.[...] A construção da barragem de Tucuruí, no Rio Tocantins, a 250 km de sua foz, teve como finalidade primordial a geração de energia, através de uma usina hidrelétrica. Se por um lado a barragem afogou, com seu reservatório, as corredeiras de Itaboca, até então um dos principais empecilhos à implantação da navegação comercial no Tocantins, por outro, seccionou a hidrovia, exigindo a construção de uma obra de grande porte capaz de vencer o desnível de 72 m criado por ela. Dessa forma, o aproveitamento de Tucuruí compreende, também, um Sistema de Transposição de Desnível, localizado na margem esquerda do Rio Tocantins e constituído por duas Eclusas e um canal intermediário, adequadamente alinhados, cujo objetivo principal é dar continuidade à navegação no trecho da hidrovia, interrompido com a construção da hidrelétrica. [...]
Disponível em: < http://www1.dnit.gov.br/hidrovias/obras.htm>. Acesso em: 21 out. 2013. (Fragmento)
- A) Cite a principal vantagem do transporte por hidrovias em relação ao transporte rodoviário.
- B) Explique como é possível transformar um rio de planalto em um rio navegável, como foi o caso do Rio Tocantins.