Até o início do século XVII, os índios foram a mão de obra predominante na América Portuguesa, em diferentes regiões da colônia.
Explique por que eles foram chamados de:
(A) Negros da terra?
(B) Índios de carga?
Questões relacionadas
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
A crise ambiental está diretamente vinculada ao consumismo, pois para satisfazer as demandas mercadológicas dos sujeitos, a estrutura industrial disponibiliza diariamente novos produtos, aplacando momentaneamente a sanha coletiva dos consumidores pelas aquisições materiais, até o momento em que os objetos “mais avançados tecnologicamente” do que os anteriores são ofertados ao grande mercado. [...]. O consumismo, mais que uma desordem psicossocial, afeta o sistema ambiental na medida em que se apoia na posse e na exploração incontida de espaços e recursos finitos. Se fossem alocados todos os recursos para atendimento das necessidades humanas, que são infinitas, o colapso ambiental seria irreversível.
BITTENCOURT, Renato Nunes. A crise Ambiental. Revista Filosofia, Ciência e Vida. São Paulo: Escala. Ano IX.
Os avanços tecnológicos e, consequentemente, a industrialização ocorrida nas sociedades modernas proporcionaram o aumento progressivo do conforto humano. Entretanto, essa exploração irrefletida dos recursos naturais representa um(a)
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
O gráfico acima mostra a evolução das notas em Matemática de dois grupos de estudantes, denominados grupo I e grupo II.
Analisando o gráfico e considerando o período de 2007 a 2010, é possível afirmar:
- Matemática | 12.1 Triângulos
O teodolito é um instrumento portátil utilizado para medir ângulos e calcular distâncias. Para calcular a altura de uma torre vertical situada em terreno horizontal, um engenheiro realizou, utilizando um teodolito, as seguintes medições:
I) De um ponto B, ele avista o ponto A (mais alto da torre) sob um ângulo de 45º com o plano horizontal.
II) De um ponto C, ele avista o ponto A sob um ângulo de 30º com o plano horizontal.
A figura mostra os pontos de medições que o engenheiro obteve ao utilizar o teodolito.
Sabe-se que a distância entre os pontos B e C é igual a 40 metros e que o teodolito estava a uma altura de 1,7 m do solo em ambas as medições.
Qual é a altura aproximada, em metros, dessa torre que foi calculada pelo engenheiro?
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(G1 - ifba) Muitos dizem que Usain Bolt não corre, voa. Ou que o jamaicano não é de carne e osso.
[...]
Eis as explicações de John Brewer, diretor da Escola de Saúde Esportiva e Ciências Aplicadas da Universidade de St. Mary’s, na Inglaterra:
[...]
Muitos nem se preocupam em respirar, já que isso os tornaria mais lentos. E nesta alta intensidade o oxigênio não importa.
[...]
Ele criou uma alta porcentagem de energia anaeróbica, o que resulta em falta de oxigênio.
Por isso vemos que ele, como os outros atletas, respira profundamente.
A frequência cardíaca começa a baixar e a se estabilizar, mas o ácido lático se deslocará dos músculos ao sangue, o que pode causar tonturas e náuseas.
Mas, claro, Bolt está eufórico e parece com bastante energia.
Isso ocorre pela liberação de endorfina, o ópio natural do corpo, (...) que permite a Bolt aproveitar sua nova façanha olímpica.
A diferença é que 80% da musculatura de Usain Bolt é composto por 'fibras rápidas'
(Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/geral-37084886#share-tools). Acesso em:10/09/2016.
Considerando-se o alto desempenho do atleta Usain Bolt e as vias metabólicas de obtenção de energia por parte do organismo, podemos avaliar para esta situação que:
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Um cachorro cor de carvão dorme no azul etéreo de uma rede de pesca enrolada sobre a grama da Praça Vinte e Um de Abril. O sol bate na frente dos degraus cinzentos da escadaria que sobre a encosta do morro até a Igreja da Matriz. A ladeira de paralelepípedos curta e íngreme ao lado da igreja passa por um galpão de barcos e por uma casa de madeira pré-moldada. Acena para a velhinha marrom que toma sol na varanda sentada numa cadeira de praia colorida. O vento nordeste salgado tumultua as árvores e as ondas. Nuvens esparramadas avançam em formação do mar para o continente como um exército em transe. A ladeira faz uma curva à esquerda passando em frente a um predinho do século dezoito com paredes brancas descascadas e janelas recém-pintadas de azul-cobalto.
GALERA, D. Barba ensopada de sangue. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.
A descrição, subjetiva ou objetiva, permite ao leitor visualizar o cenário onde uma ação se desenvolve e os personagens que dela participam. O fragmento do romance caracteriza-se como uma descrição subjetiva porque