Um gesseiro que trabalhava na reforma de uma casa lidava com placas de gesso com formato de pentágono regular quando percebeu que uma peça estava quebrada,faltando uma parte triangular, conforme mostra a figura.
Para recompor a peça, ele precisou refazer a parte triangular que faltava e, para isso, anotou as medidas dos ângulos x = EÂD, y = e = AÊD do triângulo ADE.
As medidas x, y e z, em graus, desses ângulos são,respectivamente:
Questões relacionadas
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Um agricultor vive da plantação de morangos que são vendidos para uma cooperativa. A cooperativa faz um contrato de compra e venda no qual o produtor informa a área plantada.
Para permitir o crescimento adequado das plantas, as mudas de morango são plantadas no centro de uma área retangular, de 10 cm por 20 cm, como mostra a figura.
Atualmente, sua plantação de morangos ocupa uma área de 10.000 m2 mas a cooperativa quer que ele aumente sua produção. Para isso, o agricultor deverá aumentar a área plantada em 20% mantendo o mesmo padrão de plantio.
O aumento (em unidade) no número de mudas de morango em sua plantação deve ser de:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Em uma região de intensa produtividade agrícola, foram detectados problemas de saúde recorrentes na população. Intrigados com o fato, pesquisadores iniciaram estudos nas águas e nos solos da região e observaram que os rios estavam contaminados com grande quantidade de agrotóxicos e os solos tinham elevadas concentrações de metais pesados, tais como chumbo e mercúrio.
Em relação ao uso de agrotóxicos, a partir da situação hipotética descrita no texto, observa-se que:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Nos Estados do mundo antigo, os governantes tinham um poder altamente centralizado e, em muitos casos, acumulavam funções políticas e religiosas. Além de cuidarem da administração da vida coletiva, eram considerados representantes dos deuses, o que favorecia o fortalecimento de seu poder.
Essa forma de organização do poder é característica de um
- Física | A. Escalar
(PUC-RJ) Um carro percorre 20km com velocidade de 60 km/h. Para em um posto por 10 minutos e segue viagem por mais meia hora, a uma velocidade de 50km/h. Qual a sua velocidade escalar média no percurso total, em km/h?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Segundo estudos linguísticos e arqueológicos, os grupos falantes de línguas do tronco Tupi tiveram uma origem comum. Um grupo original, localizado entre o baixo e o médio rio Amazonas, ao viver um processo de grande aumento da sua população, por volta de 4 ou 5 mil anos atrás, deslocou-se e passou a conquistar a maior parte do território que veio a se tornar o Brasil. Os nomes de lugares é um bom exemplo para mostrar a expansão dos grupos Tupi. Há lugares com nomes em Tupi em distantes regiões do Brasil. Araraquara é um bom exemplo disso: é um nome de cidade no interior de São Paulo e de rio no extremo norte do Estado do Amazonas. Os vestígios arqueológicos mais importantes deixados por esses grupos foram restos de potes e tigelas de cerâmica encontrados nos locais das antigas aldeias. Disponível em: https://pibmirim.socioambiental.org/antes-de-cabral/ocupacao-brasil# Acesso em: 12 de nov. 2016.
Enunciado:
a) Tendo como referência o mapa, identifique a região de origem dos grupos Tupis.
b)Explique a importância da arqueologia para compreender a história dos grupos Tupis.