Leia o texto e analise a imagem a seguir.
A região sul do Brasil apresenta, entre outras peculiaridades, uma grande diferença em seu processo de ocupação que se efetivou após a independência do Brasil. O incentivo foi dado pelo governo imperial que pretendia promover o povoamento do sul, que corria sérios riscos de ser incorporado pelos países vizinhos.
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1280&bih=705&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=jJqM1FaapBHzxM. Acesso em: 10 mar.2012
Caracterize o povoamento na Região Sul e cite as consequências socioeconômicas dessa ocupação para a região.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
Física para poetas
O ensino da física sempre foi um grande desafio. Nos últimos anos, muitos esforços foram feitos
com o objetivo de ensiná-la desde as séries iniciais do ensino fundamental, no contexto do ensino
de ciências. Porém, como disciplina regular, a física aparece no ensino médio, quando se torna
“um terror” para muitos estudantes.
[5] Várias pesquisas vêm tentando identificar quais são as principais dificuldades do ensino de física
e das ciências em geral. Em particular, a queixa que sempre se detecta é que os estudantes não
conseguem compreender a linguagem matemática na qual, muitas vezes, os conceitos físicos são
expressos. Outro ponto importante é que as questões que envolvem a física são apresentadas
fora de uma contextualização do cotidiano das pessoas, o que dificulta seu aprendizado. Por
[10] fim, existe uma enorme carência de professores formados em física para ministrar as aulas da
disciplina.
As pessoas que vão para o ensino superior e que não são da área de ciências exatas praticamente
nunca mais têm contato com a física, da mesma maneira que os estudantes de física, engenharia
e química poucas vezes voltam a ter contato com a literatura, a história e a sociologia. É triste
[15] notar que a especialização na formação dos indivíduos costuma deixá-los distantes de partes
importantes da nossa cultura, da qual as ciências físicas e as humanidades fazem parte.
Mas vamos pensar em soluções. Há alguns anos, ofereço um curso chamado “Física para poetas”.
A ideia não é original – ao contrário, é muito utilizada em diversos países e aqui mesmo no Brasil.
Seu objetivo é apresentar a física sem o uso da linguagem matemática e tentar mostrá-la próxima
[20] ao cotidiano das pessoas. Procuro destacar a beleza dessa ciência, associando-a, por exemplo, à
poesia e à música.
Alguns dos temas que trabalho em “Física para poetas” são inspirados nos artigos que publico.
Por exemplo, “A busca pela compreensão cósmica” é uma das aulas, na qual apresento a evolução
dos modelos que temos do universo. Começando pelas visões místicas e mitológicas e chegando
[25] até as modernas teorias cosmológicas, falo sobre a busca por responder a questões sobre a
origem do universo e, consequentemente, a nossa origem, para compreendermos o nosso lugar
no mundo e na história.
Na aula “Memórias de um carbono”, faço uma narrativa de um átomo de carbono contando
sua história, em primeira pessoa, desde seu nascimento, em uma distante estrela que morreu há
[30] bilhões de anos, até o momento em que sai pelo nariz de uma pessoa respirando. Temas como
astronomia, biologia, evolução e química surgem ao longo dessa aula, bem como as músicas
“Átimo de pó” e “Estrela”, de Gilberto Gil, além da poesia “Psicologia de um vencido”, de Álvares
de Azevedo.
Em “O tempo em nossas vidas”, apresento esse fascinante conceito que, na verdade, vai muito
[35] além da física: está presente em áreas como a filosofia, a biologia e a psicologia. Algumas músicas
de Chico Buarque e Caetano Veloso, além de poesias de Vinicius de Moraes e Carlos Drummond
de Andrade, ajudaram nessa abordagem. Não faltou também “Tempo Rei”, de Gil.
A arte é uma forma importante do conhecimento humano. Se músicas e poesias inspiram as
mentes e os corações, podemos mostrar que a ciência, em particular a física, também é algo
[40] inspirador e belo, capaz de criar certa poesia e encantar não somente aos físicos, mas a todos os
poetas da natureza.
ADILSON DE OLIVEIRA
Adaptado de cienciahoje.org.br, 08/08/2016.
Por exemplo, “A busca pela compreensão cósmica” é uma das aulas, na qual apresento a evolução dos modelos que temos do universo. (l. 23-24)
No trecho, a forma verbal sublinhada expressa uma ação que se caracteriza como:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto 1
Adolescentes e crianças são sucesso na internet e atraem milhões de fãs
Internautas mirins se divertem produzindo vídeos e ainda ganham dinheiro com isso, além de terem a admiração de milhões de fãs pelo Brasil inteiro
E agora vamos conhecer uma meninada que está bombando na internet. Eles têm pouca idade, mas conseguiram o que muita gente sonha: fazer um sucesso enorme, com milhões de seguidores. Qual será o segredo?
Eles se divertem na frente de milhares de pessoas. E não fazem nenhuma questão de esconder os erros de gravação. Aliás, essa é parte da graça.
Bastou um videozinho da Bel chamando para um encontro no shopping no Rio de Janeiro para uma multidão de meninas aparecerem só para tirar uma foto com ela.
“Eu gosto muito de ser reconhecida porque é divertido. Pedir autógrafo, tirar foto, eu gosto muito”, diz Bel Cerer.
Mas por que essa menina de 8 anos é tão famosa? Você deve estar se perguntando. Por ser simplesmente ela mesma em vídeos na internet.
[...]
“O canal da Bel tem hoje 50 milhões de visualizações mensais. Tem 600 mil seguidores e um total de 200 milhões de visualizações”, diz Fran.
Duzentos milhões! É praticamente a população do Brasil!
E o que a Bel quer ser quando crescer?
“Eu quero ter um programa igual ao da Fátima: ‘Encontro Com a Bel’ para meninas e meninos também”, diz.
“E esse trabalho que está sendo feito pode estar revelando excelentes comunicadores no futuro. E acima de tudo: contem com a supervisão dos adultos à sua volta para poder fazer essa veiculação de uma maneira saudável”, diz o psicanalista César Ibrahim.
E o mais importante: seja humor, seja moda ou seja brincadeira, o importante é se divertir.
Disponível em: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/09/
adolescentes-e-criancas-sao-sucesso-na-internet-
e-atraem-milhoes-de-fas.html>. Adaptado.
Texto 2
Visibilidade Infantil
O fenômeno das crianças que são blogueiras mirins
[...]
Como a exposição na mídia pode influenciar no crescimento da criança?
Depende muito de como a criança percebe a exposição dela e como isso é tratado com ela. Por exemplo, se ela tem um canal e não se dá conta do alcance, se na escola isso não afeta o rendimento dela, se dentro da família isso não é uma questão que muda as atitudes, não há um grande problema.
Mais do que a exposição, a gente deve se perguntar sobre qual é o caráter que dão para esses canais. Eu vejo algo muito preocupante, por exemplo, nos canais de demonstração de brinquedos. Existem vídeos com ovos gigantes, com crianças abrindo esses ovos com muitos brinquedos dentro. Um desses brinquedos já seria o suficiente para a criança. E eles tiram 20 de lá. Isso é um apelo enorme ao consumo, e acaba se tornando confuso para a criança. A partir do momento em que ganhar brinquedos e demonstrá-los em vídeos vira o cotidiano da criança, isso se torna preocupante. Agora um canal de penteados, por exemplo, pode ser explorado de uma maneira saudável, se for algo que a criança gosta de fazer e se sente reconhecida e realizada. Se você souber valorizar o conteúdo de uma forma que ele não seja apelativo para a criança, não tem problema.
Disponível em: <http://coral.ufsm.br/arco/Digital/Noticia.php?
Id_Noticia=340>.
O trecho em que se percebe que o texto 1 trata de uma atividade realizada por crianças é:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee como es la dieta de Bía y contesta a la cuestion:
Como ensaladas y frutas todos los días. También bebo 2 litros de agua cada día, como carne blanca y pescado tres veces por semana y no como mucha grasa. Además, no como comida rápida como sándwich casi nunca, como huevos de vez en cuando y solo tomo zumo natural ¡Ah! A veces tomo café.
Escribe un pequeño texto en el que nos cuente como es tu dieta. Fíjate en las expresiones destacadas en el texto.
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(UEFS)
A figura representa o esquema simplificado de um holofote, construído com dois espelhos esféricos côncavos associados, para obter um feixe paralelo de luz cilíndrico com alta eficiência no aproveitamento da luz emitida por um pequeno filamento aquecido de uma lâmpada.
Considerando-se que os espelhos obedecem às condições de Gauss e sabendo-se que f1 e f2 são, respectivamente, as distâncias focais dos espelhos 1 e 2, é correto afirmar:
- Geografia - Fundamental | A. Estrutura Fundiária do Brasil
. Observe a distribuição da produção de grãos nos estados e regiões brasileiros.
Com base nessas informações e em seus conhecimentos, aponte a alternativa correta.