Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
As mudanças climáticas e da vegetação ocorridas nos trópicos da América do Sul têm sido bem documentadas por diversos autores, existindo um grande acúmulo de evidências geológicas ou paleoclimatológicas que evidenciam essas mudanças ocorridas durante o Quaternário nessa região. Essas mudanças resultaram em restrição da distribuição das florestas pluviais, com expansões concomitantes de habitats não-florestais durante períodos áridos (glaciais), seguido da expansão das florestas pluviais e restrição das áreas não-florestais durante períodos úmidos (interglaciais).
Disponível em: http://zoo.bio.ufpr.br. Acesso em: 1 maio 2009.
Durante os períodos glaciais,
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Algumas atividades humanas têm adicionado à atmosfera quantidades significativas de gases que contribuem para o aumento do efeito estufa, ocasionando mudanças climáticas, como a elevação da temperatura média global. Prevê-se um aumento de temperatura entre 1,4 e 5,8 °C e do nível global do mar entre 0,09 m e 0,88 m até 2100, além de aumento na média anual de precipitação e de evaporação em nosso século. Fenômenos biológicos como a interação insetos-plantas podem ser afetados: os calendários de floração, maturação de frutos e quebra de dormência das sementes dos vegetais e de passagem das diversas fases dos insetos vêm sendo alterados. Com isso, algumas plantas ficam prontas para a polinização sem que seus polinizadores estejam prontos, ou viceversa.
BESUNSAN, N. O desafio das mudanças climáticas. In: Seria melhor mandar ladrilhar?
Biodiversidade: como, para que e por que. Ed. UnB/Petrópolis, 2008 (adaptado).Com base no texto, os impactos das mudanças climáticas previstos em nível mundial
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Enfermo a 14 de novembro, na segunda-feira o velho Lima voltou ao trabalho, ignorando que no entretempo caíra o regime. Sentou-se e viu que tinham tirado da parede a velha litografia representando D. Pedro de Alcântara. Como na ocasião passasse um contínuo, perguntou-lhe:
— Por que tiraram da parede o retrato de Sua Majestade?
O contínuo respondeu, num tom lentamente desdenhoso:
— Ora, cidadão, que fazia ali a figura do Pedro Banana?
— Pedro Banana! — repetiu raivoso o velho Lima.
E, sentando-se, pensou com tristeza:
— Não dou três anos para que isso seja uma República!
AZEVEDO, A. Vidas alheias. Porto Alegre: s.e, 1901 (adaptado).
A crônica de Artur Azevedo, retratando os dias imediatos à instauração da República no Brasil, refere-se ao(à)
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Unioeste) Para Gilberto Freire, a família, não o indivíduo, nem tampouco o Estado nem nenhuma companhia de comércio, é, desde o século XVI, o grande fator colonizador no Brasil, a unidade produtiva, o capital que desbrava o solo, instala as fazendas, compra escravos, bois, ferramentas, a força social que se desdobra em política, constituindo-se na aristocracia colonial mais poderosa da América. Sobre ela, o rei de Portugal quase reina sem governar. Os senados de Câmara, expressões desse familismo político, cedo limitam o poder dos reis e mais tarde o próprio imperialismo ou, antes, parasitismo econômico, que procura estender do reino às colônias os seus tentáculos absorventes (Gilberto Freire. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro: José Olympio. 1994, p. 19). Assinale a afirmativa CORRETA.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A REVOLUÇÃO RUSSA
47. Texto base: Camaradas, operários e camponeses, todos os trabalhadores! A Revolução operária e camponesa venceu definitivamente em Petrogrado [...], e também em Moscou [...]. Camaradas trabalhadores! Lembrai-vos que vocês mesmos dirigem o Estado. Vocês mesmos deverão se juntar e tomar os assuntos do Estado [...]. Os latifundiários e os capitalistas acolhem hostilmente a nossa Revolução. 5 de novembro de 1917. Petrogrado. O presidente do Conselho de Comissários do Povo V. Uliánov (Lênin). In: LÊNIN, V. I. Obras Escolhidas. v. 2. Lisboa: Progresso; Moscou:Avante!, 1978. p. 415-416. (Fragmento)
Enunciado:
As principais medidas tomadas pelo Conselho dos Comissários do Povo, liderados por Lênin, foram a