14. Marca la opción en que hay una palabra intrusa.
Questões relacionadas
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
As vacinas evoluíram muito nas últimas décadas, bem como o modo de administrá-las, chegando ao ponto de serem desenvolvidos métodos de aplicação que não utilizam agulhas, como a injeção por pressão de ar, o que gera uma série de vantagens em comparação ao uso da agulha.
Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo.
( ) A agulha é um resíduo de difícil descarte, pois pode ficar contaminada, gerando um alto custo para o destino correto.
( ) O uso de agulha injeta um volume específico num espaço limitado na camada tecidual, enquanto o injetor sem agulha espalha o material por uma área maior.
( ) A vantagem de utilizar o dispositivo injetor sem agulha é que a capacidade de regulagem de pressão facilita alcançar ou ultrapassar as camadas subcutâneas.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente os parênteses, de cima pra baixo.
- Biologia | 10.5 Cordados
(UDESC) Observe as figuras a seguir.
Elas representam duas classes de animais pertencentes ao Filo Chordata. A respeito das principais características desses animais, analise as proposições abaixo.
I. Na Figura 1, pode-se observar um peixe da Classe Chondrichthyes, animal que apresenta esqueleto cartilaginoso; e, na Figura 2, um representante da Classe Osteichthyes, animais de esqueleto ósseo.
II. A linha lateral é um órgão exclusivo dos peixes ósseos e tem por função detectar vibrações na água.
III. As brânquias dos peixes Chondrichthyes encontram-se protegidas por um opérculo.
IV. Os peixes ósseos flutuam na água graças à presença de uma estrutura denominada bexiga natatória.
V. Os peixes cartilaginosos apresentam a boca localizada na porção ventral do corpo, enquanto nos peixes ósseos a posição é anterior.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Em 1950, Erwin Chargaff e colaboradores estudavam a composição química do DNA e observaram que a quantidade de adenina (A) é igual à de timina (T), e a quantidade de guanina (G) é igual à de citosina (C) na grande maioria das duplas fitas de DNA. Em outras palavras, esses cientistas descobriram que o total de purinas (A+G) e o total de pirimidinas (C+T) eram iguais.
Um professor trabalhou esses conceitos em sala de aula e apresentou como exemplo uma fita simples de DNA com 20 adeninas, 25 timinas, 30 guaninas e 25 citosinas.
Qual a quantidade de cada um dos nucleotídeos, quando considerada a dupla fita de DNA formada pela fita simples exemplificada pelo professor? - Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Linhas e cordões de diferentes espessuras e materiais
- Raízes secas de diferentes tamanhos e formas
- Papel A4 branco ou papel craft
- Giz de cêra
- Tesoura e cola
Desenvolvimento:
Para executar esta atividade será necessário pedir aos alunos que tragam de casa linhas, cordões, barbantes de diferentes materiais bem como raízes secas encontradas por eles.
De posse do material, realizar uma frotagem livre com as linhas e raízes pesquisando a composição sobre a carteira com os materiais. Outra possibilidade é de que, a partir da composição, seja realizado um desenho livre de observação. Por último pode-se realizar uma colagem com os materiais dando formas a uma composição e preencher os espaços com pontos de canetinha hidrocor ou giz de cêra.
Observações:
- No caso das colagens uma bonita forma de exposição seria montar os trabalhos em tecido rústico, por exemplo, a juta e, neste caso, realizar a colagem no papel craft.
- Esta atividade poderá ser útil após a atividade da página 24 do livro didático.
- Frotagem: A palavra “frotagem” vem do francês frotter, que significa “esfregar”. A técnica da frotagem consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície que apresente um relevo ou uma textura e esfregar com o material escolhido, pressionando-a até que apareça o relevo ou a textura
- História | 6.01 Revolução Francesa
(UNB) Tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, políticos e sociais. O cidadão pleno seria aquele que fosse titular dos três direitos. Cidadãos incompletos seriam os que possuíssem apenas alguns dos direitos. Os que não se beneficiassem de nenhum dos direitos seriam não cidadãos. Esclareço os conceitos. Direitos civis são os direitos fundamentais à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei. Eles se desdobram na garantia de ir e vir, de escolher o trabalho, de manifestar o pensamento, de organizar-se, de ter respeitada a inviolabilidade do lar e da correspondência, de não ser preso a não ser pela autoridade competente e de acordo com as leis, de não ser condenado sem processo legal regular.
É possível haver direitos civis sem direitos políticos. Estes se referem à participação do cidadão no governo da sociedade. Seu exercício é limitado a parcela da população e consiste na capacidade de fazer demonstrações políticas, de organizar partidos, de votar, de ser votado. Finalmente, há os direitos sociais. Se os direitos civis garantem a vida em sociedade, se os direitos políticos garantem a participação no governo da sociedade, os direitos sociais garantem a participação na riqueza coletiva. Eles incluem o direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde, à aposentadoria. A garantia de sua vigência depende da existência de uma eficiente máquina administrativa do Poder Executivo. Em tese, eles podem existir sem os direitos civis e, certamente, sem os direitos políticos.
José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 9-10.
A Revolução Francesa representou um momento crucial de expansão de direitos no mundo ocidental. Tal expansão, no entanto, desencadeou, ao longo dos séculos XIX e XX, complexo processo em que nem todos esses direitos foram, simultaneamente, concedidos a todos os grupos sociais. Acerca do processo da expansão de direitos civis, políticos e sociais na França, nos vinte anos subsequentes ao início da Revolução Francesa, é correto afirmar que: