Baseando-se nas informações apresentadas no quadro, aponte um fato que represente um avanço e um retrocesso e justifique sua escolha :
Avanço político –
Retrocesso político –
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Um século depois do fim da escravidão, o país continua a receber os filhos da África. [...] Percorrer léguas de distância, sofrer com o preconceito e amargar a saudade da família para realizar um único sonho: conseguir condições melhores de vida. [...] De acordo com o Consulado de Angola, em 1996 o Brasil recebeu 15 mil imigrantes vindos daquele país [...]. A vinda dos africanos passou por [...] fases importantes. A primeira [...] ocorreu durante o período escravista [...]. Na década de 1980, os conflitos civis nos países africanos de Língua Portuguesa aumentaram a vinda de refugiados negros. [...]
TAVARES, Juliana. Em busca do lugar ao sol. Revista História Viva. n. 3. São Paulo: Duetto. p. 94-95.
Explique por que muitos africanos e negros ainda sofrem com o preconceito no Brasil.
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(Upe) A partir dos anos 1970, o sistema de produção fordista começou a entrar em crise, pois a superprodução gerou uma diminuição acentuada da lucratividade. Como alternativa, surge, no Japão, um novo sistema de trabalho capitalista, que possui como modelo produtivo a flexibilização da produção. Além de reordenar as relações de trabalho, esse novo sistema produtivo permitiu o avanço tecnológico em muitas áreas. A imagem a seguir representa um novo tipo de trabalhador exigido por esse sistema de produção capitalista das sociedades modernas.
Sobre as características desse sistema de produção, é CORRETO afirmar que:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Esclareça o significado de monarquia hereditária.
Nos regimes republicanos, a sucessão do poder diferencia-se dos regimes monárquicos.
Comente essa diferença.
- Matemática
Na figura abaixo, está representado um cubo em que os pontos T e R são pontos médios de duas de suas arestas. Sabe-se que a aresta desse cubo mede 2cm. Assim, o volume do sólido geométrico definido pelos pontos PQRST, em cm³, é:
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Não foram, contudo, só as religiões de origem africana que ajudaram na construção de novas solidariedades e identidades. O ensino do catolicismo a todo africano escravizado era obrigação dos senhores, o que também serviu de caminho para a organização de novas comunidades negras, principalmente quando agrupadas em irmandades leigas de devoção a um determinado santo. Essas associações religiosas de “homens pretos” eram não só aceitas como estimuladas pela Igreja Católica e pela administração colonial.
SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil Africano. 3. ed. São Paulo: Ática, 2012. p. 116.
O texto aponta uma das características da educação colonial que permitiu o(a)