Analisando o gráfico, descreva uma característica da sociedade brasileira.
Questões relacionadas
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
A distribuição média, por tipo de equipamento, do consumo de energia elétrica nas residências no Brasil é apresentada no gráfico:
Como medida de economia, em uma residência com 4 moradores, o consumo mensal médio de energia elétrica foi reduzido para 300kWh. Se essa residência obedece à distribuição dada no gráfico, e se nela há um único chuveiro de 5000W, pode-se concluir que o banho diário de cada morador passou a ter uma duração média, em minutos, de:
- História | 4. Idade Média
TEXTO I [...] a aristocracia do final do período feudal foi obrigada a abandonar antigas tradições e a adquirir muitas aptidões novas. Teve que deixar o exercício militar da violência privada, os padrões sociais de lealdade do vassalo, os hábitos econômicos de despreocupação hereditária, os direitos políticos de autonomia representativa e os atributos culturais de ignorância iletrada. Teve que aprender as novas ocupações de um oficial disciplinado, um funcionário letrado, um polido cortesão [...]. A história do absolutismo ocidental é, em grande parte, a história da lenta reconversão da classe dominante fundiária à forma necessária de seu próprio poder político [...].
ANDERSON, Perry. Linhagens do absolutismo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985, p. 47. (Adaptado)
TEXTO II
À medida que as maneiras se refinam, tornam-se distintivas de uma superioridade: não é por acaso que o exemplo parece vir de cima e, logo, é retomado pelas camadas médias da sociedade, desejosas de ascender socialmente. É exibindo os gestos prestigiosos que os burgueses adquirem estatuto nobre. O ser de um homem se confunde com a sua aparência. Quem age como nobre é nobre.
RIBEIRO, Renato Janine, A Etiqueta no Antigo Regime. São Paulo: Editora Moderna, 1998, p. 12. (ASS.C3H11)
A etiqueta, cuja noção foi apresentada pelo Texto II, à luz do texto I, foi um instrumento de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Texto base: Texto para a questão 1 Aquarela Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela;
Cheiro de chão que amanhece.
Estavas sob a latada
Quando te abri a janela. Cheiro de jasmim-laranja
Pelos jardins anoitece;
Junto a papoulas dobradas,
Num canteiro florescendo,
A tua saia singela. Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela... Não sei se és tu, se eras outra,
Não sei se és esta ou aquela,
A que não quis nem me quer,
Fugindo sob a latada
Nessa tarde de aquarela. Macaibeiras chovendo
Cheiro de flor amarela... CARDOZO, Joaquim. Signo Estrelado. In: Poesia completa e prosa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008, p. 193 Vocabulário:
Macaibeira ou macaubeira – palmeira comum desde a América Central até a região Sudeste do Brasil.
Latada – caramanchão, alpendre de casa rústica
Enunciado:
Em sua fala, o eu lírico dirige-se:
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UNIME) Considerando-se as características anátomo-fisiológicas do sistema respiratório, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Variações do calibre das vias condutoras resultam em alterações da sua resistência, o que produz modificações no fluxo de ar.
( ) Quando a pressão interna na caixa torácica aumenta e se torna menor que a pressão do ar atmosférico, o ar penetra nos pulmões.
( ) Os efeitos do sistema nervoso autônomo sobre o diâmetro das vias aéreas são previsíveis sobre a resistência das vias e sobre o fluxo de ar.
( ) A regulação do fluxo sanguíneo pulmonar é feita pela alteração da resistência das arteríolas pulmonares, sendo controladas por fatores locais, principalmente pelo O2.
( ) Quando o diafragma se contrai, ele reduz o volume torácico e empurra o ar usado para fora dos pulmões.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UEFS) A figura representa a intensidade da corrente elétrica I, que percorre um fio condutor, em função do tempo t. Nessas condições, é correto afirmar que a corrente média circulando no condutor no intervalo de tempo entre t = 0 e t = 6,0ms, em mA, é igual a