31. Texto base: Script a ser lido pelo professor:
Enunciado:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Muitas expedições, principalmente para a região da Amazônia, tinham por objetivo extrair produtos da floresta que pudessem ser vendidos na Europa. Entre as plantas mais procuradas estavam a castanha-do-pará, o guaraná e o louro. Conhecidos como drogas do sertão, essas mercadorias atraíram muitos desbravadores para o norte do Brasil.
Conforme o texto lido complete as lacunas das frases a seguir.
a) As expedições para a região da Amazônia buscavam _________________.
b) O ___________________ era uma das plantas conhecidas como droga do sertão.
- Matemática - Fundamental | 08. Problemas com Adição e Subtração
a) De quanto é a diferença entre o número de salas de cinema nos anos de 2010 e 2014?
b) De 2013 para 2014, pode-se dizer que o aumento no número de salas de cinema foi maior que 150? Explique sua resposta.
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(IFSP) As angiospermas são vegetais que podem apresentar diferentes tipos de raízes que se relacionam, entre outras funções, às diferentes condições ecológicas, conforme as apresentadas na tabela a seguir
Considerando-se que um manguezal é um ecossistema típico de região litorânea, com alta concentração de matériaorgânica, baixa concentração de oxigênio, alta umidade e salinidade, espera-se que a vegetação local apresente adaptações de raízes do tipo:
- Ciências - Fundamental | 02. A Terra e o Universo
Texto base: Leia o texto a seguir. O Universo é conjunto de galáxias, estrelas, planetas e corpos celestes, alguns já identificados, mas muitos ainda desconhecidos pelo ser humano. É impossível ter ideia de seu tamanho. A própria origem do nome já explica isso: univérsus, “todo, todo inteiro; o universo”, com origem no idioma Latim. [...] Disponível em: <http://goo.gl/vHYmiG>. Acesso em: 20 nov. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
a) Explique como o “todo” surgiu de acordo com as sagradas escrituras judaico-cristãs.
b) Justifique a frase: “Não se pode afirmar que a versão da Ciência sobre a origem do Universo seja a versão final”.
- História | 6.10 Revolução Russa
No dia 25 de dezembro de 1991, Mikhail Gorbachov vivia suas últimas horas no Kremlin. Aquele foi um dia de esperança para milhões de pessoas na Rússia, que viam o futuro com otimismo. Também foi um momento de luto para outros milhões, agora ex-cidadãos soviéticos. O novo mapa significou para muitos ter de abandonar o lugar em que haviam nascido, deixar lá familiares e relíquias. “Quando foi arriada a bandeira vermelha fiquei em estado de choque”, lembra Serguei Kosarev, que tinha então 37 anos. “Eu, nascido em Sochi, tinha terminado o ensino médio no Cazaquistão. De repente, meus amigos, minha juventude, ficaram para trás em outros países. Pensei que tudo isso fosse para o mal, e no começo foi duro. Mas o pior não foi o primeiro ano da reforma econômica, e sim mais tarde, quando na Rússia deixaram de pagar em dia os salários, e havia atrasos de seis meses ou mais”, conta. “No final, no meu caso tudo foi para o bem, recuperei a religião dos meus antepassados, como outros milhões de ortodoxos, e vi meio mundo; nem uma coisa nem outra teriam sido possíveis na U.R.S.S.”, conclui.
Adaptado de brasil.elpais.com, 23/12/2016.
De acordo com a reportagem, o fim da U.R.S.S. trouxe as seguintes mudanças significativas para alguns de seus ex-cidadãos: