Anúncio publicado no antigo "Estado de S. Paulo", no dia 20 de dezembro de 1877. Disponível em: <http://cafehistoria.ning.com/photo/procura-se-escravo-fugido?context=featured> Acesso em: 16 out 2014.
Explique o motivo pelo qual esse tipo de anúncio era comum no século XIX.
Questões relacionadas
- Biologia | 15.2 Mutações
(FAC. ALBERT EINSTEIN) Um estudo feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, sugere que a perda de um gene (CMAH) no ancestral humano foi o que tornou o Homo sapiens propenso à aterosclerose, ou seja, à formação de placas de gorduras nas artérias que pode afetar o coração. Provavelmente o gene CMAH regula uma série de aspectos bioquímicos, relacionados ao acúmulo de gordura. Para chegarem a essa conclusão, os pesquisadores modifi caram o gene de ratos em laboratório com o objetivo de interromper a produção de uma molécula Neu5Gc – processo comandado pelo gene ausente em humanos. Com isso, o depósito de gordura nos vasos sanguíneos dos roedores aumentou e a eliminação total do tal gene fez com que a severidade da aterosclerose praticamente dobrasse nesses animais.
(Sabrina Brito. “Corações frágeis”. Veja, 31.07.2019. Adaptado.)
O estudo citado no texto e os conhecimentos sobre o assunto sugerem que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
No mundo inteiro há um grande número de crianças e adolescentes trabalhando em situações de risco, por vários motivos.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o trabalho infantil:
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(FMC) O sistema vascular das plantas é formado por células cujas origens são os meristemas primários e secundários. Eles são vasos condutores de seivas que podem levar substâncias do sistema radicular para as folhas ou das folhas para as diferentes partes da planta.
Identifique as respectivas seivas dos vasos condutores:
- Física
Uma corda de massa 100 g vibra com uma frequência de 200 Hz como está descrito na figura a seguir:
O produto da força tensora com o comprimento da corda, em N.m deve ser de:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Trocando em miúdos: em vez de homogeneizar a condição humana, a anulação tecnológica das distâncias temporais / espaciais tende a polarizá-la. Ela emancipa certos seres humanos das restrições territoriais e torna extraterritoriais certos significados geradores de comunidade – ao mesmo tempo que desnuda o território, no qual outras pessoas continuam sendo confinadas, do seu significado e da sua capacidade de doar identidade. Para algumas pessoas, ela prediz uma liberdade sem precedentes face aos obstáculos físicos e uma capacidade incrível de se mover e agir à distância. Para outras, pressagia a impossibilidade de domesticar e se apropriar da localidade da qual têm pouca chance de se libertar para mudar-se para outro lugar.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999 (adaptado).
Bauman discute neste texto os efeitos da globalização na vida das pessoas. Para ele, esse processo potencializou o(a)