(ENEM 2016) Pretende-se construir um mosaico com o formato de um triângulo retângulo, dispondo-se de três peças, sendo duas delas triângulos congruentes e a terceira um triângulo isósceles. A figura apresenta cinco mosaicos formados por três peças.
Na figura, o mosaico que tem as características daquele que se pretende construir é o:
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
O filósofo francês, Michel Foucault, ao iniciar os estudos sobre arquitetura hospitalar na segunda metade do século XVIII, percebeu que grande parte dos projetos arquitetônicos tinham como característica uma centralização do olhar voltada para indivíduos, corpos e coisas. Segundo Foucault, os modelos arquitetônicos seguiam os princípios formulados por Jeremy Bentham em sua obra “O Panopticon”, publicada no final do século XVIII. Foucault encontrou o mesmo princípio do panopticon na arquitetura das escolas, nos hospitais e, sobretudo, nos grandes projetos prisionais do início do século XIX. Em 1975, ele retoma o tema em sua obra “Vigiar e Punir”, quando se refere ao tema da tecnologia de poder e o da vigilância no sistema prisional.
De acordo com o texto, o
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(FCM-MG) A água contida no aquário da figura, de capacidade térmica de 4 x 10³cal/°C encontra-se à temperatura de 10°C. A água a 60°C flui de uma torneira e cai dentro do aquário com uma vazão de 0,5 L/min. Considere que o calor específico da água é de 1,0 cal/g°C e a densidade da água 1,0 g/cm³ e que as perdas de calor para o meio ambiente sejam desprezíveis. Para que a temperatura final da água seja 40°C o tempo que a torneira ficará aberta será de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 História em Quadrinhos
Texto base: Considere a tirinha para responder à questão 10.
Enunciado:
No último quadrinho, é possível perceber que Calvin estava
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(FUVEST) No sistema circulatório humano,
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(EXPCEX) O composto representado pela fórmula estrutural, abaixo, pertence à função orgânica dos ácidos carboxílicos e apresenta alguns substituintes orgânicos, que correspondem a uma ramificação como parte de uma cadeia carbônica principal, mas, ao serem mostrados isoladamente, como estruturas que apresentam valência livre, são denominados radicais.
(Texto adaptado de: Fonseca, Martha Reis Marques da, Química: química orgânica, pág 33)
O nome dos substituintes orgânicos ligados respectivamente aos carbonos de número 4, 5 e 8 da cadeia principal, são