Descreva as atividades desenvolvidas pelos jesuítas na Colônia.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
Curupira
Na teogonia* tupi, o anhangá, gênio andante, espírito andejo ou vagabundo, destinava-se a proteger a caça do campo. Era imaginado, segundo a tradição colhida pelo Dr. Couto de Magalhães, sob a figura de um veado branco, com olhos de fogo.
Todo aquele que perseguisse um animal que estivesse amamentando corria o risco de ver Anhangá e a visão determinava logo a febre e, às vezes, a loucura. O caapora é o mesmo tipo mítico encontrado nas regiões central e meridional e aí representado por um homem enorme coberto de pelos negros por todo o rosto e por todo o corpo, ao qual se confiou a proteção da caça do mato. Tristonho e taciturno, anda sempre montado em um porco de grandes dimensões, dando de quando em vez um grito para impelir a vara. Quem o encontra adquire logo a certeza de ficar infeliz e de ser mal sucedido em tudo que intentar. Dele se originaram as expressões portuguesas caipora e caiporismo, como sinônimo de má sorte, infelicidade, desdita nos negócios. Bilac assim o descreve: “Companheiro do curupira, ou sua duplicata, é o Caapora, ora gigante, ora anão, montado num caititu, e cavalgando à frente de varas de porcos do mato, fumando cachimbo ou cigarro, pedindo fogo aos viajores; à frente dele voam os vaga-lumes, seus batedores, alumiando o caminho”.
Ambos representam um só mito com diferente configuração e a mesma identidade com o curupira e o jurupari, numes que guardam a floresta. Todos convergem mais ou menos para o mesmo fim, sendo que o curupira é representado na região setentrional por um “pequeno tapuio” com os pés voltados para trás e sem os orifícios necessários para as secreções indispensáveis à vida, pelo que a gente do Pará diz que ele é músico. O Curupira ou Currupira, como é chamado no sul, aliás erroneamente, figura em uma infinidade de lendas tanto no norte como no sul do Brasil. No Pará, quando se viaja pelos rios e se ouve alguma pancada longínqua no meio dos bosques, “os romeiros dizem que é o Curupira que está batendo nas sapupemas, a ver se as árvores estão suficientemente fortes para sofrerem a ação de alguma tempestade que está próxima. A função do Curupira é proteger as florestas. Todo aquele que derriba, ou por qualquer modo estraga inutilmente as árvores, é punido por ele com a pena de errar tempos imensos pelos bosques, sem poder atinar com o caminho de casa, ou meio algum de chegar até os seus”. Como se vê, qualquer desses tipos é a manifestação de um só mito em regiões e circunstâncias diferentes.
(O Brasil no folclore, 1970.)
(*) Teogonia, s.f.: 1. Filos. Doutrina mística relativa ao nascimento dos deuses, e que frequentemente se relaciona com a formação do mundo. 2.Conjunto de divindades cujo culto forma o sistema religioso dum povo politeísta. (Dicionário Aurélio Eletrônico – Século XXI). [...] à frente dele voam os vaga-lumes, seus batedores, alumiando o caminho.
Eliminando-se o aposto, a frase em destaque apresentará, de acordo com a norma-padrão, a seguinte forma:
- Química | 1.7 Gases
(ACAFE) No jornal Folha de São Paulo, de 01 de novembro de 2013, foi publicada um reportagem sobre uma Universidade paulista que foi construída sobre terra que contém lixo orgânico “[...] Com o passar do tempo, esse material começa a emitir gás metano, que é tóxico e explosivo […]”.
Quantos litros de O2(g) a 1,00 atm e 27°C são necessários para reagir em uma reação de combustão completa com 40g de gás metano?
Dado: Constante universal dos gases
(R) : 0,082 atm . L . mol– . K– .
C : 12 g/mol, H : 1 g/mol
- História | 6.15 Descolonização
(FUVEST 2013 1° FASE) Fosse com militares ou civis, a África esteve por vários anos entregue a ditadores. Em alguns países, vigorava uma espécie de semidemocracia, com uma oposição consentida e controlada, um regime que era, em última análise, um governo autoritário. A única saída para os insatisfeitos e também para aqueles que tinham ambições de poder passou a ser a luta armada. Alguns países foram castigados por ferozes guerras civis, que, em certos casos, foram alongadas por interesses extracontinentais.
Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2008, p. 139.
Entre os exemplos do alongamento dos conflitos internos nos países africanos em função de “interesses extracontinentais”, a que se refere o texto, pode-se citar a participação
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
CAROBA: Seu Euricão mandou chamar a senhora, Dona Margarida, porque seu Eudoro Vicente fez o pedido de casamento.
EURICÃO: E já que ele vai entrar na família, minha filha...
MARGARIDA: É verdade?
EUDORO: É, Margarida. Ainda não tive tempo de ir ao hotel, mudar de roupa, mas quero logo pedir uma entrevista a você para conversarmos.
EURICÃO: Ah, não, entrevista não. A entrevista é essa!
EUDORO: Mas Eurico...
MARGARIDA: Não precisa nem o senhor falar, meu pai. Prefiro ir para um convento.
EURICÃO: Está vendo o que é o recato, Eudoro? (...) Trata-se de Eudoro, é uma pessoa séria, de mais idade e além do mais vai entrar na família. Mas o recato é recato! Entrevista, sozinha, com ninguém!
EUDORO: Mas Eurico...
MARGARIDA: Já disse que prefiro ir para um convento. E vá marcar entrevista com gente de sua idade, está ouvindo? E saia daqui com seu casamento! Saia daqui porque eu...
SUASSUNA, Ariano. O Santo e a Porca. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 2005. p. 66.
Ao serem empregadas como recurso expressivo, as conjunções coordenativas apresentam finalidades que excedem suas funções gramaticais. No fragmento de texto, a conjunção “mas”, que inicia as falas de Eudoro, cumpre a função de
- História - Fundamental | 13. A Expansão do Islã e os Reinos Africanos
58. Texto base: Observe o mapa a seguir. Disponível em:< https://goo.gl/wDEV6Q>. Acesso em 24 abr. 2018 A diversidade que, desde tempos remotos é verificada nos aspectos físicos e socioculturais da África ocorre também na sua forma de organização política. Entretanto dois povos africanos foram arrancados de suas terras com mais ênfase e foram obrigados a se deslocarem para o Brasil.
Enunciado:
Assinale a alternativa que representa esses dois povos.