; João, 10 anos, aprendiz de sapateiro." Assim eram registradas as crianças escravas nos inventários e testamentos do Brasil do século XIX, sempre com uma profissão associada ao nome.
E não eram apenas as escravas que precisavam trabalhar antigamente. Na Idade Média e mesmo nos séculos XVIII e XIX, logo que começavam a andar e a falar, os pequenos já aprendiam algum ofício, mesmo que doméstico. "As crianças eram encaminhadas para o mundo do trabalho realmente muito cedo”. A substituição do trabalho pela escola começou a acontecer no final do século XIX e no começo do XX. No Brasil, a grande maioria das crianças ficava longe da escola. "As escolas públicas só vão ganhar a característica de ser um local para um amplo número de crianças no século XX, e isso por conta da luta de imigrantes. No início, as escolas eram proibidas para crianças negras ou filhos de escravos", explica Mary Del Priori, historiadora e autora de "A História da Criança no Brasil" (Ed. Contexto).
Enunciado:
Compare a situação das crianças do século XIX (século dezenove) com a vida das crianças de sua cidade. Identifique duas mudanças que ocorreram até os dias de hoje.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
O esquema representa, de maneira simplificada, o processo de produção de etanol utilizando milho como matéria-prima.
A etapa de hidrólise na produção de etanol a partir do milho é fundamental para que:
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
O nascimento da Filosofia aparece, por conseguinte solidário de duas grandes transformações mentais: um pensamento positivo, excluindo qualquer força de sobrenatural e rejeitando a assimilação implícita estabelecida pelo mito entre fenômenos físicos e agentes divinos; um pensamento abstrato, despojando a realidade dessa força de mudança que lhe conferia o mito.
VERNANT, J. P. Do mito à razão. In: VILHENA, V. (Dir.). Panorama do pensamento filosófico. Lisboa: Edições Cosmos (adaptado).
O texto apresenta como principal característica do nascimento da filosofia o(a)
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UNISC) No citoplasma das células eucarióticas, encontram-se várias organelas responsáveis pelas suas funções vitais. Considerando-se o retículo endoplasmático e os plastos, pode-se afirmar que