Leia o fragmento a seguir.
[...] Toda vez que uma música é escolhida, cria-se uma “fila” com a sequência eleita pelos frequentadores. É possível ver todas as músicas pedidas no local e a posição da canção selecionada. Mas para evitar que alguém que não esteja no lugar decida sobre o som ambiente, só é possível escolher num raio de 300 metros.
KAMANCHEK,. Amanda. Caixinha de música, GALILEU, mar. 2014, p. 21. (Fragmento)
O conectivo Mas no texto acima sinaliza a seguinte relação de sentido no enunciado
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Os condutores e isolantes elétricos são materiais presentes em nosso dia a dia e são importantes para entendermos como a eletricidade se comporta. Por exemplo, um fio de cobre conduz melhor a eletricidade do que um fio de plástico. Isso ocorre porque o cobre é um bom condutor elétrico, enquanto o plástico é um isolante elétrico.
Qual das opções abaixo é um exemplo de material condutor elétrico?
- História | 1.7 Período Joanino
(FGV) Leia a entrevista.
FOLHA – Estamos vivendo um momento de novas interpretações em relação ao período imperial?
MAXWELL – (...) o movimento de independência da década de 1820 não aconteceu no Brasil, mas em Portugal. Foram os portugueses que não quiseram ser dominados por uma monarquia baseada na América.
Com a rejeição da dominação brasileira, eles atraíram muitos dos problemas de fragmentação, guerras civis e descontinuidade que são parecidos com aqueles que estavam acontecendo na América espanhola.
É sempre importante, ao pensar a história do Brasil, considerar que ela não se encaixa em interpretações convencionais. É sempre necessário pensar um pouco de forma contrafactual, porque a história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas. O rei estava aqui, a revolução liberal estava lá. A continuidade estava aqui, a descontinuidade estava lá.
Acho que isto explica muito das coisas que aconteceram depois no Brasil, no século 19.Marcos Strecker, Para Maxwell, país não permite leituras convencionais.
Folha de S.Paulo, 25-11-2007.
“A história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas”, pois:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Desde o início da colonização, a Amazônia brasileira tem sido alvo de ação sistemática de extração de riquezas, que se configurou em diferentes modos de produção e de organização social e política [...]. Se a Amazônia dos rios foi o padrão que marcou mais de quatro séculos de ocupação europeia, a coisa começa a mudar de figura nas três últimas décadas do século XX.
SAYAGO, D.; TOURRAND, J. F.; BURSZTYN, M. (Org.). Amazônia: cenas e cenários. Brasília: UnB, 2004.
Entre as transformações ocorridas na Amazônia brasileira, nas três últimas décadas, destaca-se
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
(UFJF-PISM) Leia os trechos abaixo sobre o período da Guerra Fria e responda ao que se pede:
“A grande descoberta dos EUA foi que, para manter a hegemonia conquistada durante a Segunda Guerra, era necessário recuperar a economia e o tecido político europeu e japonês. Em vez de países frágeis, precisava de aliados para a Guerra Fria e consumidores para a sua indústria (muito maior do que as reais necessidades do seu mercado interno). O acordo de Bretton Woods, complementado pelo Plano Marshall, garantiu um volume de moeda que viabilizou a relação demanda-produção”.
PADRÓS, E. S. Capitalismo, prosperidade e Estado de Bem-Estar Social. In: O Século XX. O tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, p. 235.
“A oeste, graças ao avanço das tropas soviéticas até Berlim, foi possível, em primeiro lugar, anexar à URSS importantes territórios: os chamados Estados bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia), a parte oriental da Polônia e uma porção da Romênia – transformada em República Soviética da Moldávia. (...). Na área da Europa Central (Polônia, Tchecoslováquia, Alemanha Oriental e, depois, República Democrática Alemã (RS), Hungria, Romênia, Albânia, Bulgária e Iugoslávia), quase toda ocupada pelos exércitos soviéticos, a expectativa de Moscou era formar um cinturão de Estado no mínimo não hostis”.
REIS, D. A. O mundo socialista: expansão e apogeu. In: O Século XX. O tempo das dúvidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002, p. 17.
Em relação aos dois trechos selecionados é CORRETO afirmar que eles se referem:
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(UNESP) Um grupo de amigos compra barras de gelo para um churrasco, num dia de calor. Como as barras chegam com algumas horas de antecedência, alguém sugere que sejam envolvidas num grosso cobertor para evitar que derretam demais. Essa sugestão: