(FUVEST) No processo de síntese de certa proteína, os RNA transportadores responsáveis pela adição dos aminoácidos serina, asparagina e glutamina a um segmento da cadeia polipeptídica tinham os anticódons UCA, UUA e GUC, respectivamente. No gene que codifica essa proteína, a sequência de bases correspondente a esses aminoácidos é
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
A linha que dança
DEGAS, Edgar.Três estudos de uma dança,é parte da exposição Degas Drawings and Sketchbooks. Disponível em: <http://media.nj.com/entertainment_impact_arts/photo/9070346-large.jpg>.Acesso em: 23 mar. 2015.
Edgar Degas foi um pintor do início do século XX que permaneceu muito pelos bastidores de ensaios e treinos de apresentações de dança. Naquela oportunidade, ele registrou por meio de desenhos, os movimentos de alongamento e passos das bailarinas.
Materiais
- Lápis grafite e borracha
- Papel com gramatura pequena
- Imagens de pinturas e desenhos de Degas disponíveis em: <http://mestres.folha.com.br/pintores/19/>.
e <https://www.youtube.com/watch?v=En4ds6Pc8Us>.Acesso em: 20 abr. 2015.
Procedimentos
1.º Professor, apresente desenhos e pinturas de Degas aos alunos, contextualizando as obras. Os endereços citados cima são da biografia e um vídeo do youtube respectivamente.
2.º Como segunda sugestão de atividade, peça a alguns alunos da sala que posem a fim de que os demais alunos façam um desenho de observação deles, em movimentos que imitam a dança. Se você se preparar previamente, pode até providenciar alguns lenços e saias para que as performances fiquem mais sugestivas.
3.º Solicite que os alunos representem, por meio de desenhos, alguns movimentos e passos de dança. Não é necessário ter exigência de similaridade, o importante é o exercício do olhar sobre a anatomia do corpo e sua mobilidade.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
O rapaz que pretende se casar não nasceu com esse imperativo .Ele foi insuflado pela sociedade,reforçado pelas incontáveis pressões de histórias de família, educação, moral, religião, dos meios de comunicação e da publicidade. Em outras palavras, o casamento não é um instinto, e sim uma instituição.
BERGER, P. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1986 (adaptado).
O casamento, conforme é tratado no texto, possui como característica o(a)
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
No cartaz tudo parecia fácil, no entanto, os migrantes nordestinos encontraram na Amazônia
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
O Sirius é um acelerador de partículas de 4ª geração, o segundo do mundo nessa categoria e o primeiro em todo o Hemisfério Sul. O complexo demorou quatro anos para ficar pronto e tem, basicamente, duas edificações, uma dentro da outra.
Já no projeto da estrutura, um dos principais aspectos considerados foi a necessidade de manter o imóvel o mais estável possível – especialmente na área em que o acelerador de partículas está instalado. Isso porque mesmo vibrações mínimas podem interferir no processo – afinal, ele trafega a 600 voltas por segundo na estrutura, que tem 520 m de circunferência.
Disponível em: https://olhardigital.com.br. Acesso em: 29 jun. 2020.
A velocidade média, em km/h, de uma partícula no interior do Sirius é de, aproximadamente,
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
A busca do “texto oculto” na leitura de notícias
Os meus colegas jornalistas que me perdoem, mas não dá mais para ler uma notícia de jornal apenas pelo que está publicado. O nosso universo informativo ficou muito mais complexo depois do surgimento da avalanche informativa na internet.
Esse fenômeno, inédito na história do jornalismo, está nos obrigando a tomar uma notícia de jornal apenas como um ponto de partida para uma análise que, necessariamente, envolve a preocupação em descobrir o contexto do que foi publicado. A notícia de jornal não é mais a verdade definitiva, mas a porta de entrada numa realidade desconhecida e inevitavelmente complexa, contraditória e diversa.
A principal mudança que todos nós teremos que incorporar às nossas rotinas informativas é a necessidade de sermos críticos em relação às notícias que leremos, ouviremos ou assistiremos.
A busca de um novo modelo de formatação de notícias baseado numa cultura da diversificação informativa está apenas começando. O público passou a ter uma importância estratégica na atividade profissional porque os jornalistas necessitam, cada vez mais, dos blogs pessoais, das páginas da web e das postagens em redes sociais como fonte de notícias. A histórica dependência de fontes governamentais e corporativas está rapidamente sendo substituída pela notícia oriunda de comunidades, grupos sociais organizados e influenciadores digitais. A agenda de notícias das elites perde espaço para a agenda do público.
É essa nova forma de ver a realidade que está na base da necessidade do chamado “texto oculto”, um jargão acadêmico para uma diversificação na nossa nova forma de ler, ouvir e ver notícias.
CASTILHO, C. Disponível em: www.observatoriodaimprensa.com.br.
Acesso em: 30 out. 2021 (adaptado).
Ao problematizar os modos de ler notícias e a necessidade de se buscar o chamado “texto oculto”, o texto defende que esse processo implicará