Pedro está elaborando um projeto para a feira de ciências de sua escola. Ele irá construir um paralelepípedo de dimensões 10 cm, 25 cm e 32 cm e um cubo de volume igual ao do paralelepípedo.
De acordo com as informações, qual deve ser, em centímetro, o comprimento da aresta do cubo que Pedro irá construir?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Linguagem Verbal e Não-Verbal
“Caso tenha uma aranha na sua perna, é melhor não se mexer.”
No quadrinho seguinte, o próprio personagem analisa essa fala como hipotética.
A construção de hipótese está marcada na frase do personagem pelo seguinte traço linguístico:
- Ciências - Fundamental | 03. Vida e evolução: os ecossistemas
Leia a informação do quadro.
Ecossistema é o conjunto de seres vivos que interagem com o ambiente em que vivem.
Podemos dizer que a horta de Dona Maria é um ecossistema?
Justifique sua resposta.
- História | 4. Patrimônio Cultural
Após um longo e prolongado processo de reivindicações do movimento social negro, foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei 10.639/03, que tornou o ensino da história e cultura afro-brasileira obrigatório em todos os estabelecimentos de ensino da educação básica. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto base: Diziam que fora minha mãe que antes de morrer pedira para que eu não fosse criado com meu pai. Fiquei assim no engenho do meu avô, aos cuidados da tia Maria. A casa-grande do engenho Corredor quase que não tinha dono. A velha Janoca, a minha avó, desde que me entendi de gente não tinha olhos para tomar conta das coisas. Mandava em tudo, sem, porém, dar boa ordem na vida de sua casa. As minhas tias Maria e Naninha viviam já neste tempo como se fossem pernas de governo. A tia mais velha olhava para as relações com o mundo de fora. Se havia visita, se era preciso uma carta, se carecessem de um telegrama, tudo isto seria feito pela tia Maria. Quando o meu avô tinha que sair para ir ao júri ou à Paraíba, quem lhe preparava a camisa, quem lhe botava as abotoaduras nos punhos, era a tia Maria. A velha Janoca tomava partido entre as filhas e criava às vezes preferências odiosas. Aí tudo seria para a sua preferida. O meu avô não dava a menor opinião. Janoca era para ele a última palavra [...] A mulher não o embaraçava na vida, não lhe dava despesas, não criava situações. Apenas era preciso respeitar-lhe o gênio. REGO, José Lins do. Meus verdes anos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
Enunciado:
Diziam que fora minha mãe que antes de morrer pedira para que eu não fosse criado com meu pai. Fiquei assim no engenho do meu avô, aos cuidados da tia Maria.
O foco narrativo desse fragmento foi modificado corretamente para a terceira pessoa em
- Geografia - Fundamental | 07. Qualidade Ambiental e Cidadania
Enunciado