(FUVEST) No processo de síntese de certa proteína, os RNA transportadores responsáveis pela adição dos aminoácidos serina, asparagina e glutamina a um segmento da cadeia polipeptídica tinham os anticódons UCA, UUA e GUC, respectivamente. No gene que codifica essa proteína, a sequência de bases correspondente a esses aminoácidos é
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A luz do Sol é muito importante para a vida na Terra. Ela é composta por diferentes tipos de luz, como a luz ultravioleta, a luz visível e a luz infravermelha. Cada tipo de luz tem características próprias que podem ser observadas em situações do dia a dia, como sentir o calor do Sol ou ver as cores de um arco-íris. No entanto, alguns tipos de luz, podem ser perigosos para a saúde humana se não forem tomados cuidados adequados. Por isso, é importante conhecer os diferentes tipos de luz e como eles afetam o nosso dia a dia.
Qual tipo de luz do Sol pode ser perigoso para a nossa pele aumentando o risco de câncer de pele?
- Matemática - Fundamental | 08. Adição e Subtração com Números até 10
NA ESCOLA DE RAFAEL, O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA MOSTROU PARA OS ALUNOS OS JOGOS PREFERIDOS POR ELES, DEPOIS DE FEITA UMA VOTAÇÃO.
VEJA O GRÁFICO ABAIXO E RESPONDA:
QUANTOS ALUNOS GOSTAM DE FUTEBOL? ___________________________
QUANTOS GOSTAM DE BASQUETE? _______________________
SE JUNTARMOS OS ALUNOS QUE GOSTAM DE PEGA-PEGA E OS QUE GOSTAM DE QUEIMADA,
QUANTOS ALUNOS TEREMOS AO TODO? ________________________
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O imagem abaixo mostra um típico e saudável almoço brasileiro.
Sobre os alimentos representados é correto afirmar que:
- Arte - Fundamental | 04.5. Maquiagem e adereços
MATERIAIS
- Tesoura sem ponta
- Cola branca
- Rolos de papel higiênico
- Tinta guache – cores variadas
- Pincel
- Recipientes com água
- Papel toalha
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando com as crianças sobre os adornos e vestes
típicas da cultura africana.
- Mostre para as crianças a variedade de linhas que os africano usavam para decorar
suas roupas, e adornos.
Disponível: https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/2_I.php
https://pt.slideshare.net/rosangela13/estampa-africana
- O professor vai propor para a turma a confecção de uma pulseira com desenhos
africanos.
- Peça as crianças para cortar o rolo de papel higiênico em tamanhos diferentes.
- Incentive as crianças a começar a pintura utilizando cores que remetam à cultura
Africana. Comece pintando um rolo de papel higiênico com tinta colorida .
- Espere secar.
- Peça as crianças para desenhar nos rolos os desenhos que vão ser pintados. Lembre
que os desenhos africanos costumam ser repetidos, formando uma sequência.
- Auxilie as crianças durante todo o processo desta atividade.
- Peça as crianças para pintar cada pedaço bem devagar, dando uma sequência no
desenho.
- Deixe as crianças usarem toda a sua imaginação para a criação destas pulseiras.
- Quando estiver tudo pintado, instrua as crianças para passar cola branca cobrindo
toda a pulseira. Explique que a cola tem que ser passada em toda a superfície da
pulseira e depois que secar vai ficar um acabamento brilhante nas pulseiras.
- Coloque para secar.
Fonte:
http://alisaburke.blogspot.com/2010/01/recycled-tribal-necklace.html
O AFRICANO COMO TEMA NA ARTE
- Arte - Fundamental | 02. Fotografando o mundo
Materiais:
- Máquina fotográfica
Desenvolvimento:
1 – Dividir a turma em grupos
2 – Apresentar as seguintes histórias, certamente ilustradas.
Sinhá Olímpia
Até o início da década de 70, Sinhá Olímpia ainda podia ser vista pelas ruas de Ouro Preto, com seu cajado majestoso, seu chapéu florido, seu vestido de fitas e muitas histórias na cabeça.
As pessoas chegavam, tiravam uma foto, ouviam um caso, deixavam uma moeda. E levavam muito da vida dessa senhora, considerada uma das maiores lendas da cidade. Uma lembrança viva, ao lado de tantos monumentos históricos.
O compositor Vinícius de Moraes disse certa vez que um papo com Dona Olímpia valia uma viagem à Minas. A menina rica, neta do Marquês de Paraná, nasceu em 1888 e aos 40 anos transformou as ruas em seu espaço de vida. Dizem que por uma frustração amorosa, passou a fazer parte de um mundo lúdico, cheio de imaginações.
A “Linda Morena” – como era chamada na juventude – rompeu barreiras, foi excluída, discriminada. Foi considerada pela cantora Rita Lee como a primeira Hyppie do Brasil. E levando alegria, transmitindo uma paz em conflito com seus delírios, misturava dados históricos de várias épocas e criava histórias interessantes na mente dos turistas, numa linguagem que demonstrava cultura aliada a fantasia.
Sinhá Olímpia vive em verso de Carlos Drummond de Andrade, em música de Milton Nascimento, em samba enredo da Mangueira (1990), em peça de teatro de Guiomar de Gramont. Vive na escola de samba de Ouro Preto. Vive em cartão postal. Sinhá Olímpia ainda vive, imortalizada na lembrança de todos os que tiveram o prazer de conhecer a boa alma que passou pela vida e cumpriu sua missão.
Profeta Gentileza
Nascido em 11 de abril de 1917, em Cafelândia, interior de São Paulo, José Datrino era o segundo filho de Paulo Datrino e Maria Pim, dentre os onze filhos do casal. Viveu até os 20 anos naquela região lidando diretamente com a terra, onde ajudava a família a manter-se, mesmo em épocas difíceis. Rapaz franzino, trabalhava puxando carroça para vender lenha nas cidades próximas. Algumas vezes, chegava a fazer duas viagens, numa mesma noite, para prover a família. Como lavrador aprendeu a reconhecer a riqueza da natureza. O campo ensinou também José a amansar burros para o transporte de carga. Tempos depois, Gentileza se dizia "amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento".
A partir de sua "revelação", ocorrida após a queima de um grande circo em Niterói, o Profeta deixa tudo para a família e ganha uma nova identidade: JOZZE AGRADECIDO ou ainda GENTILEZA. Sua atribuição: "vir como São José, representar Jesus de Nazaré na Terra". Curiosamente, o Profeta já sugere, em seu nome, a possibilidade de sua missão. Datrino significa, em italiano, de três, enviado pelo Trino (Trindade).
Aos poucos, torna-se um personagem reconhecidamente popular. Cria provérbios e máximas para alcançar as pessoas, ensina a gentileza e proclama os costumes em plena época do movimento hippie, do rock e da minissaia. Apesar de cabeludo, Gentileza divergia, em muito, dos jovens 'contestadores' de então. Proclamou o AMORRR espiritual, a HONRRA e o "fim dos vícios da humanidade".
2 – Estas duas personalidades nascidas do povo, com seus trajes peculiares, com sua aparência pitoresca, marcaram as cidades por onde passaram com sua mensagem de bondade, mas também por despertar nas pessoas do local a curiosidade e o estranhamento.
Proposta 1 –
1 – Propor à turma que investigue se na cidade existem pessoas assim como a Sinhá Olímpia e o Profeta Gentileza e traga informações para a próxima aula bem como fotografias. Estas informações poderão ser geradas a partir de um questionário montado pela turma no estilo entrevista:
- nome, data e local de nascimento;
- onde mora;
- se é casado e tem filhos;
- se exerceu alguma profissão etc.
2 – É importante que esta pesquisa tenha acompanhamento de um adulto.
3 – Os resultados podem compor um belo painel informativo.
Proposta 2 –
1 - Outra maneira de compor esta atividade é a partir da memória dos pais, avós e tios ou vizinhos!
2 – Criar uma roda de conversa na qual as crianças contem umas para as outras as memórias de figuras curiosas da cidade que os pais testemunharam.
3 – Realizar um desenho no qual as crianças representem um desses personagens segundo sua própria percepção e expor na escola.
Referências:
Sinhá Olímpia:
http://www.sinhaolimpia.com.br/?page_id=225#
http://www.youtube.com/watch?v=RVgRFEeiSIU&feature=related
Profeta Gentileza:
http://www.slideshare.net/sclmorgado/o-profeta-gentileza (inclusive com a música cantada por Marisa Monte)