Observe a imagem e escreva um parágrafo, refletindo sobre o problema tratado e como você pode contribuir para que isto não aconteça.
Questões relacionadas
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(UESC) 15 de setembro — O arquipélago de Galápagos consiste de dez ilhas principais, cinco das quais excedem em tamanho às demais. São todas formadas de origem vulcânica. Com exceção de uma estação muito breve, raramente chove na ilha e, mesmo assim, irregularmente, entretanto as nuvens geralmente pairam a pouca altura. Por conseguinte, enquanto as partes inferiores das ilhas são estéreis, as superiores, a partir de uma altura de 300 metros, têm clima úmido e a vegetação medra com bastante exuberância. A história natural das ilhas é extremamente curiosa. Dos pássaros terrestres, pude conseguir 26 espécies, todas peculiares ao grupo e não encontradas em nenhum outro lugar, com exceção de uma. Dentre essas, aparece o singularíssimo grupo de fringellas com treze espécies relacionadas entre si pela estrutura do bico, a curteza da cauda forma do corpo e cor da plumagem... O fato mais curioso a ser observado é a perfeita gradação do tamanho do bico nas diferentes espécies do gênero Geospiza, partindo de um bico grande, como o de um fringilídeo de bico afiado, ao de um tentilhão e até mesmo o bico de um trinador. Vendo essa gradação e diversidade de estrutura num grupo pequeno e intimamente relacionado, poder-se-ia imaginar que, devido à pouquidade de pássaros neste arquipélago, uma mesma espécie se tivesse modificado, a fim de atender a finalidades diferentes. O singularíssimo grupo de fringellas identificado por Darwin inclui-se na maior família de aves, — Fringillidae” (DARWIN, 1985, p. 96-97).
A luz de conhecimentos atuais, a interpretação correta de Darwin permite considerar que
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UNIC) A circulação pulmonar é o sistema vascular dos pulmões e sua função é transportar o sangue pelos capilares pulmonares, onde o oxigênio é absorvido pelo sangue dos alvéolos, ao mesmo tempo em que o gás carbônico é excretado, pelo sangue, para os alvéolos.
Sobre circulação pulmonar, é correto afirmar:
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Observe a seguinte linha poligonal com a representação
de alguns de seus pontos.
Marque a afirmativa CORRETA.
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UEFS) As células que constituem o sistema imune atuam em conjunto de uma forma orquestrada para assegurar proteção ao corpo humano.
De acordo com os conhecimentos relacionados às características das células que compõem o sistema imunitário humano e seu modo de ação, pode-se afirmar:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(UEL) A vida em grandes metrópoles apresenta atributos que consideramos sinônimos de progresso, como facilidades de acesso aos bens de consumo, oportunidades de trabalho, lazer, serviços, educação, saúde etc. Por outro lado, em algumas delas, devido à grandiosidade dessas cidades e aos milhões de cidadãos que ali moram, existem muito mais problemas do que benefícios. Seus habitantes sabem como são complicados o trânsito, a segurança pública, a poluição, os problemas ambientais, a habitação etc. Sem dúvida, são desafios que exigem muito esforço não só dos governantes, mas também de todas as pessoas que vivem nesses lugares. Essas cidades convivem ao mesmo tempo com a ordem e o caos, com a pobreza e a riqueza, com a beleza e a feiura. A tendência das coisas de se desordenarem espontaneamente é uma característica fundamental da natureza. Para que ocorra a organização, é necessária alguma ação que restabeleça a ordem. É o que acontece nas grandes cidades: despoluir um rio, melhorar a condição de vida dos seus habitantes e diminuir a violência, por exemplo, são tarefas que exigem muito trabalho e não acontecem espontaneamente. Se não houver qualquer ação nesse sentido, a tendência é que prevaleça a desorganização.
Em nosso cotidiano, percebemos que é mais fácil deixarmos as coisas desorganizadas do que em ordem. A ordem tem seu preço. Portanto, percebemos que há um embate constante na manutenção da vida e do universo contra a desordem. A luta contra a desorganização é travada a cada momento por nós. Por exemplo, desde o momento da nossa concepção, a partir da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, nosso organismo vai se desenvolvendo e ficando mais complexo. Partimos de uma única célula e chegamos à fase adulta com trilhões delas, especializadas para determinadas funções. Entretanto, com o passar dos anos, envelhecemos e nosso corpo não consegue mais funcionar adequadamente, ocorre uma falha fatal e morremos. O que se observa na natureza é que a manutenção da ordem é fruto da ação das forças fundamentais, que, ao interagirem com a matéria, permitem que esta se organize. Desde a formação do nosso planeta, há cerca de bilhões de anos, a vida somente conseguiu se desenvolver às custas de transformar a energia recebida pelo Sol em uma forma útil, ou seja, capaz de manter a organização. Para tal, pagamos um preço alto: grande parte dessa energia é perdida, principalmente na forma de calor. Dessa forma, para que existamos, pagamos o preço de aumentar a desorganização do nosso planeta. Quando o Sol não puder mais fornecer essa energia, dentro de mais bilhões de anos, não existirá mais vida na Terra. Com certeza a espécie humana já terá sido extinta muito antes disso.
(Adaptado de: OLIVEIRA, A.)
Leia o trecho a seguir presente no texto.
“... a vida somente conseguiu se desenvolver às custas de transformar a energia recebida pelo Sol em uma forma útil, ou seja, capaz de manter a organização. Para tal, pagamos um preço alto: grande parte dessa energia é perdida, principalmente na forma de calor.”
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a relação entre o fluxo unidirecional de energia e o calor dissipado na cadeia alimentar