O gráfico a seguir representa o andamento da reação A(g) ↔B(g).
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Rolos coloridos de lã
- Tesoura
- Estacas de madeira (no caso de ar livre) ou objetos que possam servir de pontos para orientar a disposição das linhas.
Desenvolvimento:
Esta atividade consiste em realizar desenhos com o corpo a partir de linhas de lã coloridas.
Para isto escolha um espaço que possibilite aos alunos transitar por ele. Ao ar livre seria ideal.
Cada aluno deve ter um novelo de lã.
A professora poderá preparar o ambiente previamente ou isto também poderá ser feito com os alunos dispondo pontos fixos capazes de fixar os fios de lã.
Cada criança fará o percurso que quiser dando voltas ou repetindo o percurso de forma livre.
O resultado pretendido é este:
Quanto mais aleatória a distribuição dos pontos, melhor o resultado. Quanto maior o número de cores mais bonita a intervenção! Para que sirvam como pontos podemos também utilizar objetos. Acredito que esta atividade possa dialogar com espaços inusitados da escola chamando a atenção de todo o corpo escolar para o trabalho das crianças. Talvez até mesmo criando obstáculo temporário em algum lugar de passagem, etc. levando todos à reflexão sobre as relações do corpo com o espaço e, porque não, com o tempo!
Os fios podem e devem se deslocar no obstáculo para enriquecer a composição
O desenvolvimento desta atividade é enriquecedor também enquanto experiência corporal.
Deve ser registrada por meio de fotografias ou filmagem.
Por último, no dia seguinte à atividade, ou sentados próximos ao resultado dela encerrado o trabalho, pode-se apresentar aos alunos o artista americano Jackson Pollock que também caminhava sobre suas telas de grande dimensão carregando suas latas de tinta que continham pequenos furos a fim de compor suas obras:
Pollock trabalhando
Referências:
- Sobre Pollock: http://www.pqv.unifesp.br/pollock.htm
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
Trabalhador agropecuário em geral, servente de obras, pedreiro e carvoeiro. O que aproxima essas atividades? Elas são as ocupações mais comuns entre as vítimas de trabalho análogo à escravidão apontam dados com resgatadas no Brasil no período de 2003 a 2020,pilados pelo Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. Ainda segundo o Observatório, de 1995 a 2020, foram encontrados, no país, 55712 trabalhadores em condições análogas às de escravo.
De acordo com a juíza Mirella Cahú, o trabalho análogo ao escravo é crime tipificado no artigo 149 do Código Penal e é “definido como aquele em que seres humanos estão submetidos a trabalhos forçados, jornadas tão intensas que podem causar danos físicos, condições degradantes e restrição de locomoção em razão de dívida contraída com empregador ou preposto. A pena se agrava quando o crime for cometido contra criança ou adolescente ou por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem”, explicou.
Para a juíza, na figura do trabalho escravo contemporâneo, o indivíduo permanece com liberdade, mas, por circunstâncias decorrentes do próprio trabalho, essa liberdade é relativizada, ficando o indivíduo impossibilitado de exercer seu direito.
Adaptado de trt13.jus.br, 28/01/2022
Aspectos estruturais das relações de produção no Brasil explicam a existência de “trabalho escravo contemporâneo” e sua maior incidência em determinadas atividades econômicas, como abordado na reportagem.
Um desses aspectos estruturais é:
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Karl Landsteiner, médico austríaco, e seus colaboradores descobriram os tipos sanguíneos A, B, AB e O, bem como o sistema Rh. Essa descoberta teve grande importância médica, entre as quais a realização de transfusões de sangue entre pessoas cujos tipos sanguíneos são compatíveis. Considerando-se os conhecimentos sobre a genética de tipos sanguíneos na espécie humana e doenças associadas ao sangue, é correto afirmar:
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
(ENEM 2016 3º APLICAÇÃO)
No início de janeiro de um determinado ano, uma família decidiu economizar para as férias de julho daquele ano, guardando uma quantia por mês. Eles decidiram que, em janeiro, guardariam R$ 300,00 e, a partir de fevereiro, guardariam, a cada mês, 20% a mais do que no mês anterior. Qual foi o total economizado (em real) no primeiro semestre do ano, abandonando, por arredondamento, possíveis casas decimais nesse resultado?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A violência contra as mulheres sempre foi um problema mundial. Por isso, a Organização das Nações Unidas, ONU, publicou os direitos da mulher, uma orientação que deve ser seguida por todos os países que fazem parte dessa organização. Após ler o texto acima, escolha um desses direitos e faça um comentário sobre a necessidade da garantia do mesmo em nossa sociedade.