11. Analise a imagem que mostra as informações nutricionais contidas no rótulo de um produto.
Disponível em: http://www.clubdofitness.com.br/wp-content/uploads/2012/03/rotulo_ler_NOVO.jpg. Acesso em: 17 mar.2012.
Muitas vezes quando falamos em glicose, nos vem à cabeça um doce, chocolate, ou seja, basicamente o açúcar. Na realidade, quase todos os alimentos que estão presentes na nossa dieta diária têm, mesmo que em pequena quantidade, esse nutriente, a glicose, que na tabela aparece nomeada como hidrato de carbono.
Identifique a função da glicose no organismo humano e cite o processo pelo qual ela é produzida.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 3.1 O Trabalho na Cidade
Você já assistiu a uma apresentação em um circo? Como será que são as relações de trabalho das pessoas que se dedicam a arte circense? DEBAIXO DA LONA A família Palácios iniciou a vida circense há mais de 150 anos. Willi Palácios, que tinha descendência russa, iniciou o Circo Moscou, levando a companheira e os filhos para conhecer o mundo. Hoje, após passar por toda a América Latina e alguns países do oriente, o circo soma 66 integrantes, sendo que apenas 26 atuam no picadeiro. O circo é uma empresa familiar que tem chefe, gerente e diretores. Alguns colaboradores têm carteira assinada; outros contratos temporários. Por onde passam, geram empregos passageiros desde a mão de obra até a divulgação e o marketing. [...] Disponível em: <http://www.jornalahora.inf.br/?oxi=lerNoticia¬iciaId=661&jid=148>. Acesso: 14 de maio de 2015. O Circo de Moscou é uma empresa, sendo assim, os seus proprietários são chamados de trabalhadores autônomos. Há ainda os colaboradores e os registrados. O Circo de Moscou, quando chega a uma determinada cidade , gera emprego temporário para os seus habitantes.
A) Caracterize as relações de trabalho de cada trabalhador, preenchendo o quadro a seguir.
B) A Carteira de Trabalho é um documento. Qual é a importância desse documento para alguns trabalhadores?
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Uema) (...) Uma opinião diversa da minha, um modo de se comportar oposto ao meu, obriga-me a refletir. Eu me questiono o que enriquece minha maneira de ver, de pensar e de agir. Enfim, o outro me faz progredir e ajuda-me na construção de minha personalidade. Não se trata de aceitar, sem refletir, os modismos ou de ser um cata-vento girando aos quatro ventos. Trata-se, somente, de se abrir ao mundo exterior, de ficar atento aos outros; ou seja, de estar pronto a compreender, reagir, construir. O racismo somente será vencido quando nós soubermos dizer ao outro um “muito obrigado”, tanto maior quanto maiores forem as diferenças entre nós.
JACQUARD, Albert. Todos semelhantes, todos diferentes. São Paulo: Augustos, 1993.
Os seres humanos se percebem na relação social com o outro e esse outro, dentro de um possível, nos leva a refletir sobre o nosso modo de ser, de pensar e de agir. Na relação do eu – outro se constrói:
- Química | 1.1 Introdução à Química
A água bruta coletada de mananciais apresente alto índice de sólidos suspensos, o que a deixa com um aspecto turvo. Para se obter urna água límpida e potável, ela deve passar por um processo de purificação numa estação de tratamento de água. Nesse processo, as principais etapas são, nesta ordem: coagulação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.
Qual é a etapa de retirada de grande parte desses sólidos?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Leia o texto abaixo para responder à questão 4 MAUTNER, Anna Veronica. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/opiniao/2013/11/1367282-anna-veronica-mautner-entre-o-campo-e-a-cidade.shtml>.
Acesso em: 14 fev. 2014. Adaptado
Enunciado:
A expressão “notas breves”, presente na linha 16, significa
- Língua Portuguesa - Fundamental | 03.1. Verbos, frase e oração, sujeito e predicado
10. Leia o texto a seguir.
A bella polenta
Fogão a lenha, panela de ferro, água borbulhante, farinha de milho amarelo, pá de madeira e muita força no braço da mama Olívia, que acabou de voltar da roça e prepara o almoço para o marido Giácomo e seus filhos: Dênico, Izéfiro, Corona e Fiori. A polenta será comida com formagio (queijo), feito com o leite gordo de Belim, a sua vaca leiteira que está de bezerro novo.
Esta cena poderia ocorrer na casa de qualquer uma das famílias de imigrantes italianos ou de seus descendentes, que se instalaram e colonizaram uma grande região do sul e sudeste do Brasil.
Adaptado de VALANDRO, Pedro Oscar. La bella polenta.
A cultura dos migrantes ítalo-brasileiros em Verê (1950-1960).
Universidade Tuiuti do Paraná. 1999.
Complete o quadro a seguir, classificando gramaticalmente as palavras destacadas no texto.