Um gesseiro que trabalhava na reforma de uma casa lidava com placas de gesso com formato de pentágono regular quando percebeu que uma peça estava quebrada,faltando uma parte triangular, conforme mostra a figura.
Para recompor a peça, ele precisou refazer a parte triangular que faltava e, para isso, anotou as medidas dos ângulos x = EÂD, y = e = AÊD do triângulo ADE.
As medidas x, y e z, em graus, desses ângulos são,respectivamente:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Texto base: Uma pessoa de 1,80 m de altura avista o topo de uma torre e também avista um pássaro localizado no ponto S. Sem muitas condições para calcular o ângulo de visão, essa pessoa apenas consegue observar que o segmento AS é a bissetriz do ângulo BÂC da imagem.
Enunciado:
Determine qual é a medida do ângulo SÂB? Pode-se afirmar que esse é o ângulo de visão ideal do topo da torre?
- Física | B. Força Magnética
(UNIT) Enquanto giram em torno do núcleo de um átomo, os elétrons criam minúsculos campos magnéticos que dão estabilidade e equilíbrio às moléculas. A medicina descobriu como usar essas propriedades para criar um dos exames mais precisos de diagnóstico por imagem — a ressonância magnética. Com base nos conhecimentos sobre o Eletromagnetismo, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Uma partícula eletrizada com a carga elétrica igual a 8,0 μC, lançada na região de um campo magnético uniforme de módulo 10,0T, com uma velocidade de módulo igual a 20km/s que forma um ângulo de 30° com a direção do campo magnético, sofre a ação de uma força magnética de intensidade igual a 0,8N.
( ) A força magnética atuante sobre uma carga elétrica pontual em movimento no interior de um campo magnético uniforme é sempre perpendicular à velocidade da partícula e ao campo magnético.
( ) Ao se lançar uma carga elétrica pontual q com velocidade v paralela à direção do campo magnético uniforme B, a força magnética será diferente de zero e com módulo dado por F = q.v.B
( ) Uma carga elétrica pontual, submetida a um campo magnético, estará sempre sob a ação de uma força magnética não nula.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La sociedad en red y sus contradicciones
[1] La difusión y el desarrollo de los sistemas
tecnológicos han cambiado la base material de nuestras vidas,
por tanto la vida misma, en todos sus aspectos: en cómo
[4] producimos, cómo y en qué trabajamos, cómo y qué
consumimos, cómo nos educamos, cómo nos
informamos-entretenemos, cómo vendemos, cómo
[7] nos arruinamos, cómo gobernamos, cómo hacemos la guerra y
la paz, cómo nacemos y cómo morimos, y quién manda, quién
se enriquece, quién explota, quién sufre y quién se margina.
[10] Las nuevas tecnologías de información no determinan lo que
pasa en la sociedad, pero cambian tan profundamente las reglas
del juego que debemos aprender de nuevo, colectivamente,
[13] cuál es nuestra nueva realidad, o sufriremos, individualmente,
el control de los pocos (países o personas) que conozcan los
códigos de acceso a las fuentes de saber y poder.
[16] La economía de la sociedad de la información es
global. Pero no todo es global, sino las actividades
estratégicamente decisivas: el capital que circula sin cesar en
[19] los circuitos electrónicos, la información comercial, las
tecnologías más avanzadas, las mercancías competitivas en los
mercados mundiales, y los altos ejecutivos y tecnólogos. Al
[22] mismo tiempo, la mayoría de la gente sigue siendo local, de su
país, de su barrio, y esta diferencia fundamental entre la
globalidad de la riqueza y el poder y la localidad de la
[25] experiencia personal crea un abismo de comprensión entre
personas, empresas e instituciones.
Por ello es a la vez la sociedad de las proezas
[28] tecnológicas y médicas y de la marginación de amplios sectores
de la población, irrelevantes para el nuevo sistema, por ello no
podemos desarrollar su dimensión creativa y escapar a sus
[31] efectos potencialmente devastadores sin afrontar
colectivamente quiénes somos y qué queremos. Lo que tal vez
debiéramos plantearnos es cómo reequilibrar nuestro
[34] superdesarrollo tecnológico y nuestro subdesarrollo social.
Manuel Castells. Internet: (con adaptaciones).
En conformidad con las ideas del texto, juzgue lo ítem siguiente.
Es correcto inferir que la experiencia personal siempre tiene carácter local.
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
EM UMA LISTA DE CONVIDADOS PARA UM ANIVERSÁRIO TINHAM 20 CRIANÇAS. APENAS 6 CRIANÇAS NÃO CONFIRMARAM A PRESENÇA. QUANTAS CRIANÇAS DEVEM COMPARECER A FESTA? REGISTRE COMO VOCÊ
PENSOU PARA ENCONTRAR O RESULTADO.
- Geografia - Fundamental | 07. As Atividades Econômicas e as Rotinas do Dia
Veja, na imagem a seguir, qual é o lanche preferido de Marcos na hora do recreio de sua escola.
Disponível em: http://50minutos.files.wordpress.com/2009/10/obesidade20infantil-2.jpg. Acesso em: 17 abr. 2012.
Sobre o lanche que Marcos gosta de comer, marque a afirmativa correta.