Os escravizados procuravam reagir contra a escravidão de diversas maneiras. Alguns fugitivos formavam comunidades com organização social própria, chamadas
Questões relacionadas
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Um agricultor utilizava toda a área de uma região plana, em formato retangular, com 50 m de largura e 240 m de comprimento, para o plantio de mudas. Seguindo recomendações técnicas, cada muda é plantada no centro de uma pequena região retangular de 10 cm de largura por 20 cm de comprimento.
Esse agricultor decidiu ampliar a área destinada ao plantio de mudas, utilizando agora um terreno, também plano, em formato retangular, com 100 m de comprimento por 200 m de largura. As mudas deverão ser plantadas respeitando-se as mesmas recomendações técnicas.
Com o aumento da área destinada ao plantio, a quantidade máxima de mudas que poderão ser plantadas a mais é
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto. Vivendo e... Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a precisão que tinha quando era garoto. Outra coisa: acabo de procurar no dicionário, pela primeira vez, o significado da palavra “gude”. Quando era garoto, nunca pensei nisso, eu sabia o que era gude. Gude era gude. [...] VERISSIMO, L. Fernando. In: Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 45. (Fragmento)
Enunciado:
Os pronomes são palavras que representam ou acompanham os substantivos. Se representam um substantivo, são chamados de pronomes substantivos. Quando acompanham um substantivo, denominam-se pronomes adjetivos.
No fragmento da crônica de Verissimo, as palavras “equilibrá-la” e “jogá-la” trazem um pronome substantivo, porque
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe a imagem a seguir. Legenda: Por trás do poder inimigo, o judeu. 1942. Disponível em: <https://www.tutoriart.com.br/belos-cartazes-de-propaganda-guerra-e-revolucao/>. Acesso em: 16 out. 2016.
Enunciado:
Esse cartaz foi produzido na Alemanha, durante o governo de Adolf Hitler. Considerando o contexto da Segunda Guerra Mundial:
a) Identifique quais são as nações representadas pelas bandeiras presentes na imagem.
b) Relacione esse cartaz com a ideologia defendida pelo partido nazista na Alemanha.
c) Analise a importância da propaganda para o governo de Hitler na Alemanha.
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Embora a civilização maia já estivesse em declínio na época da chegada dos espanhóis à América, seu desenvolvimento em vários campos da ciência, em especial, na matemática e na astronomia, era notável. Eles possuíam um sistema numérico avançado e diferente do sistema decimal utilizado pelas sociedades modernas.
A imagem representa o sistema de numeração maia, que consistia em 20 símbolos representando os números de 0 a 19.
IMENES, L. M. P. Os números na história da civilização. São Paulo: Editora Scipione, 2003.
O zero era representado por uma espécie de tigela e todo número inteiro entre 19 e 360 era escrito em uma coluna vertical com duas figuras, na qual a superior representava a quantidade de grupos de 20 unidades e a inferior, a quantidade de unidades. O número era lido de cima para baixo e obtido somando-se as quantidades representadas. Por exemplo:
O número 359 é representado, no sistema de numeração maia, como
- Química | 4. Química Ambiental
Fator da emissão carbon footprint) é um termo utilizado para expressar a quantidade de gases que contribuem para o aquecimento global, emitidos por uma fonte ou processo industrial específico. Pode-se pensar na quantidade de gases emitidos por uma indústria, uma cidade ou mesmo por uma pessoa. Para o gás CO2, a relação pode ser escrita:
Fator de emissão de CO2 = Massa de CO2 emitida / Quantidade de material
O termo “quantidade de material” pode ser, por exemplo, a massa de material produzido em uma indústria ou a quantidade de gasolina consumida por um carro em um determinado período.
No caso da produção do cimento, o primeiro passo é a obtenção do óxido de cálcio, a partir do aquecimento do calcário a altas temperaturas, de acordo com a reação:
CaCO3(s) -> CaO(s) + CO2(g)
Uma vez processada essa reação, outros compostos inorgânicos são adicionados ao óxido de cálcio, tendo o cimento formado 62% de CaO em sua composição.
Dados: Massas molares em g/mol - CO2 = 44; CaCO3 = 100; CaO = 56.
TREPTOW, R.S. Journal of Chemical Education. v. 87 nº 2, fev. 2010 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas no texto, qual é, aproximadamente, o fator de emissão de CO2 quando 1 tonelada de cimento for produzida, levando-se em consideração apenas a etapa de obtenção do óxido de cálcio?