Os fenômenos de dilatação e contração térmica são muito importantes para entendermos diversos processos que acontecem ao nosso redor. No caso dos metais, eles são materiais muito utilizados na indústria e na construção civil, o que faz com que o conhecimento sobre esses fenômenos seja essencial para garantir a qualidade e a segurança dos produtos fabricados.
Qual é o principal fator que afeta a dilatação térmica dos materiais?
Questões relacionadas
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
Segundo levantamento do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Amazonas é o estado brasileiro com maior incidência de raios, com uma média anual de 11 milhões de descargas elétricas. Para evitar ser atingido por um deles em dias de tempestade, é recomendado afastar-se de árvores e postes de iluminação. Praias, piscinas e locais onde o ser humano seja o objeto mais alto em relação ao chão também devem ser evitados. Se não for possível encontrar um abrigo, o mais aconselhável é ficar agachado no chão, com as mãos na nuca e os pés juntos.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem que mostra possibilidades de combinação de dois métodos contraceptivos.
Disponível em: <http://bemjovem.files.wordpress.com/2012/03/blog-e1333038802533.jpg?w=538>. Acesso em: 16 março 2013. (Adaptado).
Cite dois métodos que completam o esquema, nos lugares de X e Y. Justifique sua resposta.
- Arte - Fundamental | 07. Artes Visuais: Barroco
Um dos grandes mestres do Barroco Mineiro, que se destacou tanto na escultura quanto em projetos arquitetônicos, foi Antônio Francisco Lisboa, conhecido também como Aleijadinho. Esse artista recebeu tal apelido em decorrência:
- Língua Portuguesa | Habilidade 3
A invenção de Hugo Cabret
O livro conta a jornada de Hugo Cabret, um menino órfão que mora em uma estação de trem parisiense, nos anos 1930. Seu trabalho é a manutenção do relógio da estação, porém a tarefa que lhe tem uma importância maior é completar a construção de um autômato — espécie de robô — deixado a ele pelo pai. Junto de sua mais nova amiga, Isabelle, sobrinha do amargo mercador de brinquedos, Hugo embarca em uma enorme aventura em busca de respostas para suas inúmeras perguntas.
O que chama atenção antes mesmo do início da leitura é o visual do livro. Muito bonito, colorido e simbólico. Brian, além de escrever, ilustrou toda a sua obra. E são essas mesmas ilustrações que constroem o grande clímax ao redor da leitura. O autor simula a experiência do cinema em suas páginas, colocando, por exemplo, páginas pretas no início, representando a escuridão das salas de cinema. Os desenhos, que estão presentes na maioria das páginas, não são apenas ilustrações. São parte complementar da história, pois substituem as palavras em vários trechos.
Leitura rápida, experimental e muito interessante — ainda mais se você é amante da história do cinema.
Disponível em: www.cantodosclassicos.com. Acesso em: 1 dez. 2017 (adaptado).
Nesse texto, os elementos constitutivos do gênero são utilizados para atender à função social de
- História | 5.7 Iluminismo
[1] A Exposição Universal de Paris (1900) comprovava
o triunfo da ciência e a soberania da máquina. A luz venceu o
limite da noite e instaurou as 24 horas como o novo tempo da
[4] cidade. A arte se afastava do mundo burguês à procura de uma
nova clientela. Era preciso tornar-se autêntica, “autárquica”,
“pura”. A busca dessa pureza motivou os artistas do século XX
[7] a uma procura incessante, cujo resultado se comprova na
produção de obras que deram corpo a uma notável revolução
cultural.
P. E. Grinberg e A. A. da Luz. Revoluções artístico-culturais no século XX. In: F. C. T. da Silva (Org.). O século sombrio: uma história geral do século XX. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 305 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item.
No contexto histórico do século XIX, quando muito do ideário iluminista conseguiu materializar-se, surgiu a primeira escola científica do pensamento sociológico, o positivismo, integrado à afirmação da racionalidade tanto das ciências naturais quanto do método por elas empregado.