Enunciado:
Analise as pirâmides etárias do Brasil, de 1970 e de 2000.
a) A estrutura etária de um país é dividida em três faixas etárias. Explique essa divisão por faixa etária.
b) CITE e EXPLIQUE dois fatores responsáveis pelas mudanças demográficas indicadas nas pirâmides do Brasil.
c) EXPLIQUE uma consequência econômica para o país, relacionado com as mudanças demográficas indicadas na pirâmide etária brasileira.
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 09. Neodarwinismo
Texto base: 11106703
Texto introdutório
No nosso planeta, todos os seres vivos estão interligados em uma teia complexa de relações alimentares. Essa interdependência é chamada de cadeia alimentar, que começa com os produtores, seres que produzem seu próprio alimento, e passa pelos consumidores, seres que se alimentam de outros seres, até chegar aos decompositores, seres que decompõem a matéria orgânica.
Enunciado:
Explique o que são organismos produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar, citando exemplos de cada um.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Texto
La noche de San Juan: la festividad más antigua de la cultura occidental
[1] En la noche del día 23 de junio se celebra la festividad
más antigua de la cultura occidental, la conocida como noche
mágica de San Juan, víspera de la celebración del nombrado
[4] santo. La celebración, muy presente especialmente en el
Mediterráneo, está unida a antiguos cultos y ofrendas paganas
del inicio del verano astronómico en el hemisferio norte.
[7] El Sol alcanza su máxima altura sobre el horizonte y
nos brinda el día más largo y la noche más corta de todo el año.
Actualmente y debido al fenómeno físico conocido como la
[10] precesión de los equinoccios, el inicio del verano astronómico
se produce en realidad tres días antes de la festividad, si bien
tradicionalmente, especialmente en el ámbito rural, se continúa
[13] considerando el día de San Juan como el inicio de esta estación
astronómica.
Entre los orígenes de esta celebración mística se
[16] pueden citar la festividad griega en honor al dios Apolo, la celta
en honor al dios Belenos, o la romana en honor a la diosa
Minerva.
[19] En la Europa Central también es conocida como
Sommersonnenwende, e incluso en la lejana civilización Inca
como Inti Raimi o día del Sol. De alguna forma los antiguos
[22] pueblos buscaban en estas celebraciones “obligar” a que el Sol
regresara nuevamente sobre sus pasos en el cielo después de
alcanzar su punto culminante (solsticio o máxima declinación)
[25] y que el ciclo natural de las estaciones volviera así a repetirse
con seguridad, frente al temor a lo desconocido o imprevisible.
En distintas culturas de la costa mediterránea se rinde
[28] culto al fuego como elemento purificador y ancestral,
posiblemente heredado de los cultos romanos a Minerva que
eran celebrados con la venida de la primavera. El fuego es uno
[31] de los elementos puros que nos permitirán preservarnos de un
mal año.
Internet: (adaptado).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto.
la forma verbal “regresara” (l.23) es sustituible por regresase sin que se produzcan alteraciones semánticas o gramaticales en el texto.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Ideologia
Meu partido
É um coração partido
E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos
[5] Tão barato que eu nem acredito
Eu nem acredito
Que aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Freqüenta agora as festas do “Grand Monde”
[10] Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
[15] Eu quero uma pra viver
O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs não tem nenhum rock ‘n’ roll
Eu vou pagar a conta do analista
[20] Pra nunca mais ter que saber quem eu sou
Pois aquele garoto que ia mudar o mundo
(Mudar o mundo)
Agora assiste a tudo em cima do muro
Meus heróis morreram de overdose
[25] Meus inimigos estão no poder
Ideologia
Eu quero uma pra viver
Ideologia
Eu quero uma pra viver
CAZUZA e ROBERTO FREJAT - 1988 www.cazuza.com.br
O texto apresenta uma visão melancólica em relação à realidade.
Esse tom melancólico, no conjunto do texto, constrói-se principalmente com apoio no seguinte elemento
- História - Fundamental | 14. A Europa Feudal
Leia o fragmento abaixo.
Na sexta-feira foram de novo prestadas homenagens ao conde. Tendo juntas as mãos, colocou-as entre as mãos do conde e aliaram-se por um beijo. Em segundo lugar, aquele que havia prestado homenagem jurou fidelidade ao conde, com essas palavras: “Comprometo-me por minha fé a ser fiel daqui por diante ao conde Guilherme e cumprir integralmente a minha homenagem”. Finalmente, com uma varinha que segurava na mão, o conde deu posse a todos aqueles que por este fato tinham prestado lealdade, homenagem e juramento.
BRUGENSIS, Galbertus. In: ESPINOSA, Fernanda (org.). Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981. p.173-173.
Sobre o texto e a cerimônia nele descrita, é correto afirmar que:
I. Selava a relação de suserania e vassalagem: o vassalo se comprometia a ser fiel ao suserano e a cumprir com as obrigações assumidas.
II. A “posse” mencionada no texto se refere às terras que o suserano cedia ao vassalo em troca das obrigações e da lealdade jurada.
III. Essa cerimônia ocorria entre membros da nobreza. O vassalo devia obrigações ao seu suserano, mas, diante dos servos que trabalhavam no feudo, era o senhor feudal.
São corretas as afirmativas:
- História | 2.3 Segundo Reinado
As camadas dirigentes paulistas na segunda metade do século XIX recorriam à história e à figura dos bandeirantes. Para os paulistas, desde o início da colonização, os habitantes de Piratininga (antigo nome de São Paulo) tinham sido responsáveis pela ampliação do território nacional, enriquecendo a metrópole portuguesa com o ouro e expandindo suas possessões. Graças à integração territorial que promoveram, os bandeirantes eram tidos ainda como fundadores da unidade nacional. Representavam a lealdade à província de São Paulo e ao Brasil.
ABUD, K. M. Paulistas, uni.vos! Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 34, 1 jul. 2008 (adaptado).
No período da história nacional analisado, a estratégia descrita tinha como objetivo