Os potenciais de redução padrão a 25°C para os pares Cℓ2 / Cℓ- e Aℓ3+ / Aℓ são +1,36V e –1,67V, respectivamente. Nos municípios onde a água é desinfetada com cloro gasoso, observa-se, com o tempo, o desgaste dos encanamentos de alumínio (extensores) que levam água aos chuveiros elétricos.
A explicação CORRETA para esse fenômeno é que o cloro
Questões relacionadas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
Bombas de gás lacrimogêneo são agentes incapacitantes utilizados para dispersar multidões. Em contato com os olhos, causam lacrimejamento intenso e queimação. Ao serem lançadas, liberam, no momento da explosão, um gás que é composto, basicamente, de 2-clorobenzilideno malononitrilo, o conhecido gás CS. Trata-se, na verdade, de uma substância sólida que, misturada a solventes, toma a forma de aerossol.
Sobre o 2-clorobenzilideno malononitrilo, representado acima, é CORRETO afirmar que
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(UNIT) Em 1839, o americano Charles Goodyear, após dez anos de muito trabalho nas tentativas de melhorar a borracha, deixou acidentalmente cair borracha e enxofre sobre um fogão quente e notou que a borracha havia se tornado menos mole e pegajosa, mais elástica e resistente às variações de temperatura. Começou assim o processo de vulcanização da borracha. Charles Goodyear obteve assim um material elástico, de boa qualidade e resistência mecânica.
A partir dessas informações, é correto afirmar que os trabalhos de Charles Goodyear levaram-no à seguinte conclusão:
- Física | 1.2 Vetores
Um problema clássico da cinemática considera objetos que, a partir de certo instante, se movem conjuntamente com velocidade de módulo constante a partir dos vértices de um polígono regular, cada qual apontando a posição instantânea do objeto vizinho em movimento. A figura mostra a configuração desse movimento múltiplo no caso de um hexágono regular.
Considere que o hexágono tinha 10,0 m de lado no instante inicial e que os objetos se movimentam com velocidade de modulo constante de 2,00 m/s. Após quanto tempo estes se encontrarão e qual deverá ser a distância percorrida por cada um dos seis objetos?
- Física | 2.2 Dinâmica
(UEPB) Um jovem aluno de física, atendendo ao pedido de sua mãe para alterar a posição de alguns móveis da residência, começou empurrando o guarda-roupa do seu quarto, que tem 200 kg de massa. A força que ele empregou, de intensidade F, horizontal, paralela à superfície sobre a qual o guarda-roupa deslizaria, se mostrou insuficiente para deslocar o móvel. O estudante solicitou a ajuda do seu irmão e, desta vez, somando à sua força uma outra força igual, foi possível a mudança pretendida.
O estudante, desejando compreender a situação-problema vivida, levou-a para sala de aula, a qual foi tema de discussão. Para compreendê-la, o professor apresentou aos estudantes um gráfico, abaixo, que relacionava as intensidades da força de atrito (fe, estático, e fc, cinético) com as intensidades das forças aplicadas ao objeto deslizante.Com base nas informações apresentadas no gráfico e na situação vivida pelos irmãos, em casa, é correto afirmar que
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
A study carried out by Lauren Sherman of the University of California and her colleagues investigated how use of the “like” button in social media affects the brains of teenagers lying in body scanners.
Thirty-two teens who had Instagram accounts were asked to lie down in a functional magnetic resonance imaging (fMRI) scanner. This let Dr. Sherman monitor their brain activity while they were perusing both their own Instagram photos and photos that they were told had been added by other teenagers in the experiment. In reality, Dr. Sherman had collected all the other photos, which included neutral images of food and friends as well as many depicting risky behaviours like drinking, smoking and drug use, from other peoples’ Instagram accounts. The researchers told participants they were viewing photographs that 50 other teenagers had already seen and endorsed with a “like” in the laboratory.
The participants were more likely themselves to “like” photos already depicted as having been “liked” a lot than they were photos depicted with fewer previous “likes”. When she looked at the fMRI results, Dr. Sherman found that activity in the nucleus accumbens, a hub of reward circuitry in the brain, increased with the number of “likes” that a photo had.
The Economist, June 13, 2016. Adaptado.
(FUVEST 2017 1° FASE) Segundo o texto, como resultado parcial da pesquisa, observou-se que