(Unisc) Em recente artigo publicado na Revista Brasileira de Educação, a pesquisadora Heloisa Helena Martins analisa a relação entre juventude e mercado de trabalho.
No seu texto, ela apresenta o seguinte comentário: “Informações referentes às montadoras de carros no Brasil revelam que no período de 1991 a 1995 houve um crescimento da produção de 70% e de 78% na produtividade, enquanto verificou-se uma redução no emprego de 5%. No setor de autopeças, no mesmo período, houve um aumento no faturamento de 74%, de 97% na produtividade, e uma diminuição de 12% no emprego (DIEESE, 1996a). O que esses dados demonstram é o crescimento econômico acompanhado pela redução dos postos de trabalho e que, apesar da exigência cada vez menor de mão de obra, obtêm-se cada vez mais bens e serviços.”
(MARTINS, Heloísa Helena Teixeira de Souza. O jovem no mercado de trabalho. Rev. Bras. Educ. 1997, n.05-06, pp. 96-109. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24781997000200009&lng=pt&nrm=iso. ISSN 1413-2478.)
Com base no argumento da autora, é possível afirmar: