Read the text below to answer the question.
What does Clara eat for breakfast? Draw and color.
Questões relacionadas
- Biologia | 14. Biotecnologia
Na clonagem molecular, moléculas de DNA recombinante são formadas in vitro por meio da inserção de genes de interesse em vetores, como os plasmídeos. Essas moléculas de DNA recombinante são, então, introduzidas nas células hospedeiras, comumente células bacterianas, o que é chamado de transformação. Quando essas bactérias se replicam, produzem também uma enorme quantidade do DNA recombinante que contém a sequência de interesse. Os vetores de clonagem mais utilizados são plasmídeos de Escherichia coli. Eles são moléculas de DNA circular compostas por regiões funcionais como uma origem de replicação, um gene de resistência a determinado antibiótico, alguns sítios de restrição, que são os locais em que serão feitas as clivagens pelas enzimas de restrição para que o gene de interesse possa ser inserido no plasmídeo. Após a transformação, as bactérias são semeadas em ágar contendo o antibiótico correspondente ao gene de resistência presente no plasmídeo.
Disponível em: www.biomedicinapadrao.com.br. Acesso em: 19 ago. 2021 (adaptado).
O cultivo das bactérias no meio descrito serve para:
- Geografia - Fundamental | 07. Qualidade Ambiental e Cidadania
Texto base: .
Enunciado:
Leia o trecho que fala sobre o aquecimento global.
Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm. Acesso em 24/05/2013.
A partir da leitura do texto, descreva as consequências do aquecimento global para o planeta.
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
Não produzir qualquer tipo de resíduo ou poluente é o principal atributo em favor do hidrogênio como combustível para gerar energia elétrica. Ele faz funcionar células de combustível, equipamentos que produzem eletricidade sem danos ambientais. Como uma das fontes de hidrogênio é a água, uma das alternativas, em consonância com a preocupação ambiental, é o reuso da água como produção de energia renovável, utilizando esgotos e efluentes industriais. O grupo de professores da Escola de Engenharia de São Carlos/USP desenvolveu um método para produzir hidrogênio em um reator de fluxo contínuo, constantemente alimentado com rejeitos que seriam, muitas vezes, descartados sem tratamento em rios e lagoas. No sistema, bactérias anaeróbicas do gênero Clostridium, que não precisam de oxigênio para viver, aderem a partículas de polietileno dentro de um reator. Nos automóveis, movidos a células de combustível, o consumo de hidrogênio varia de 1,0 a 10,0g/km rodado, segundo um professor do grupo.
(OLIVEIRA, 2009, p. 100).De acordo com os conhecimentos das propriedades da molécula de H2O, é correto afirmar: - Literatura
(IFSP) O culto exagerado da forma, o rebuscamento, a riqueza de pormenores, o conflito entre o profano e o sagrado são características
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Descobri um mês depois do parto que minhas gêmeas têm síndrome de Down Ainda no início da gestação, o casal Ellen e Willians foi surpreendido com a notícia: eram gêmeos idênticos (univitelinos), duas meninas. Um exame posterior ao parto surpreendeu novamente os pais: as duas crianças tinham síndrome de Down.
O nascimento das meninas é considerado um fato raro. Isso porque estudos apontam que, aproximadamente, um a cada 700 ou 800 partos no Brasil é de uma criança com síndrome de Down. Especialistas acreditam que menos de 0,5% dos nascimentos de crianças com essa síndrome seja de gêmeos — desses, apenas um terço são univitelinos.
(www.bbc.com. Adaptado.) A condição cromossômica das células somáticas das meninas é caracterizada como uma trissomia do cromossomo 21, uma aneuploidia resultante de eventos biológicos específicos.
Um desses eventos é