Leia a informação do quadro.
Ecossistema é o conjunto de seres vivos que interagem com o ambiente em que vivem.
Podemos dizer que a horta de Dona Maria é um ecossistema?
Justifique sua resposta.
Questões relacionadas
- Biologia | 14. Biotecnologia
A obra Trouxas ensanguentadas, de Arthur Barrio, foi um manifesto à desova de corpos de pessoas torturadas e assassinadas durante o regime militar no Brasil. Em 2014, foi criado o Grupo de Trabalho Perus, com o objetivo de fazer a análise dos remanescentes humanos em um cemitério clandestino em São Paulo. O trabalho visava identificar desaparecidos políticos cujas histórias indicavam que seus corpos haviam sido colocados nesse local na época do regime militar. Esse grupo de trabalho realizou os processos de limpeza dos remanescentes humanos, a análise antropológica e a coleta de amostras ósseas para exames genéticos que permitissem a identificação dos corpos.
Internet: www.unifesp.br (com adaptações).
A partir do texto precedente, e considerando que a análise genética é feita com base na coleta de material dos familiares dos desaparecidos, julgue o item.
O método utilizado para a identificação das ossadas é o mesmo empregado nos testes de paternidade.
- Geografia - Fundamental | 02. Cuidados com a natureza e seus recursos
Complete as lacunas com as palavras encontradas no Box.
Para que possamos _________________ o nosso planeta é necessário respeitar o __________________ natural e cultural e reconhecer a ___________________ dos diferentes __________________ e da ___________________ neles existentes. Muitos patrimônios __________________ e __________________ têm sido destruídos pelo homem devido ao progresso e ao __________________exagerado que acompanha o modo de vida do homem moderno.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Seja por meio de uma conversa, uma mensagem de texto ou uma fotografia, a interação em sociedade acontece por meio da comunicação, e isso não é diferente na internet. Como colaborar para a inclusão digital de outros usuários para uma internet mais livre, aberta e, de fato, comunicativa?
Os termos “acesso”, “usabilidade” e “inclusão digital” sempre acabam aparecendo em conjunto em discussões sobre como a sociedade se comunica pela internet. Ter um computador com acesso à internet é, como primeiro passo, essencial — mas saber utilizá-lo e conseguir, de fato, se comunicar, acessar a informação disponível na internet e usá-la é uma questão de caráter social muito mais profunda e diversa.
Estar conectado é, acima de tudo, estabelecer comunicação com o outro — o qual pode viver em contextos sociais, econômicos e até mesmo físicos totalmente diferentes dos nossos. Ao levarmos em conta a internet como um ambiente que reflete e traz novas possibilidades à sociedade off-line — se é que podemos fazer essa distinção —, é indispensável considerar, na infraestrutura, na linguagem e nos conteúdos que circulam em rede, todas as diferenças presentes em nossa sociedade.
Pensar em inclusão digital, como já dito, é pensar sempre no lugar do outro na interação e comunicação. Nem sempre a forma como costumamos escrever posts, criar imagens ou publicar vídeos é a mais adequada para que aquilo que elaboramos seja, de fato, acessível a todos. Reconhecer que nossa perspectiva é diferente da perspectiva do outro é imprescindível para que pensemos, incluindo todos esses outros, em novas formas de criar que levem em consideração diversas realidades de uso na internet.
Disponível em: https://irisbh.com.br. Acesso em: 5 maio 2019 (adaptado).
No contexto das tecnologias de informação e comunicação, o texto amplia o conceito de inclusão digital ao
- Inglês - Fundamental | 15. Adjectives (Adjetivos)
Texto base:
CROWN Magazine, GB page 4, november/ december , 2015. Scholastic. Glossary: Locker = armário / escaninho
Enunciado:
How did Catilin feel when the students vandalized her locker and wrote horrible messages about her on Facebook?
She felt
- História | 2.2 Período Regencial
(UNESP) A escravatura, que realmente tantos males acarreta para a civilização e para a moral, criou no espírito dos brasileiros este caráter de independência e soberania, que o observador descobre no homem livre, seja qual for o seu estado, profissão ou fortuna. Quando ele percebe desprezo, ou ultraje da parte de um rico ou poderoso, desenvolve- se imediatamente o sentimento de igualdade; e se ele não profere, concebe ao menos, no momento, este grande argumento: não sou escravo. Eis aqui no nosso modo de pensar, a primeira causa da tranquilidade de que goza o Brasil: o sentimento de igualdade profundamente arraigado no coração dos brasileiros.
Padre Diogo Antônio Feijó apud Miriam Dolhnikoff. O pacto imperial, 2005.
O texto, publicado em 1834 pelo Padre Diogo Antônio Feijó,