28. Analise a figura e responda a próxima questão.
Ao percorrer as ruas de uma grande capital do Brasil, um catador ajuda o meio ambiente recolhendo objetos do plástico.
A) IDENTIFIQUE o tipo de material de plástico encontrado pelo catador.
B) DESCREVA o uso desse material plástico antes de ser jogado fora.
Questões relacionadas
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
As reações de desidratação de álcoois são empregadas para a síntese de alquenos. No entanto, uma limitação dessa metodologia é a formação de mais de um produto. Um exemplo é a reação de desidratação do álcool 1, que, na reação com ácido fosfórico (H3PO4), produz uma mistura dos cicloalquenos 2 e 3, sendo o mais substituído aquele que se apresenta em maior porcentagem na mistura.
Realizando o mesmo processo descrito no texto com o 3-metilbutan-2-ol, obtém-se como produto majoritário o
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Figuras de Linguagem
Texto base: A questão refere-se à cantiga Velocidade não!, elaborada pela compositora Irene Rios da Silva da cidade de Florianópolis – SC, a respeito do cuidado no trânsito. Leia-a e observe-a com atenção. (Segunda-feira, 17 de agosto de 2009). VELOCIDADE NÃO! Devagar, devagarinho, Você também vai chegar, Vá com calma e segurança, Não precisa se apressar. Motorista obedeça
Sempre a sinalização,
Pra não perder o controle
Do seu carro e condução. Tenha em mente, motorista,
Em suas mãos tem muitas vidas,
Ande na velocidade
Que por lei é permitida. SILVA, Irene Rios da. Transitando com Segurança: Educação para o trânsito. 2ª edição. Ilha Mágica Editora. Florianópolis, 2006, p. 113. Fonte: http://educacaoparaotransitocomqualidade.blogspot.com/2009/08/velocidade-nao.html - 1o/11/2009 - adaptado.
Enunciado:
A cantiga Velocidade Não! constitui uma paródia – imitação cômica, caricata de uma obra literária ou de enunciado popular – de uma conhecida cantiga popular, Ciranda Cirandinha, conforme exemplo a seguir.
Ciranda Cirandinha
Ciranda Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O Anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por isso dona Rosa
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá se embora
Fonte: http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/983988/ – 1º/11/2009 – adaptado.
Explique as figuras de linguagem que podem ser percebidas na comparação das primeiras estrofes das duas cantigas, de forma que Velocidade Não! demonstre o fato de ser uma paródia da popular Ciranda Cirandinha.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o fragmento do conto para responder à questão. E, de repente, todos os lobos começaram a uivar juntos, como se a luz da lua exercesse sobre eles um efeito peculiar. Os cavalos mais uma vez acuaram, em violentos saltos e convulsões, com os olhos girando dolorosamente nas órbitas; mas aquele anel de terror vivo os envolvia por todos os lados, e os pobres animais não tinham como escapar ao cerco. Gritei pelo cocheiro — pois me parecia que a única chance de salvação era romper a barreira de lobos, para que ele voltasse à carruagem. Continuei gritando e batendo com as mãos nas laterais da caleche, na esperança de que o barulho afugentasse as feras. De repente, ouvi palavras retumbando em tom imperioso; procurando com os olhos a origem daquela voz, avistei o cocheiro lá adiante, de pé no meio da estrada. Ele ergueu os braços e começou a separá-los lentamente, como que abrindo caminho em meio a obstáculos impalpáveis. À medida que os braços se moviam, o silenciosomar de lobos ia se rasgando; as feras se afastavam umas das outras, e uma trilha se alargava no meio da alcateia … De súbito, uma nuvem gigantesca cruzou a face da lua, e a cena novamente mergulhou nas trevas. STOKER ,Bram. Drácula. Disponível em: www.companhiadasletras.com.br/trechos/85134.pdf. Acesso em: 25 fev. 2019. Glossário
Caleche – tipo de carruagem com dois assentos, puxada por quatro cavalos.
Enunciado:
Os destaques assinalam termos coordenados entre si em:
- Física | 2.4 Gravitação Universal
Sgundo o texto :Na cidade de Macapá, no Amapá, Fernando envia uma mensagem via satélite para Maria na mesma cidade. A mensagem é intermediada por um satélite geoestacionário, em órbita circular cujo centro coincide com o centro geométrico da Terra, e por uma operadora local de telecomunicação da seguinte forma: o sinal de informação parte do celular de Fernando direto para o satélite que instantaneamente retransmite para a operadora, que, da mesma forma, transmite para o satélite mais uma vez e, por fim, é retransmitido para o celular de Maria.Considere que esse sinal percorra todo trajeto em linha reta e na velocidade da luz, c que as dimensões da cidade sejam desprezíveis em relação à distância que separa o satélite da Terra, que este satélite esteja alinhado perpendicularmente à cidade que se encontra ao nível do mar e na linha do equador. Sendo, M massa da Terra, T período de rotação da Terra, RT raio da Terra e G a constante de gravitação universal, o intervalo de tempo entre a emissão do sinal no celular de Fernando e a recepção no celular de Maria, em função de c M T G e RT é:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UFRGS) Os ácidos nucleicos são polímeros que atuam no armazenamento, na transmissão e no uso da informação genética. Com base na estrutura e função destes polímeros,assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) Seus monômeros são denominados nucleotídeos.
( ) Seus monômeros estão unidos por meio de ligações fosfodiésteres.
( ) Suas bases nitrogenadas estão diretamente ligadas aos fosfatos.
( ) Suas bases nitrogenadas podem ser púricas ou pirimídicas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: