De acordo com as informações da reportagem, quanto custa uma cesta básica?
Questões relacionadas
- História | 5.9 Colonização da América
(UNESP) Octávio Paz, escritor mexicano, assim se referiu à participação de índios e mestiços no movimento de Independência do México:
"A guerra se iniciou realmente como um protesto contra os abusos da metrópole e da alta burocracia espanhola, mas também, e sobretudo, contra os grandes latifundiários nativos. Não foi a rebelião da aristocracia contra a metrópole, mas sim a do povo contra a primeira. Daí que os revolucionários tenham concedido maior importância a determinadas reformas sociais que à independência propriamente dita: Hidalgo decreta a abolição da escravatura; Morelos a divisão dos latifúndios. A guerra de Independência foi uma guerra de classes e não se compreenderá bem o seu caráter se ignorarmos que, diferente do que ocorreu na América do Sul, foi uma revolução agrária em gestação."
("O labirinto da solidão", 1976.)
Segundo o autor, a luta pela Independência do México
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A tabela periódica agrupa os elementos químicos em quatro grandes categorias – metais, semimetais, não metais e gases nobres –, distribuindo-os em períodos e grupos.
Marque a alternativa que apresenta correta e respectivamente a categoria a qual pertencem os elementos a seguir: chumbo (Pb), oxigênio (O), hélio (He) e ouro (Au).
- História | 3.2 Era Vargas
(UNISINOS) “Começam com as monstruosas condições dos transportes a caminho do campo, onde centenas de seres humanos amontoam-se num vagão de gado, completamente nus, colados uns aos outros, e são transportados de uma estação para outra, de desvio a desvio, dia após dia; continuam quando chegam ao campo: o choque bem organizado das primeiras horas, a raspagem dos cabelos, as grotescas roupas do campo; e terminam nas torturas inteiramente inimagináveis, dosadas de modo a não matar o corpo ou, pelo menos, não matá-lo rapidamente. O objetivo desses métodos, em qualquer caso, é manipular o corpo humano – com as suas infinitas possibilidades de dor – de forma a fazê-lo destruir a pessoa humana tão inexoravelmente como certas doenças mentais de origem orgânica.”
(ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 504).
O relato acima, escrito pela filósofa alemã Hannah Arendt, aborda a situação a que prisioneiros do regime nazista eram submetidos durante o governo de Adolf Hitler. No Brasil, no mesmo período em que se deu a ascensão e o desenvolvimento do nazismo, o país era governado por:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text.
World Population Growth, 1950–2050
For the last 50 years, world population multiplied more rapidly than ever before, and more rapidly than it is projected to grow in the future. In 1950, the world had 2.5 billion people; and in 2005, the world had 6.5 billion people. By 2050, this number could rise to more than 9 billion.
World population expanded to about 300 million by A.D. 1 and continued to grow at a moderate rate. But after the start of the Industrial Revolution in the 18th century, living standards rose and widespread famines and epidemics diminished in some regions. Population growth accelerated. The population climbed to about 760 million in 1750 and reached 1 billion around 1800.
World population growth accelerated after World War II, when the population of less developed countries began to increase dramatically. After millions of years of extremely slow growth, the human population indeed grew explosively, doubling again and again; a billion people were added between 1960 and 1975; another billion were added between 1975 and 1987. Throughout the 20th century each additional billion has been achieved in a shorter period of time. Human population entered the 20th century with 1.6 billion people and left the century with 6.1 billion.
The growth of the last 200 years appears explosive on the historical timeline. The overall effects of this growth on living standards, resource use, and the environment will continue to change the world landscape long after.
The more developed countries in Europe and North America, as well as Japan, Australia, and New Zealand, are growing by less than 1 percent annually. Population growth rates are negative in many European countries, including Russia (-0.5%), Estonia (-0.4%), Hungary (-0.3%), and Ukraine (-0.8%). If the growth rates in these countries continue to fall below zero, population size would slowly decline. As the chart "World Population Growth, 1950–2050" shows, population increase in more developed countries is already low and is expected to stabilize.
Available at: http://www.prb.org/Educators/TeachersGuides/HumanPopulation/PopulationGrowth.aspx
Accessed on May 25, 2010.
Answer the questions.
(A) How big was the World Population after the World War II?
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(B) How big will the World Population be estimated to have in 2050?
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(C) When did the World Population grow faster?
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(D) Why are the growth rates negative in more developed countries?
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- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(UNICAMP) O Teatro de Luz Negra, típico da República Tcheca, é um tipo de representação cênica caracterizada pelo uso do cenário escuro com uma iluminação estratégica dos objetos exibidos. No entanto, o termo Luz Negra é fisicamente incoerente, pois a coloração negra é justamente a ausência de luz. A luz branca é a composição de luz com vários comprimentos de onda e a cor de um corpo é dada pelo comprimento de onda da luz que ele predominantemente reflete.
Assim, um quadro que apresente as cores azul e branca quando iluminado pela luz solar, ao ser iluminado por uma luz monocromática de comprimento de onda correspondente à cor amarela, apresentará, respectivamente, uma coloração