A tabela a seguir revela o número de africanos escravizados que entraram no Brasil no século XIX. Observe-a atentamente.
O fato histórico que contribuiu para o fim do tráfico de escravizados foi:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: A imagem abaixo foi retirada de uma reportagem que apresenta o título: “Meia infância”. Disponível em: http://reporterbrasil.org.br/trabalhoinfantil/reportagens/ Acesso em 15 out. 201.4
Enunciado:
1. Faça uma relação entre a imagem e o título da reportagem.
2. O que é necessário para que uma criança tenha a infância inteira?
- Geografia | 3.5 Vegetação
(PUC-RS) Analise o mapa e o texto que seguem.
Nas últimas décadas, o Brasil transformou-se em um dos maiores produtores e fornecedores de alimentos e fibras para o mundo. A retirada da cobertura vegetal natural está entre os fatores que evidenciam o aumento da produção e da participação do país no mercado mundial. A cultura da soja, por exemplo, é a principal responsável pela retirada da cobertura vegetal natural para uso agrícola.
Em relação a esse contexto, o bioma identificado pelo número __________ corresponde __________, área mais afetada pela retirada de cobertura vegetal natural para a produção de soja.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Ouvir estrelas
“Ora, (direis) ouvir estrelas! Certo
perdeste o senso!” E eu vos direi, no entanto,
que, para ouvi-las, muita vez desperto
e abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda noite, enquanto
a Via-Láctea, como um pálio aberto,
cintila. E, ao vir o Sol, saudoso e em pranto,
inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: “Tresloucado amigo!
Que conversas com elas?” Que sentido
tem o que dizem, quando estão contigo?”
E eu vos direi: “Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas”.
BILAC, Olavo. Ouvir estrelas. In: Tarde, 1919.
Ouvir estrelas
Ora, direis, ouvir estrelas! Vejo
que estás beirando a maluquice extrema.
No entanto o certo é que não perco o ensejo
De ouvi-las nos programas de cinema.
Não perco fita; e dir-vos-ei sem pejo
que mais eu gozo se escabroso é o tema.
Uma boca de estrela dando beijo
é, meu amigo, assunto p’ra um poema.
Direis agora: Mas, enfim, meu caro,
As estrelas que dizem? Que sentido
têm suas frases de sabor tão raro?
Amigo, aprende inglês para entendê-las,
Pois só sabendo inglês se tem ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.
TIGRE, Bastos. Ouvir estrelas. In: Becker, I. Humor e humorismo: Antologia. São Paulo: Brasiliense, 1961.
A partir da comparação entre os poemas, verifica-se que:
- Física | 3.5 Gases
(UNICAMP) Fazer vácuo significa retirar o ar existente em um volume fechado. Esse processo é usado, por exemplo, para conservar alimentos ditos embalados a vácuo ou para criar ambientes controlados para experimentos científicos. A figura abaixo representa um pistão que está sendo usado para fazer vácuo em uma câmara de volume constante VC = 2,0 litros. O pistão, ligado à câmara por uma válvula A, aumenta o volume que pode ser ocupado pelo ar em VP = 0,2 litros. Em seguida, a válvula A é fechada e o ar que está dentro do pistão é expulso através de uma válvula B, ligada à atmosfera, completando um ciclo de bombeamento.
Considere que o ar se comporte como um gás ideal e que, durante o ciclo completo, a temperatura não variou. Se a pressão inicial na câmara é de Pi = 33 Pa, a pressão final na câmara após um ciclo de bombeamento será de
- Física | A. Escalar
(FUVEST 2007 1ª FASE) Um passageiro, viajando de metrô, fez o registro de tempo entre duas estações e obteve os valores indicados na tabela. Supondo que a velocidade média entre duas estações consecutivas seja sempre a mesma e que o trem pare o mesmo tempo em qualquer estação da linha, de 15 km de extensão, é possível estimar que um trem, desde a partida da Estação Bosque até a chegada à Estação Terminal, leva aproximadamente