Observe a imagem e escreva um parágrafo, refletindo sobre o problema tratado e como você pode contribuir para que isto não aconteça.
Questões relacionadas
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Ao morrer, o pai de João, Pedro e José deixou como herança um terreno retangular de 3 km x 2 km que contém uma área de extração de ouro delimitada por um quarto de círculo de raio 1 km a partir do canto inferior esquerdo da propriedade. Dado o maior valor da área de extração de ouro, os irmãos acordaram em repartir a propriedade de modo que cada um ficasse com a terça parte da área de extração, conforme mostra a figura.
Em relação à partilha proposta, constata-se que a porcentagem da área do terreno que coube a João corresponde, aproximadamente, a (considere )
- História | 1.1 Pré-Colonial
(UECE) As atividades manufatureiras eram geralmente proibidas no Brasil Colonial. Tal proibição ocorria, porque:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
A tendência dos nomes
O nome é uma das primeiras coisas que não escolhemos na vida. Estará inscrito nos registros: na maternidade, no RG, no CPF, no obituário etc. Enfim, uma escolha que não fizemos nos acompanha do berço ao túmulo, pois na lápide se dirá que ali jaz Fulano de Tal.
SILVA, D. Língua, n. 77, mar. 2012
Algumas palavras atuam no desenvolvimento de um texto contribuindo para a sua progressão. A palavra "enfim" promove o encadeamento do texto, tendo sido utilizada com a intenção de:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem e leia o texto a seguir:
Principais características da pirâmide de Gizé:
- - As três pirâmides de Gizé foram construídas no Egito Antigo há, aproximadamente, 4500 anos. Serviram de tumbas para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos.
- - A maior das pirâmides é a do faraó Quéops com 147 metros de altura. Ela é conhecida como a "Grande Pirâmide".
- - Acredita-se que mais de 100.000 homens, na maioria escravos, foram utilizados para a construção da pirâmide de Quéops. Levou, aproximadamente, 30 anos para ser finalizada.
- - Foram usados vários conhecimentos matemáticos para a construção das pirâmides.
- - No interior das pirâmides, dentro de uma sala especial, eram colocados o sarcófago dos faraós, com suas riquezas.
Disponível:www.suapesquisa.com/monumentos/piramides_gize.htm. Acesso em: 02 out. 2011.
As pirâmides egípcias eram
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Texto base: Você fará a seguir a leitura de um trecho da peça A vida de Galileu, escrita pelo teatrólogo alemão Bertolt Brecht, na qual o matemático e astrônomo italiano do Renascimento reflete a respeito das descobertas científicas. Podemos traçar um paralelo entre a sua reflexão e o processo de mudanças no campo das ideias, da cultura e do cotidiano da sociedade europeia que ficou conhecido como Iluminismo. [...] o tempo antigo acabou, e começou um tempo novo. [...] [...] E surgiu um grande gosto pela pesquisa da causa de todas as coisas: saber por que cai a pedra, se a soltamos, e como ela sobe, se a jogamos para cima. [...] Pois onde a fé teve mil anos de assento, sentou-se agora a dúvida. Todo mundo diz: é, está nos livros – mas nós queremos ver com nossos olhos. BRECHT, Bertolt. Teatro completo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. p. 57.
Enunciado:
Leia os apontamentos.
I. Na peça, o personagem Galileu relata “o gosto pela pesquisa” ao longo do Renascimento, assim como no século das Luzes em que os teóricos afirmavam que o método científico era indispensável para chegar a conclusões “verdadeiras”.
II. Os iluministas elegeram como a principal forma de desvendar o funcionamento da natureza a observação e a experimentação. Galileu reforça que esse pensamento era recorrente no Renascimento ao afirmar o interesse em: “saber por que cai a pedra, se a soltamos, e como ela sobe, se a jogamos para cima. [...]
III. Galileu e os iluministas criticavam as explicações que eram dadas com fundamentos divinos.
Considere V para os itens que você julga verdadeiros e F para os itens falsos.