Vocabulário:
Dengues – afetação, manha, fingimento.
No trecho “Comia três grãos de arroz e já cruzava o talher, como se tivesse comido um boi inteiro.” (ℓ. 2-3), a expressão “comer um boi inteiro” significa
Questões relacionadas
- Geografia | 6.3 Mineração
(UNICAMP) O estudo Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil (IBGE, 2015) identificou 294 arranjos populacionais no País, de diferentes escalas e naturezas. O Arranjo Populacional da Região Metropolitana de São Paulo (SP) é caracterizado pela extensão e intensidade de seus fluxos: aproximadamente 1.750.000 pessoas deslocam-se cotidianamente entre os municípios que compõem o Arranjo para estudar e trabalhar.
Essa dinâmica espacial é melhor explicada pelo conceito de
- Geografia - Fundamental | 01.3. A paisagem rural
COMPLETE a frase sobre a formação dos solos com as palavras encontradas na caixa.
O processo de formação dos _______________ contam com diversos fatores como a variação da _________________ e a água da ______________. Os microorganismos ao se decomporem formam o ______________ que é muito importante na __________________ das plantas.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Espacio y tiempo: dos conceptualizaciones sociales
[1] Los seres humanos normalmente nos movemos en
dos dimensiones: tiempo y espacio. Las cuales “percibimos”
a través del sistema de medición creado por el mismo
[4] hombre, pero realmente la mayoría no las conceptualizamos,
como dice Harvey: “Tiempo y espacio son dos categorías
básicas de la existencia humana, pero rara vez se discuten”.
[7] Si realizáramos una encuesta donde se preguntara
¿qué es tiempo? o ¿qué es espacio?, las respuestas serían
muy diversas, desde el silencio, hasta una respuesta
[10] complicada intentando explicar algo que comúnmente no se
cuestiona: simplemente se acepta. En cuanto a la segunda
pregunta, tal vez habrá quien la quiera contestar diciendo que
[13] es lo que visitan los astronautas, o quien diga que es el hueco
entre dos cosas.
Estas mismas preguntas las ha venido realizando el
[16] hombre desde los inicios de la ciencia, aunque antes de
conceptualizarlas se realizó un sistema para medirlos. Es así
como desde la civilización Babilónica ya existen vestigios de
[19] la medida del tiempo a través de relojes de sol, o los sistemas
de medidas terrestres usados desde que las civilizaciones se
convierten de nómadas a sedentarias.
[22] Así mismo, para su medida formal son dos
conceptos vinculados entre sí, ya que ambos tiempo y
espacio, son medidos bajo el mismo sistema: el sexagesimal.
[25] El tiempo a través de 60 segundos que hacen un minuto, y 60
minutos que hacen una hora; mientras que la circunferencia
terrestre 60 segundos hacen un minuto y 60 minutos hacen
[28] un grado.
M.a del Carmen Macias Huerta. Internet: <sincronia.cucsh.udg.mx> (con adaptaciones).
En el texto,
la palabra “bajo” (l.24) tiene el mismo significado que abajo.
- Arte - Fundamental | 04.3. Arte em formas
MATERIAIS
- Máquina fotográfica
- Bloco de desenho
- Papel Machê
- Bacia pequena
- Colher
- Recipiente para água
- Pincel
- Tinta acrílica – cores variadas
- Palito
- Canudinho
- Arame maleável
- Olhos móveis (para artesanato)
PROCEDIMENTOS
- Leve os alunos até o jardim da escola e peça que observem as plantas, vejam as formas, as
cores e, principalmente, procurem pelos animaizinhos que vivem no local.
- Os alunos acharão formigas, joaninhas, borboletas, etc.
- Peça aos alunos para ir registrando tudo que estão observando, tirando fotos ou fazendo
desenhos.
- De volta à sala de aula, proponha aos alunos a construção tridimensional dos bichinhos que
eles viram no jardim.
- Separe a turma em grupo de até 04 alunos.
- Distribua o material.
- Peça aos alunos para prepararem o Papel Machê , seguindo as instruções da embalagem.
- Auxilie os alunos sempre que achar necessário.
- Explique os alunos para eles modelarem os animaizinhos e esperar secar.
- Para colocar olho, boca, etc, usa-se um palito ou canudinho para fazer o desenho. Se o
professor preferir, os alunos poderão colocar anteninhas de arame ou olhinhos móveis
- Depois de tudo modelado, espere secar.
- Depois de seco, peça aos alunos para pintarem seus animaizinhos.
- Espere secar.
- Faça uma exposição dos trabalhos.
- Vai ser uma aula muito interessante.
Fonte: https://acrilex.com.br/portfolio-item/bichinhos-de-jardim/
O VOLUME NO ESPAÇO TRIDIMENSIONAL
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A morte era vista pelos egípcios como um ritual de passagem para a vida no além. No tribunal dos mortos, as almas tinham a sua vida passada julgada pelo deus Osíris. Observe abaixo a imagem que mostra essa jornada ao além.
A partir da análise da imagem, assinale a alternativa correta: