Embora houvesse repressão, com muitas prisões e torturas, durante o período da ditadura, a imagem que os generais passavam era a de um país organizado e tranquilo. Assim, a propaganda oficial do regime exagerava os aspectos positivos do país e propositalmente escondia a violência praticada pelo Estado.
Os militares criaram uma frase para divulgar suas ideias: “Brasil: ame-o ou deixe-o”.
O que o governo queria transmitir aos brasileiros com esse lema? E era isso o que acontecia?
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- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la letra de la canción abajo.
Yo que tu, no la perdería,
yo que tu la llamaba ya,
yo que tu, me lo pensaría,
yo que tu, ojala.
es tu amor y tu amor solo pasa una vez
y después se te casa,
es tu amor, yo lo he visto en tus ojos,
tómalo que si no se te escapa.
Disponible en <https://www.letras.mus.br/dalma-sergio/1815471/> Acceso el 15 de junio de 2019.
Se utiliza el condicional en la canción para
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Pneus usados geralmente são descartados de forma inadequada, favorecendo a proliferação de insetos e roedores e provocando sérios problemas de saúde pública. Estima-se que, no Brasil, a cada ano, sejam descartados 20 milhões de pneus usados. Como alternativa para dar uma destinação final a esses pneus, a Petrobras, em sua unidade de São Mateus do Sul, no Paraná, desenvolveu um processo de obtenção de combustível a partir da mistura dos pneus com xisto. Esse procedimento permite, a partir de uma tonelada de pneu, um rendimento de cerca de 530 kg de óleo.
Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 3 out. 2008 (adaptado).
Considerando que uma tonelada corresponde, em média, a cerca de 200 pneus, se todos os pneus descartados anualmente fossem utilizados no processo de obtenção de combustível pela mistura com xisto, seriam então produzidas:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Embora particularidades na produção mediada pela tecnologia aproximem a escrita da oralidade, isso não significa que as pessoas estejam escrevendo errado. Muitos buscam, tão somente, adaptar o uso da linguagem ao suporte utilizado: "O contexto é que define o registro de língua. Se existe um limite de espaço, naturalmente, o sujeito irá usar mais abreviaturas, como faria no papel", afirma um professor do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Cefet-MG. Da mesma forma, é preciso considerar a capacidade do destinatário de interpretar corretamente a mensagem emitida. No entendimento do pesquisador, a escola, às vezes, insiste em ensinar um registro utilizado apenas em contextos específicos, o que acaba por desestimular o aluno, que não vê sentido em empregar tal modelo em outras situações. Independentemente dos aparatos tecnológicos da atualidade, o emprego social da língua revela-se muito mais significativo do que seu uso escolar, conforme ressalta a diretora de Divulgação Científica da UFMG: "A dinâmica da língua oral é sempre presente. Não falamos ou escrevemos da mesma forma que nossas avós". Some-se a isso o fato de os jovens se revelarem os principais usuários das novas tecnologias, por meio das quais conseguem se comunicar com facilidade. A professora ressalta, porém, que as pessoas precisam ter discernimento quanto às distintas situações, a fim de dominar outros códigos.
SILVA JR., M. G.; FONSECA, V. Revista Minas Faz Ciência, n. 51, set.-nov. 2012 (adaptado).
Na esteira do desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação, usos particulares da escrita foram surgindo. Diante dessa nova realidade, segundo o texto, cabe à escola levar o aluno a:
- Física | 3.2 Dilatação
Duas chapas circulares A e B de áreas iguais a uma temperatura inicial de 20°C foram colocadas no interior de um forno cuja temperatura era de 170°C. Sendo a chapa A de alumínio e a chapa B de ferro e a diferença entre suas áreas no instante em que atingiram o equilíbrio térmico com o forno igual a 2,7 π cm², então o raio inicial das chapas no instante em que foram colocadas no forno era de
(Considere:
- História
Assinale a alternativa que apresenta um dos resultados do entrecruzamento de culturas no Império Bizantino.