(UNICAMP) O estudo Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil (IBGE, 2015) identificou 294 arranjos populacionais no País, de diferentes escalas e naturezas. O Arranjo Populacional da Região Metropolitana de São Paulo (SP) é caracterizado pela extensão e intensidade de seus fluxos: aproximadamente 1.750.000 pessoas deslocam-se cotidianamente entre os municípios que compõem o Arranjo para estudar e trabalhar.
Essa dinâmica espacial é melhor explicada pelo conceito de
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- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
[...] Outras vezes, como naquela manhã, ela brincava com a boneca de pano confeccionada por Emilie. Lembro-me perfeitamente do rosto da boneca; tinha os olhos negros e salientes, umas bochechas de anjo, e se prestasses atenção aos detalhes, verias que apenas as orelhas e a boca estavam sem relevo, pespontadas por uma linha vermelha: artimanha das mãos de Emilie. Soraya nunca largava a boneca; enfeitava-lhe a cabeça com as papoulas que colhia, oferecia-lhe pedaços de frutas, dirigia-lhe os mesmos gestos com a mão, com o rosto, passava-lhe água-de-colônia no corpo, acariciava-lhe os cabelos de palha ou arrancava-os num momento de fúria, montava com ela no dorso das ovelhas e deitavam juntas, abraçadas. Foram dias de exaltação, de descobertas. Soraya, que parecia uma sonâmbula assustada, começou a abstrair; desenhava formas estranhas, geralmente sinuosas, na superfície de pano que cobria a mesa da sala; reproduzia formas idênticas nas paredes, nos mosaicos rugosos que circundavam a fonte, e na carapaça de Sálua onde o nome de Emilie ainda não se apagara.
HATOUM, M. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
O fragmento faz parte do romance Relato de um certo Oriente, lançado em 1989. De acordo com o fragmento, a boneca de pano era
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Sobre la casa de Pablo Neruda, contesta a las preguntas.
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
Texto base: Analise a seguir o resultado de exame de sangue de um paciente adulto e os valores de referência. Arquivo do autor
Enunciado:
De acordo os valores de referência, o colesterol “não HDL” desse paciente está:
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Organize a sala em grupos de quatro alunos. Cada grupo deve ter duas folhas e meia de papel cartão. A primeira folha deve ser marcada da seguinte forma:
- Faça uma borda de dois centímetros;
- Dobre o restante ao meio, deixando o lado preto para dentro;
- Dobre mais uma vez, dividindo a folha (menos o espaço de 2 cm) em quatro partes iguais.
Essas partes serão dobradas e a folga de dois centímetros servirá para colar a borda, formando um cano retangular. A experiência funciona também com outros formatos, como triângulos e cilindros.
Precisamos agora colar um dos fundos de modo a ficar completamente escuro. Para isso cortaremos um quadrado maior que a medida da "tampa". Demos um modelo para corte e dobra dessa parte (3). Cole as bordas com cola ou fita isolante. É muito importante que essa caixa fique completamente escura. Para isso confira com os alunos olhando dentro dela em direção à luz. Em caso de algum pedacinho com luz, cubra por fora com a fita isolante.
A parte de dentro deve ser um pouco menor, pois irá ficar dentro dessa caixa maior e não terá a tampa escura. Então, fale para os alunos fazerem os mesmos procedimentos 1 e 2, só que antes, retirem um filete de aproximadamente 1,5cm do papel. No lugar da tampa deve ser colocado um quadrado de papel manteiga, da mesma forma em que a tampa foi posta no outro.
Assim, teremos duas caixas e uma entra na outra: a caixa escura fica por fora. Com cuidado os alunos devem fazer um pequeno furo na parte central da tampa da caixa escura, com o auxílio de uma lapiseira, por exemplo. Esse furo será ajustado nas próximas etapas, mas a princípio tem que ser pequeno.
Agora, vão a um lugar claro, como o pátio da escola. Eles devem olhar por dentro da caixa e ver o resultado.
A luz de fora vai entrar pelo orifício e projetar a cena externa no papel manteiga, só que invertido. Se a projeção ficar pequena, aumentem gradualmente o buraco.
É como um cinema da vida real. Deixe os alunos experimentarem bem. Observem os efeitos quando os orifícios são maiores ou menores. Esse é o princípio óptico utilizado nas primeiras câmeras fotográficas e também pelos artistas, desde a renascença para observar e retratar o mundo.
Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/dados/lcn/_camaraescura86158.3.jpg?110708081428>. Acesso 01 nov. 2014.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema A Rua, do poeta Cassiano Ricardo, e responda à questão.
A expressão “dando milho aos pombos” usada pelo poeta revela que a mulher do quadro antigo tem uma atitude de