28. Analise a figura e responda a próxima questão.
Ao percorrer as ruas de uma grande capital do Brasil, um catador ajuda o meio ambiente recolhendo objetos do plástico.
A) IDENTIFIQUE o tipo de material de plástico encontrado pelo catador.
B) DESCREVA o uso desse material plástico antes de ser jogado fora.
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
O DNA (ácido desoxirribonucleico), material genético de seres vivos, é uma molécula de fita dupla, que pode ser extraída de forma caseira a partir de frutas, como morango ou banana amassados, com uso de detergente, de sal de cozinha, de álcool comercial e de uma peneira ou de um coador de papel.
O papel do detergente nessa extração de DNA é:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(USF) Nos eucariontes, o RNA transcrito a partir de um gene normalmente é chamado de pré-RNAm, pois ele ainda não está pronto para ser traduzido em proteína. O préRNAm seria, assim, uma versão ainda não acabada do RNA mensageiro, que precisa ser primeiramente processado no (I) para, em seguida, migrar ao (II).
Os íntrons são retirados do pré-RNA por meio de enzimas especiais e, em seguida, os éxons são unidos uns aos outros. O RNAm formado apenas por éxons recém-unidos está pronto para sair do núcleo e ser traduzido pelos (III), resultando na formação de uma proteína.
SILVA, Jr, Cesar da & SASSON, Sezar. Biologia: volume 3, 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2011, p. 58 e 59.
Considere a sequência de códons a seguir e selecione a alternativa que preenche corretamente (I), (II) e (III) e que apresenta o número de aminoácidos incorporados à cadeia polipeptídica
- Química | 3.8 Bioquímica
(ITA) Considere as substâncias I, II e III e representadas pelas seguintes fórmulas estruturais:
Sob certas condições de umidade, temperatura, pH e/ou presença de determinadas enzimas, estas substâncias são hidrolisadas. Assinale a opção CORRETA para o(s) produto(s) formado(s) na reação de hidrólise das respectivas substâncias.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Embora houvesse repressão, com muitas prisões e torturas, durante o período da ditadura, a imagem que os generais passavam era a de um país organizado e tranquilo. Assim, a propaganda oficial do regime exagerava os aspectos positivos do país e propositalmente escondia a violência praticada pelo Estado. Os militares criaram uma frase para divulgar suas ideias: “Brasil: ame-o ou deixe-o”.
O que o governo queria transmitir aos brasileiros com esse lema? E era isso o que acontecia?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 5.1 Antítese, Paradoxo, Hipérbole e Eufemismo
Texto base: Leia o texto. Vovô Bartolomeu Vovô Bartolomeu desde manhãzinha que olhava o pardacento céu, enrugando a já bem engelhada testa. — Vovô, que é que você está a ver no céu? — Estou vendo uma coisa que você vai ver só, logo no meio-dia, e que a estas horas já chegou lá no sô Luca. — Que é que tem lá no sô Luca? — Diga aos homens para trabalhar com pressas, senão você vai ver só: ninguém que para com chuva. E vovô Bartolomeu entrou arrastadamente na cubata, donde saía um fumo bem de fogueira quente. Ainda o ouvi cantar — Eh! Eh! Eh! Eh! — Eh! pessoal! Vamos despachar o serviço. Vovô Bartolomeu disse que vai vir chuva. E todo o pessoal começou a trabalhar com força, para acabar de recolher o milho, quase para o meio-dia. A colheita não tinha sido má, e para este ano havia de pagar todas as contas e ainda sobrava dinheiro para dar o alembamento da filha do velho Gonga. [...] In: SANTILLI, Maria Aparecida. Estórias africanas: história e antologia.
São Paulo: Ática, 1985, p. 55-7.
Enunciado:
O trecho “Vovô Bartolomeu desde manhãzinha que olhava o pardacento céu, enrugando a já bem engelhada testa”, refere-se ao fato de o vovô estar observando a