Disponível em < http://liberatinews.blogspot.com/2009/06/era-uma-vez-um-brasil-pagina-10.html> Acesso em 01/07/2010
a) Quem está representado pelos personagens que aparecem nestes quadrinhos?
b) Qual era a responsabilidade das pessoas que receberam os pedaços de terra?
Questões relacionadas
- Física | C. Indução Eletromagnética
(UEFS) Os ímãs, naturais ou artificiais, apresentam determinados fenômenos denominados de fenômenos magnéticos. Sobre esses fenômenos, é correto afirmar:
- Matemática | 3.6 Exponencial
(UFPA) Uma substância ingerida pelo organismo é excluída pelo sistema excretor segundo uma função exponencial. O tempo de meia vida é o tempo que uma quantidade ingerida leva para decair à metade, que, para a substância em questão, é de 12 horas. A quantidade da substância, em miligramas, a ser ingerida de modo que, ao final de 36 horas, a quantidade restante seja de 10mg é de
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A figura a seguir é um Pôster russo de 1918 e faz alusão à situação do povo daquele país. Observe-a.
A partir da análise da figura, caracterize, de forma historicamente correta, a situação política e social da Rússia pré- revolucionária.
- Filosofia | 4. Moderna
(UNICAMP) “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. (...) A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (...) Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Trata-se, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação; nela não existe bem público, nem corpo político.”
(Jean-Jacques Rousseau, Do Contrato Social. [1762]. São Paulo: Ed. Abril, 1973, p. 28,36.)
No trecho apresentado, o autor
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UNESP) A resposta das células a pulsos elétricos sugere que a membrana plasmática assemelha-se a um circuito elétrico composto por uma associação paralela entre um resistor (R) e um capacitor (C) conectados a uma fonte eletromotriz (E). A composição por fosfolipídios e proteínas é que confere resistência elétrica à membrana, enquanto a propriedade de manter uma diferença de potencial elétrico, ou potencial de membrana, é comparável a um capacitor.
(Eduardo A. C. Garcia. Biofísica, 2002. Adaptado.)
A figura mostra a analogia entre um circuito elétrico e a membrana plasmática.
A diferença de potencial elétrico na membrana plasmática é mantida