Leia o fragmento a seguir.
[...] Toda vez que uma música é escolhida, cria-se uma “fila” com a sequência eleita pelos frequentadores. É possível ver todas as músicas pedidas no local e a posição da canção selecionada. Mas para evitar que alguém que não esteja no lugar decida sobre o som ambiente, só é possível escolher num raio de 300 metros.
KAMANCHEK,. Amanda. Caixinha de música, GALILEU, mar. 2014, p. 21. (Fragmento)
O conectivo Mas no texto acima sinaliza a seguinte relação de sentido no enunciado
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
“Infeliz é o povo que precisa de heróis”, afirma o personagem Galileu Galilei, personagem de Bertolt Brech na excelente montagem que está em cartaz até 10 de abril no Tuca, Teatro da Universidade Católica, em São Paulo. A frase famosa e muito oportuna no Brasil de hoje dá o tom da abordagem que o dramaturgo alemão faz do personagem histórico. O que está em destaque é a dimensão humana da ciência e do cientista.
O Galileu de Brecht, interpretado de maneira pouco ortodoxa pela atriz Denise Fraga, não é um herói, nem aparece de forma idealizada. Ao contrário, é apresentado cheio de contradições como um homem que gostava de comer bem, queria ser rico e salvou a própria pele por medo. A montagem garante diversão, informação e acima de tudo reflexão.
Galileu Galilei convida o público a pensar sobre as relações entre produção do conhecimento, divulgação científica e poder. Em tom de comédia, a peça narra parte da biografia do astrônomo e matemático que conseguiu provar que a Terra girava em torno do sol, mas acabou sendo obrigado a negar publicamente sua descoberta para não ser queimado nas fogueiras da inquisição.
Mais informações sobre a peça no site http://www.teatrotuca.com.br/espetaculos/galileu-galilei.html
(Matéria de Alice Giraldi)
O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se aos conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(PUC-PR)
A espuma da cerveja A cerveja é produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente da cevada maltada. Acredita-se que tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas pelo homem. Atualmente, é a terceira bebida mais consumida no mundo, logo depois da água e do chá. A espuma da cerveja, também chamada de colarinho ou creme, tem um papel fundamental na apreciação adequada da bebida, começando pelo visual: a espuma deve ser consistente e formada por bolhas pequenas. Ela protege o líquido de entrar em contato com o ar, o que evita, principalmente, que o oxigênio do ar cause oxidação da cerveja (deixando com um sabor desagradável). Além disso, também evita que a cerveja esquente e que os compostos aromáticos volatilizem rapidamente, o que ajuda a reter os aromas durante toda a degustação.
Sobre a ação biológica que ocorre na formação da cerveja, analise as afirmativas a seguir:
I. A fermentação dos cereais utilizados ocorre por ação bacteriana.
II. A espuma ou colarinho da cerveja é formada pela liberação de gás carbônico resultante da respiração do microrganismo.
III. A degradação dos açúcares presentes resulta na formaçãode oxigênio e de álcool.
IV. O microrganismo envolvido é certamente unicelular.
Das afirmativas acima, são CORRETAS.
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UESB)
Como a força eletrostática é conservativa, os fenômenos eletrostáticos podem ser descritos de modo conveniente em função de uma energia potencial elétrica, o que permite definir uma grandeza denominada Potencial Elétrico. Por ser uma grandeza escalar, pode ser aplicado para descrever fenômenos eletrostáticos de modo mais simples do que utilizando campos e forças elétricas. Considerando-se um dipolo elétrico posicionado ao longo do eixo x e centrado na origem, como mostra a figura, conclui-se que o potencial elétrico no ponto R é igual a
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
(UFPR) De acordo com Tales de Mileto, a água é origem e matriz de todas as coisas. Essa maneira de reduzir a multiplicidade das coisas a um único elemento foi considerada uma das primeiras expressões da Filosofia, porque:
- Língua Espanhola | 2.07 Advérbios e Adjetivos
(UNISC) HISTORIA DO SUDOKU
Este tipo particular de rompecabezas, tal y como lo conocemos, se publicó por primera vez al final de la década de los 170 en la revista Math Puzzles and Logic Problems (Rompecabezas matemáticos y problemas lógicos) de Dell Magazines. Este nombre que Dell le dio a estos rompecabezas fue Number Place, que es como dicha compañía los ha seguido nombrando hasta hoy. Dell tomó el concepto de Cuadrado Latino de Euler y lo aplicó a una 2rejilla de con la adición de nueve cajas, cada una de las cuales contiene todos los números del al
Como vemos, el concepto de Sudoku no se inventó en Japón, como mucha gente cree, pero sí que lo fue el nombre. En 1984, Nikoli, la compañía líder en creación de 3puzles de Japón, descubrió los Number Place de Dell y decidió presentarlos a los fans japoneses de los rompecabezas. Los rompecabezas, que inicialmente se llamaron Suuji Wa Dokushin Ni Kagiru (Los números deben ser únicos o Los números deben existir solo una vez) 4pronto se volvieron muy populares.
En 1986, después de 5añadir muchas mejoras, sobre todo creando patrones simétricos y reduciendo el número de pistas que se daban, el Sudoku llegó a ser uno de los rompecabezas más vendidos en Japón. Cuando 6se dio cuenta de que uno de los principales problemas del Sudoku era su largo nombre, Kaji Maki, el presidente de Nikoli, lo abrevió a Sudoku (Su = número, dígito; Doku = único, soltero). Hoy en dia hay más de copias de revistas de Sudoku publicadas mensualmente en Japón. En todo ese tiempo, prácticamente nadie en Europa conocía o había prestado atención a los Sudokus.
A finales de 72004, Wayne Gould, un juez retirado de Hong Kong, fan de los rompecabezas y programador, visitó Londres intentando convencer a los editores de The Times de que publicaran Sudokus. Gould, que había escrito un programa de ordenador que generaba Sudokus de diferentes niveles de dificultad, no pedía dinero por los rompecabezas. The Times decidió darle una oportunidad y el 12 de noviembre de 2004 publicó su primer Sudoku. La publicación de un Sudoku en el London Times fue solo el principio de un enorme fenómeno que rápidamente se extendió por toda Gran Bretaña y países como Australia y Nueva Zelanda. Tres dias después, el Daily Mail empezó a publicar Sudokus con el nombre Codenumber. El Daily Telegraph de Sidney los siguió el 20 de mayo de 2005. A finales de mayo de 2005 el rompecabezas 8se publicaba de forma regular en varios periódicos nacionales del Reino Unido, incluyendo Daily Telegraph, The Guardian, The Sun y The Daily Mirror. Pero eso no fue todo. En julio de 2005, el Canal 4 inglés, incluyó un Sudoku diario en su teletexto y Sky One lanzó el Sudoku más grande del mundo (un Sudoku cuadrado de 984 metros tallado en una cara de una colina en Chipping Sodbury, cerca de Bristol). La BBC Radio 4’s Today, también inglesa, empezó a leer números en voz alta en la primera versión radiofónica del Sudoku.
Famosas celebridades británicas, como Big Brother’s Jade Goody y Carol Vorderman (cuyo libro Cómo hacer Sudoku es el más vendido en el país), han declarado sus beneficios como un ejercicio mental en las clases y se ha insinuado que la resolución de Sudokus puede ayudar a frenar la progresión de enfermedades como el Alzheimer.
http//www.playsudoku.biz/historia-sudoku.aspx
En el fragmento... pronto se volvieron muy populares (ref. 4) se usa el adverbio muy. Señala la alternativa donde su uso es incorrecto según las reglas de la Real Academia Española.