A circunferência da figura tem centro O e raio de medida 6 cm.
Se a corda mede 6 cm e é paralela à corda
, então o comprimento de
é necessariamente
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 33. Medida de área
Renato é pedreiro e está cobrindo o piso da cozinha de sua casa. Sua cozinha tem formato retangular (3 m
5 m) e ele já cobriu
da área.
Qual é a medida da área que ele ainda precisa cobrir?
- Geografia | 6.1 Agricultura
A crescente conscientização sobre os efeitos do modelo intensivo de produção, adotado de forma geral na agricultura, tem gerado também uma série de reações. De fato, a agricultura está cada vez mais pressionada pelo conjunto de relações que mantém com a sociedade em geral, sendo emergente o que comumente se denomina “questão ambiental”. Essas relações, às que determinam uma chamada ampla para mudanças orientadas à sustentabilidade, não só da atividade agrícola em si, senão que afete de maneira geral a todo o entorno no qual a agricultura está inserida.
GOMES, J. C. C. Desenvolvimento rural, transição de formatos tecnológicos, elaboração social da qualidade, interdisciplinaridade e participação. In: PORTO, V. H.; WIZNIEWSKY, C. R. F.; SIMICH, T. (Org.).
Agricultor familiar: sujeito de um novo método de pesquisa, o participativo. Pelotas: Embrapa, 2004.
No texto, faz-se referência a um tipo de pressão da sociedade contemporânea sobre a agricultura. Essa pressão objetiva uma transformação na atividade agrícola através da
- Matemática | 13.2 Triângulos e seus Pontos Notáveis
Um gesseiro que trabalhava na reforma de uma casa lidava com placas de gesso com formato de pentágono regular quando percebeu que uma peça estava quebrada,faltando uma parte triangular, conforme mostra a figura.
Para recompor a peça, ele precisou refazer a parte triangular que faltava e, para isso, anotou as medidas dos ângulos x = EÂD, y =
e = AÊD do triângulo ADE.
As medidas x, y e z, em graus, desses ângulos são,respectivamente:
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(UEL) Leia o texto a seguir.
Por que não dividir um segmento unitário em duas partes iguais? A resposta é que, simplesmente, com a igualdade não existe diferença, e sem diferença não há universo perceptivo. O “número de ouro” é uma razão constante derivada de uma relação geométrica que os antigos chamavam de “áurea” ou de divisão perfeita, e os cristãos relacionaram este símbolo proporcional com o Filho de Deus.
Adaptado de: LAWLOR, R. Mitos – Deuses – Mistérios – Geometria Sagrada. Madrid: Edições del Prado, 1996. p. 46.
O número de ouro, denotado pela letra grega Φ, é definido como a única raiz positiva da equação a seguir.
X² = x + 1
Com base no texto e na definição do número de ouro, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) 2 Φ = 1 + √5
( ) O número de ouro Φ pode ser expresso como um quociente de números inteiros não nulos.
( ) Os números Φ , Φ + 1, 2Φ +1 estão em progressão geométrica de razão Φ.
( ) Φ-1 = Φ - 1
( ) Φ não pode ser expresso através de uma equação, por ser derivado de uma relação geométrica.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
- Geografia - Fundamental | 07. Qualidade Ambiental e Cidadania
Analise o cartum a seguir:
Fonte:<https://pwdesenhos.blogspot.com/2013/04/economia-de-agua.html>
Escreva um parágrafo explicando a mensagem transmitida pelo cartum.
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