Listen to your teacher and color the picture.
What a beautiful picture! Let’s color it. Color the trees yellow. The ducks orange. The bird blue and red. And the turtle pink.
Questões relacionadas
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Quem defende o desmatamento de áreas na Amazônia costuma dizer que ele é necessário para levar progresso à região e desenvolvê-la economicamente. O conflito entre preservar a floresta e desenvolver a região, porém, é uma ideia errada e fora de lugar, afirma Ricardo Abramovay, professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Ele lançou o livro Amazônia: por uma economia do conhecimento da natureza, em que analisa e propõe formas de conservar a mata e gerar crescimento econômico ao mesmo tempo.
A verdadeira alternativa é a economia da floresta em pé, em substituição à economia da destruição da natureza que predomina hoje. O açaí é o exemplo mais emblemático: o rendimento de um hectare de açaí é muito superior ao de um hectare de soja (R$ 26,8 mil para o açaí e R$ 2,8 mil para a soja por ano em 2015). Há outras cadeias de valor existentes, como castanha do Pará, borracha e piscicultura, mas exploradas em condições muito precárias. A piscicultura de peixes de água doce em cativeiro na Amazônia tem vantagem sobre as formas mais conhecidas de piscicultura em cativeiro, como a de salmão. Os peixes da Amazônia criados em água doce não são carnívoros, logo o impacto ambiental é mais baixo. Além disso, o turismo ecológico no mundo cresce 15% ao ano, e na Amazônia ele tem um potencial de crescimento imenso. Tem também todo um potencial de moléculas da biodiversidade para a produção de fármacos. O Brasil vive o paradoxo de ser o país com a maior diversidade do mundo e ter uma indústria farmacêutica concentrada na produção de genéricos, pouco voltada a inovações para as principais moléstias do século XXI. É outro potencial para a valorização da floresta em pé que não estamos aproveitando.
Internet: www.dw.com (com adaptações).
A partir do texto anterior e considerando que o açaizeiro ou palmeira-açaí (Euterpe oleracea), a planta responsável pela produção do açaí, é uma monocotiledônea nativa da região amazônica, julgue o item.
Infere-se do texto que os peixes de água doce criados em cativeiro na Amazônia são consumidores primários.
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Paulo adquiriu um terreno para construir sua casa. Para que pudesse elaborar o projeto da construção, o engenheiro responsável pela obra desenhou um esboço desse terreno, mostrado a seguir.
Qual é a área do terreno comprado por Paulo?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.12 Gêneros Digitais: Mensagem Instantânea, Post e Chat
Texto base: Leia o texto. Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo O Congresso Nacional tem a oportunidade de promover a Segunda Abolição da Escravidão no Brasil. Para isso, é necessário confiscar a terra dos que utilizam trabalho escravo. A expropriação das terras onde for flagrada mão de obra escrava é medida justa e necessária e um dos principais meios para eliminar a impunidade. A Constituição do Brasil afirma que toda propriedade rural deve cumprir função social. Portanto, não pode ser utilizada como instrumento de opressão ou submissão de qualquer pessoa. Porém, o que se vê pelo país, principalmente nas regiões de fronteira agrícola, são casos de fazendeiros que, em suas terras, reduzem trabalhadores à condição de escravos - crime previsto no artigo 149 do Código Penal. Desde 1995, mais de 31 mil pessoas foram libertadas dessas condições pelo governo federal. Privação de liberdade e usurpação da dignidade caracterizam a escravidão contemporânea. O escravagista é aquele que rouba a dignidade e a liberdade de pessoas. Escravidão é violação dos direitos humanos e deve ser tratada como tal. Se um proprietário de terra a utiliza como instrumento de opressão, deve perdê-la, sem direito a indenização. Por isso, nós, abaixo-assinados, exigimos a aprovação imediata da Proposta de Emenda Constitucional 438/2001, que prevê o confisco de terras onde trabalho escravo foi encontrado e as destina à reforma agrária. A proposta passou pelo Senado Federal, em 2003, e foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados em 2004. Desde então, está parada, aguardando votação. É hora de abolir de vez essa vergonha. Neste ano em que a Lei Áurea faz 120 anos, os senhores congressistas podem tornar-se parte da história, garantindo dignidade ao trabalhador brasileiro. Pela aprovação imediata da PEC 438/2001! Até o momento: 125.223 pessoas aderiram ao Abaixo-assinado pela aprovação da PEC do Trabalho Escravo em sua versão em papel, que está circulando em todo o país. Outros 55.525 assinaram pela internet. Total até agora: 180.748 assinaturas coletadas Assine agora:
Nome completo:
RG/Órgão emissor:
E-mail:
Cidade:
UF:
País:
Disponível em: <http://www.trabalhoescravo.org.br/abaixo-assinado/>. Acesso em: 08 maio 2015.
Enunciado:
O abaixo-assinado é um texto produzido quando há a necessidade da união de pessoas em torno de um interesse comum.
Levando em conta a situação enunciativa que envolve esse tipo de texto, explique por que há a necessidade de se exigirem outros dados além da simples assinatura de quem adere ao abaixo-assinado.
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
(INSPER) Em um torneio de xadrez disputado por sete mulheres, cada uma joga com cada uma das outras uma única vez. Em cada partida, a ganhadora acumula 2 pontos, a perdedora acumula zero ponto e, em caso de empate, cada jogadora acumula 1 ponto. A tabela a seguir indica todos os resultados do torneio, exceto o resultado da última partida, entre Elisa e Fernanda, que ainda não foi disputada.
A partida ganha por Elisa, que está indicada na tabela, foi sobre:
- Arte - Fundamental | 04.1. Obras
Materiais:
- 5 sacolinhas de TNT escuro com eslático nas bordas com abertura suficiente para que uma das mãos da criança passe pelo orifício da sacolinha.
- 5 objetos de fácil identificação tátil para as crianças
- Papel A4
- Lápis e borracha
- Canetinha e giz de cêra
Desenvolvimento:
- Será que nossas mãos podem ver?
- Como alguém que não vê percebe, entende e imagina o mundo?
- Será que o mundo para o cego é igual ao nosso mundo?
- Olhar um objeto é conhecer um objeto?
- Ver uma imagem é compreender uma imagem?
Levar as crianças a compreender que ver não envolve apenas os olhos. Ver é resultado de um movimento mental, do pensamento que elabora e identifica o que é, define para quê e na arte quem vê deve criar um significado, um sentido para o objeto. Esta compreensão da obra de arte que muitas vezes envolve todo o nosso ser nem sempre se esgota no exato momento em que olhamos. Carregamos o mundo para dentro de nós!
Dividir então as crianças em grupos e dar a cada grupo uma sacolinha com um objeto dentro.
Pedir as crianças que investiguem o objeto usando apenas uma das mãos dentro da sacola.
É preciso tocar minuciosamente cada detalhe não apenas para descobrir o que é, mas também como é.
A sacolinha do objeto deve rodar nas mãos das crianças de todo o grupo e elas podem discutir sobre suas suposições, mas não podem olhar o objeto.
Distribuir então uma folha para cada aluno e pedir que desenhem este objeto seguindo apenas as informações que suas mãos estão passando para dentro deles.
Colorir e apresentar os resultados para os colegas.
Num segundo momento cada grupo poderá retirar o objeto da sacolinha e realizar um segundo desenho observando o objeto. Daí, caro professor, é só colocar um desenho ao lado do outro e realizar uma roda de conversa sobre o que aconteceu no primeiro processo e no segundo.
Sugestões:
- Qual dos desenhos foi mais fácil fazer e por quê?
- O que você aprendeu com esta atividade?
- Desenhar significa apenas usar bem o lápis com as mãos?
- O artista pensa enquanto desenha?
- A imaginação é importante para o artista? Por quê?
- Que qualidades o primeiro desenho tem que o segundo não tem? ( e vive-versa )
Observações:
- É possível e adequado montar uma pequena exposição: o objeto e os desenhos feitos pelos alunos.